Accessibility / Report Error

Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)

Pensar la educación del cuerpo en la escuela y para la escuela: indicios en el debate educativo brasileño (1882-1927)

Thinking the education of body in and for the school: evidences within the Brazilian educational debate (1882-1927)

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira Meily Assbú Linhales Sobre os autores

O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.

história da escola; história do currículo; história das disciplinas escolares; educação do corpo; educação dos sentidos


ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br