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Reconfiguração do trabalho docente: um exame a partir da introdução de programas de intervenção pedagógica

RECONFIGURACIÓN DEL TRABAJO DOCENTE: UNA INVESTIGACIÓN DE LA INTRODUCCIÓN DE PROGRAMAS DE INTERVENCIÓN PEDAGÓGICA

RESUMO

O artigo analisa as transformações no trabalho de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas estaduais do Rio Grande do Sul, a partir da implantação de um programa de intervenção pedagógica desenvolvido de 2007 a 2010. Para tanto, faz uso dos conceitos de desqualificação, requalificação, intensificação e performatividade, construídos por Michel Apple e Stephen Ball. Entrevistas com professoras, observações e materiais do Instituto Alfa e Beto – o programa implantado – foram analisados pelas lentes teóricas desses conceitos. O texto caracteriza as transformações que as políticas educacionais baseadas em uma configuração gerencialista do Estado – corporificada no programa – provocam no trabalho das professoras. No campo estudado, as docentes transformam-se em executoras de um programa preconcebido e perdem parte de sua autonomia, ao mesmo tempo em que novas tarefas, voltadas ao controle dos conteúdos e ritmos, precisam ser aprendidas. Neste trabalho docente transformado, a mensuração coreografada da ação docente passa a ser mais importante que o conteúdo dessa ação.

PALAVRAS-CHAVE
ensino fundamental; trabalho docente; Estado gerencialista

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