Accessibility / Report Error

As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes

UNDERGRADUATE COURSE CLASSES AT A FEDERAL PUBLIC UNIVERSITY: PLANNING, DIDACTIC STRATEGIES AND STUDENT ENGAGEMENT

CLASES DE GRADUACIÓN EN UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA FEDERAL: PLANIFICACIÓN, ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS Y COMPROMISO DE LOS ESTUDIANTES

ELIANE FERREIRA DE SÁ ANA LUIZA DE QUADROS EDUARDO FLEURY MORTIMER PENHA SOUZA SILVA SÉRGIO LUIZ TALIM Sobre os autores

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores.

PALAVRAS-CHAVE:
formação de professor; estratégias pedagógicas; planejamento do ensino

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br