Acessibilidade / Reportar erro

Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018)* * Este artigo resulta da pesquisa Política Educacional na Rede Estadual Paulista (1995 a 2018), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), n. 2018/09983-0), e coordenada por Márcia Aparecida Jacomini.

EDUCACIÓN PROFESIONAL EN EL ESTADO DE SÃO PAULO Y RELACIONES PÚBLICO-PRIVADAS EN LA POLÍTICA CURRICULAR: CENTRO PAULA SOUZA (1995-2018)

RESUMO

O trabalho objetiva analisar as relações entre o público e o privado nas políticas de educação profissional do estado de São Paulo e, mais especificamente, nas propostas de organização curricular do ensino técnico de nível médio desenvolvido no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, nos anos 1995-2018. O estudo utiliza fontes primárias (documentos governamentais e os produzidos na instituição) e secundárias (revisão bibliográfica). Observa-se, nesse período histórico de gestão neoliberal dos governos do Partido da Social Democracia Brasileira no estado, a crescente atuação de agentes privados na formulação, no monitoramento e na avaliação das políticas curriculares da instituição. Tal movimento caracteriza um processo peculiar de privatização endógena do ensino profissional no âmbito da rede pública estadual de educação.

PALAVRAS-CHAVE
educação profissional; política educacional paulista; proposta curricular; privatização da educação

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br