A construção da didática no gt Didática - análise de seus referenciais

La construcción de la didáctica en el GT de didáctica - análisis de sus referenciales

The construction of didactics in the didactics' work group - analysis of its references

Selma Garrido Pimenta José Cerchi Fusari Maria Isabel de Almeida Maria Amélia do Rosário Santoro Franco Sobre os autores

Ao considerarmos as condições difíceis em que se coloca a escola hoje, a didática tem sido desafiada a encontrar novos espaços de significação. Como agir/pensar didaticamente quando não há condições mínimas para a organização de um espaço/tempo educacional que valorize o ensinar e o aprender? Neste artigo, propusemo-nos a analisar a produção teórica e as pesquisas produzidas nos últimos 20 anos (1988-2008) no Grupo de Trabalho Didática (GT-04) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partimos do pressuposto de que, quer como campo teórico, quer como prática social, ela funciona como caixa de ressonância e de reverberação dos desafios que o contexto socioeconômico e político propõe à tarefa educativa. Observamos no conjunto dos trabalhos analisados uma certa dispersão epistemológica e de paradigmas nas pesquisas da área. As pesquisas realizadas reafirmam quatro focos de análise: as práticas docentes; os contextos da prática; as mediações entre ensino e aprendizagem e as pesquisas de cunho epistemológico.

especificidade didática; ensino; aprendizagem; epistemologia


ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br