Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimentos da Matemática Incorporada ao Currículo revelados por um grupo de professores

KNOWLEDGE OF CURRICULUM EMBEDDED MATHEMATICS REVEALED BY A GROUP OF TEACHERS

CONOCIMIENTO DE LAS MATEMÁTICAS INCORPORADO AL CURRÍCULO REVELADO POR UN GRUPO DE PROFESORES

RESUMO

O artigo é orientado pelo objetivo de discutir como ideias matemáticas subjacentes aos recursos dos materiais curriculares são percebidas e interpretadas por professores. O quadro teórico remete-se a categorias de conhecimento profissional docente, como o modelo do Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo para se referir ao conhecimento matemático ativado por professores ao ler e interpretar tarefas matemáticas. Três professores analisaram um material sobre grandezas e medidas para turmas de 6° ano. As entrevistas foram processadas no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, gerando gráficos de similitude que contribuíram com a análise. À luz do modelo Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo constatamos que os professores pouco identificaram conceitos e propriedades que justifiquem procedimentos a serem utilizados pelos estudantes nas resoluções dos problemas, baseando seu ensino em técnicas, em detrimento de explicações que explorem estruturas matemáticas.

PALAVRAS-CHAVE
relação professor-materiais curriculares; currículos de matemática; conhecimento da matemática para o ensino; educação matemática

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br