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A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX

La producción de manuales didácticos de historia de Brasil: remontando a los orígenes (1838-1889)

The production of textbooks on the history of Brazil: returning to the origins (1838-1889)

O artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureira

história da educação; trabalho didático; manuais didáticos; história do Brasil; Guerra da Tríplice Aliança


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