antes da leitura do texto |
• Dar informações sobre o texto. |
• Formular perguntas sobre o texto. |
• Explorar o título do texto, usando-o como pista para os alunos efetuarem previsões sobre ele. |
• Explorar as ilustrações e utilizá-las de modo que possa levar os alunos a efetuarem previsões sobre o texto. |
• Identificar e explorar vocabulário/expressões que possam surgir no texto e que se prevê poderem não ser do conhecimento dos alunos. |
• Ativar (geralmente por meio de debate oral) os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema abordado no texto. |
• Explicar palavras ou aspetos-chaves do texto. |
• Relacionar o tema do texto com conhecimentos que os alunos já possuem. |
• Suscitar a apresentação de dúvidas/comentários dos alunos sobre o texto. |
• Incentivar os alunos a folhearem os livros antes de iniciarem a sua leitura e debater com eles os dados que recolheram. |
• Incentivar os alunos a analisarem títulos, imagens, palavras, frases destacadas ou outras marcas que apareçam e debater com eles o seu objetivo. |
• Dialogar com os alunos sobre os autores dos textos, relembrando, por exemplo, outros textos já lidos do mesmo autor. |
• Ajudar os alunos a definirem os objetivos de leitura. |
• Fornecer instruções detalhadas sobre como ler um texto em virtude de suas caraterísticas e finalidades da leitura. |
• Outros (por exemplo, orientar a atenção do aluno para a localização de determinado tipo de informação fornecida pelo texto). |
durante a leitura do texto |
• Orientar os alunos para destacarem palavras/expressões eventualmente difíceis de compreender. |
• Orientar os alunos para destacarem trechos do texto que não compreendem. |
• Incentivar os alunos a efetuarem previsões sobre a continuação do tema/narrativa, após a conclusão de um trecho predefinido. |
• Instruir os alunos para elaborar perguntas a que poderá ser dada resposta em momento posterior. |
durante a leitura do texto |
• Incentivar os alunos a confrontarem previsões efetuadas antes de iniciarem a leitura com a informação recolhida à medida que leem o texto. |
• Interromper a leitura em parágrafos ou palavras predeterminadas e formular perguntas a que os alunos devem responder de imediato. |
• Fornecer cópias do texto com anotações na margem, chamando atenção para os aspetos mais relevantes que devem ser lembrados em momentos posteriores. |
• Interromper a leitura em momentos estratégicos e convidar os alunos a reagirem ao que leram. |
• Incentivar os alunos a recorrerem ao contexto para descobrirem o significado de palavras e expressões não conhecidas. |
• Incentivar o confronto entre texto e ilustração à medida que os alunos leem o texto. |
após a leitura do texto |
• Promover o debate sobre a coincidência entre as previsões efetuadas e o texto lido. |
• Explorar e fazer atribuir significados a palavras e expressões sinalizadas previamente. |
• Propor aos alunos a construção de frases que permitam usar de modo adequado as palavras/expressões novas encontradas no texto. |
• Propor aos alunos a definição dos conceitos, a apresentação de sinónimos ou antónimos para palavras/expressões sinalizadas. |
• Debater com os alunos trechos do texto que suscitaram maiores dificuldades de compreensão. |
• Incentivar os alunos a procurarem informação que permita a expansão de conhecimentos decorrentes do texto. |
• Formular perguntas ou promover outro tipo de tarefas, cuja realização exija a releitura do texto. |
• Propor perguntas/tarefas de compreensão que impliquem: |
• Identificar detalhes que integram, de forma explícita, o texto. |
• Identificar ideias principais que aparecem, de modo explícito, no texto. |
• Identificar a ordem/sequência de ações que aparecem de modo explícito no texto. |
• Identificar relações de causa e efeito que aparecem de modo explícito no texto. |
• Identificar caraterísticas de personagens que aparecem de modo explícito no texto. |
• Identificar detalhes que não aparecem de modo explícito no texto e que, por consequência, devem ser inferidos. |
• Identificar ideias que não aparecem de modo explícito no texto e que devem ser inferidas. |
• Definir relações de causalidade que não aparecem de modo explícito no texto e que devem ser inferidas. |
• Definir caraterísticas de personagens que não aparecem de modo explícito no texto e que devem ser inferidas. |
• Construir quadros - sínteses da informação fornecida. |
• Elaborar esquemas que incluam as ideias/tópicos-chave do texto. |
• Completar esquemas. |
• Resumir o texto. |
• Atribuir um título ao texto. |
• Formular juízos de valor sobre o conteúdo do texto. |
• Emitir juízos de realidade ou de fantasia sobre o texto. |
• Avaliar o texto lido, considerando o estilo do mesmo. |
• Apreciar o texto, o impacto que ele produziu no leitor. |
• Continuar ou finalizar uma história/texto. |
• Fazer um desenho que traduza as ideias ou imagens suscitadas pela leitura. |