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Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação

A "temple of light": the Brazilian Negro Front (Frente Negra Brasileira) (1931-1937) and the education question

Un "templo de luz": Frente Negra Brasileña (1931- 1937) y la cuestión de la educación

O artigo examina como a Frente Negra Brasileira (1931-1937) - considerada a maior e mais importante organização negra que se projetou no cenário nacional após a abolição da escravatura - discutiu, problematizou e tratou a questão da educação. Verifica-se como as lideranças dessa organização tinham uma visão crítica em relação à falta de políticas públicas voltadas à população negra e concebiam a educação como uma ferramenta estratégica para a inserção desse segmento populacional à sociedade. Além da integração social, a educação possibilitaria a eliminação dos preconceitos e, em última instância, garantiria as condições para o exercício da cidadania plena.

negros; relações raciais; educação; multiculturalismo


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