-
En classe:
-
1. Trabajamos el diálogo, la capacidad de escucha y/o el debate.
-
2. Hacemos puestas en común para que todo el grupo conozca lo que se está haciendo.
-
3. Es importante la ayuda de mis compañeros para completar las tareas.
-
4. Los compañeros de grupo se relacionan e interactúan durante las tareas.
-
5. Cada miembro del grupo debe participar en las tareas del grupo.
-
6. Exponemos y defendemos ideas, conocimientos y puntos de vista ante los compañeros.
-
7. Tomamos decisiones de forma consensuada entre los compañeros del grupo.
-
8. No podemos terminar una actividad sin las aportaciones de los compañeros.
-
9. La interacción entre compañeros de grupo es necesaria para hacer la tarea.
-
10. Cada componente del grupo debe esforzarse en las actividades del grupo.
-
11. Escuchamos las opiniones y los puntos de vista de los compañeros.
-
12. Debatimos las ideas entre los miembros del grupo.
-
13. Es importante compartir materiales, información… para hacer las tareas.
-
14. Nos relacionamos unos con otros para hacer las actividades.
-
15. Cada miembro del grupo debe tratar de participar, aunque no le guste la tarea.
-
16. Llegamos a acuerdos ante opiniones diferentes o conflictos.
-
17. Reflexionamos de manera individual y de manera conjunta dentro del grupo.
-
18. Cuanto mejor hace su tarea cada miembro del grupo, mejor resultado obtiene el grupo.
-
19. Trabajamos de manera directa unos con otros.
-
20. Cada miembro del grupo debe hacer su parte del trabajo del grupo para completar la tarea.
|
-
In the classroom:
-
1. We work on discussing, debating, and listening to others.
-
2. We talk to each other to make sure that everyone in the group knows what is being done.
-
3. We cannot finish the tasks without the groupmates’ contributions.
-
4. Groupmates relate with each other and interact during the tasks.
-
5. Every group member has to participate in the group’s tasks.
-
6. We present and defend ideas and individual points of view in front of the groupmates.
-
7. We reach agreements within the group to make decisions.
-
8. It is important to share resources and information to complete the tasks.
-
9. Interaction among groupmates is necessary to complete the tasks.
-
10. Every group member must strive to try hard in the group’s activities.
-
11. We listen to each other’s ideas, opinions and points of view.
-
12. Groupmates debate ideas and opinions.
-
13. The better each group member completes his/her task, the better it is for the group.
-
14. We work face to face with our groupmates.
-
15. It is important for every group member to try to participate, even if he/she does not like the task.
|
-
Nas aulas:
-
1. Escutamos atentamente as opiniões e os pontos de vista uns dos outros.
-
2. Analisamos os pontos fortes e fracos do nosso grupo.
-
3. Todos os elementos do grupo se ajudam para realizar a atividade.
-
4. Motivamo-nos uns aos outros durante a realização das atividades em grupo.
-
5. Cada elemento do grupo é responsável por cumprir com a sua parte para o trabalho comum.
-
6. Aceitamos as diferenças de opinião.
-
7. Encontramos maneiras de melhorar o desempenho do grupo.
-
8. Partilhamos materiais, informações e conhecimentos quando realizamos atividades em grupo.
-
9. Mostramos que temos confiança uns nos outros.
-
10. O trabalho de grupo contribui para que cada um aprenda melhor.
-
11. Resolvemos conflitos no grupo.
-
12. No final de uma atividade ou de uma tarefa refletimos sobre se cumprimos os objetivos pretendidos.
-
13. As ideias de cada um são fundamentais para o sucesso do trabalho do grupo.
-
14. Incentivamo-nos uns aos outros para ultrapassar as dificuldades.
-
15. Cada elemento se responsabiliza pelo sucesso do grupo.
|
-
Nas aulas:
-
1. Todos os elementos do grupo se ajudam para realizar a atividade.
-
2. Preocupamo-nos com o sucesso de todos os elementos do grupo.
-
3. Cada elemento do grupo é responsável por cumprir com a sua parte para o trabalho comum.
-
4. Motivamo-nos uns aos outros durante a realização das atividades em grupo.
-
5. O trabalho de grupo contribui para que cada um aprenda melhor.
-
6. Nas aulas, escutamos atentamente as opiniões e os pontos de vista uns dos outros.
-
7. Encontramos maneiras de melhorar o desempenho do grupo.
-
8. Partilhamos materiais, informações e conhecimentos quando realizamos atividades em grupo.
-
9. Cada elemento do grupo contribui ainda que não goste da atividade.
-
10. Aceitamos as diferenças de opinião.
-
11. No final de uma atividade ou de uma tarefa refletimos sobre se cumprimos os objetivos pretendidos.
-
12. As ideias de cada um são fundamentais para o sucesso do trabalho do grupo.
-
13. Resolvemos conflitos no grupo.
-
14. Incentivamo-nos uns aos outros para ultrapassar as dificuldades.
-
15. Tomamos decisões de forma consensual no grupo.
|
Habilidades sociales: 1, 6, 11, 16; rocesamiento grupal: 2, 7, 12, 17; nterdependencia positiva: 3, 8, 13, 18; nteracción promotora: 4, 9, 14, 19; esponsabilidad individual: 5, 10, 15, 20 |
-
Interpersonal skills (IS) = items 1, 6, 11; group processing (GP) = items 2, 7, 12;
-
positive interdependence (PID) = items 3, 8, 13; promotive interaction (PI) = items 4,
-
9, 14; individual accountability (IA) = items 5, 10, 15.
|
Competências sociais: itens 1, 6. 11;Processo de grupo: itens 2, 7, 12; Interdependência positiva: itens 3, 8, 13; Interação estimuladora preferencialmente face a face: Itens: 4; 9; 14; Responsabilidade individual e de grupo: Itens: 5, 10; 15 |
Competências sociais: itens 1, 6. 11; Processo de grupo: itens 2, 7, 12; Interdependência positiva: itens 3, 8, 13; Interação estimuladora preferencialmente face a face: Itens: 4; 9; 14; Responsabilidade individual e de grupo: Itens: 5, 10; 15 |