Acessibilidade / Reportar erro

Relações afetivas, gestualidades e musicalidades: culturas lúdicas infantis na pré-escola

RELACIONES AFECTIVAS, GESTUALIDADES Y MUSICALIDADES: CULTURAS LÚDICAS INFANTILES EN LA EDUCACIÓN PREESCOLAR

RESUMO

O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na educação infantil. Metodologicamente, foram utilizados como estratégias a observação, os registros escritos e fotográficos e as rodas de conversa com as crianças. Com base nas análises, mapearam-se as gestualidades, as relações afetivas e as musicalidades expressas pelas crianças como unidades analíticas que ilustram a produção das culturas lúdicas em situações cotidianas que não se encontram vinculadas necessariamente às brincadeiras. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que as culturas lúdicas dizem respeito à sensibilidade das crianças em reconhecer experiências lúdicas, também naquilo que escapa às suas referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas nos diversos ambientes dos quais fazem parte.

PALAVRAS-CHAVE:
educação infantil; culturas lúdicas; pré-escola

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br