Open-access Ser orientador na pós-graduação: reflexões sobre a pesquisa narrativa1

BEING A SUPERVISOR IN GRADUATE SCHOOL: REFLECTIONS ON NARRATIVE RESEARCH

SER ORIENTADOR EN EL POSGRADO: REFLEXIONES SOBRE LA INVESTIGACIÓN NARRATIVA

RESUMO

A partir de reflexões da perspectiva narrativa em pesquisa em educação, o artigo procura realizar um exercício teórico-prático sobre um percurso de dez anos como orientador na pós-graduação em Educação, focando a reflexão da prática de orientação nas pesquisas com sujeitos em suas práticas sociais e educacionais. O texto comporta duas estratégias de exposição: uma teórica sobre o paradigma narrativo e outra narrativa sobre as experiências de orientação. Ao fim, faz-se uma síntese desse percurso, com a qual se pretende auxiliar outros professores nas reflexões sobre essa prática importante na universidade.

PALAVRAS-CHAVE
pesquisa narrativa em Educação; orientação na pós-graduação; autobiografia profissional

location_on
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro