Demonstração da urgência/das prioridades de questões políticas, educacionais e sociais |
-
valores da educação democrática;
-
políticas públicas educacionais;
-
combate às diferentes desigualdades;
-
qualidade da educação pública;
-
educação ambiental;
-
ações em defesa da educação;
-
educação de escravizados e de encarcerados;
-
eleições 2018 (análise de plano de governo em relação à proposta para a educação);
-
agenda da política educacional brasileira;
-
Constituição de 1988 e o direito à educação;
-
retrocessos na educação;
-
defesa de direitos, proposição de medidas e análise crítica que inviabilizam a implantação do PNE
-
mitos relativos à educação brasileira;
-
cotidiano escolar;
-
conjuntura política na educação no país;
-
metas do PNE;
-
gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil.
|
-
mobilização de educadores e da sociedade em defesa dos valores democráticos e sociais e luta coletiva contra as formas de violência, exclusão e desigualdade;
-
defesa de políticas públicas pautadas em estudos e pesquisas sobre a educação;
-
elaboração ou assinatura e socialização de notas de repúdio;
-
crítica ao momento atual de tensionamento político e social;
-
defesa da pesquisa acumulada na área de educação;
-
chamada para um olhar atento para as propostas educacionais;
-
socialização de uma série de notícias e posicionamentos que evidenciam a atuação vigilante da ANPEd em relação à agenda da política educacional brasileira;
-
estímulo às instituições de ensino (na educação básica ou superior) e parceiros diversos a desenvolveram estratégias que respondam à atual conjuntura política brasileira, no sentido de pensar estudos e ações políticas que possam garantir condições para o exercício do direito à educação democrática, pública, gratuita e laica em todos os níveis e graus.
|
Defesa da vida |
-
defesa da vida em situações de conflito - caso Venezuela;
-
defesa da democracia para a qualidade de vida;
-
violência no campo;
-
violência da polícia militar;
-
defesa do acesso à internet como mecanismo de inclusão social.
|
-
manifestação contra a intervenção armada e o envolvimento do Brasil em problemas de outros países;
-
mobilização para a defesa dos direitos sociais e educacionais;
-
críticas às formas de violência.
|
Direitos dos trabalhadores em educação |
|
-
crítica à proposta da reforma da previdência;
-
enfrentamento de pautas que interferem no cenário educacional;
-
estímulo ao amplo diálogo e debate social em torno da reforma da previdência e suas consequências nefastas para o povo brasileiro.
|
Organização das propostas governamentais |
-
reposicionamento do PNE;
-
discussões sobre o novo Fundeb;
-
Base Nacional Comum para a formação de professores;
-
BNCC - ensino médio;
-
Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio;
-
políticas afirmativas na educação superior.
-
educação infantil;
-
educação especial;
-
Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio;
-
problematização do ensino de libras;
-
organização da educação básica;
-
política de desregulamentação da oferta educacional por grupos privados;
-
currículos escolares;
-
gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil.
|
-
críticas às propostas/aos documentos apresentados pelo MEC;
-
críticas ao percurso de aprovação da BNCC (audiências públicas interrompidas, críticas severas de especialistas em diferentes áreas e de conselheiros do próprio CNE, ausência de diálogo com as associações científicas);
-
repúdio aos encaminhamentos relacionados aos indicadores de qualidade, às metas educacionais, às novas formas de organização das modalidades de ensino, aos resultados educacionais.
|
Denúncias |
|
-
denúncia contra retrocessos cujas propostas representam desmonte das políticas educacionais, da organização das diferentes instâncias educativas e da carreira do magistério;
-
busca para afirmação da escola como um espaço de proteção aos estudantes e aos professores, em que a pluralidade de pensamentos e o diálogo democrático sejam cultivados para a criação de espaço em que se aprendem o respeito e o apreço à tolerância.
|
Reconhecimento |
|
-
valorização de pesquisadores renomados, de grupos de pesquisa e profissionais da educação;
-
homenagem póstuma a pesquisadores de destaque.
|
Críticas relacionadas às propostas governamentais |
-
fechamento de escolas do campo;
-
política ambiental;
-
militarização das escolas;
-
educação domiciliar;
-
ideologia nas escolas;
-
organização do processo de alfabetização;
-
ideologias nas escolas/Escola sem Partido;
-
ataques à autonomia universitária e a profissionais da educação superior;
-
política de desregulamentação da oferta educacional por grupos privados;
-
retrocessos na educação;
-
defesa de direitos, proposição de medidas e análise crítica que inviabilizam a implantação do PNE;
-
laicidade da escola pública brasileira;
-
Programa Residência Pedagógica.
|
-
solicitação de reconsideração da medida provisória sobre ensino domiciliar;
-
alerta sobre os equívocos das propostas apresentadas por instâncias governamentais;
-
apresentação de argumentos sobre prejuízos que as propostas podem ocasionar à formação de alunos;
-
problematização sobre desconstrução, estereótipos, preconceitos e discriminações;
-
apoio a entidades pela mobilização permanente por uma escola plural;
-
demonstração da necessidade de o orçamento da Capes garantir condições para consolidar estratégias de formação de quadros da educação básica;
-
promoção de ações, projetos e programas que se constituam como políticas de Estado e, dessa forma, não possam sofrer descontinuidades.
|
Debates |
-
impactos na licença-maternidade na produção acadêmica;
-
movimentos sociais;
-
luta das mulheres por igualdade: direito à creche;
-
mobilização para luta de resistência em relação aos direitos das mulheres, cortes de salários e repressão.
|
|
Divulgação de ações |
-
eventos promovidos por entidades;
-
reuniões nacionais e regionais;
-
informações sobre ações operacionais da associação;
-
apoio a entidades;
-
publicação de artigos ou edições das revistas: RBE e RBEB;
-
editais diversos;
-
história da ANPEd.
|
-
demonstração da necessidade de resistência criativa e de vigilância para a defesa dos pilares sociais e da educação pública;
-
provocação a uma análise crítica dos ataques que são de múltiplas dimensões, mas também inspiram pensar que as lutas e as resistências são intensas e plurais;
-
demonstração das potencialidades das revistas e da ANPEd para a valorização de pesquisadores e professores, para a comunicação de teorias e práticas para uma educação democrática e plural.
|
Financiamento educacional |
-
cortes de bolsas de pós-graduação;
-
suspensão de programas de educação básica, de universidade aberta e de cooperação internacional;
-
financiamento da educação;
-
cortes orçamentários na Capes;
-
posicionamentos de defesa do orçamento à pesquisa e à ciência;
-
financiamento da educação brasileira: necessidade de investimento.
|
-
demonstração acerca da necessidade de recompor os orçamentos das unidades ligadas às atividades de ciência e tecnologia;
-
apoio à reinvindicação para ampliação dos recursos orçamentários;
-
defesa do papel da Capes no financiamento e na qualidade do desenvolvimento da educação brasileira.
|
Organização da pós-graduação |
-
sistema de avaliação da pós-graduação;
-
critérios de doutorado sanduíche no exterior;
-
desafios e perspectivas para a pós-graduação;
-
excelência das instituições;
-
perspectivas para a pós-graduação em educação;
-
métricas, avaliações e periódicos.
|
-
articulação com outras entidades;
-
discussão do contexto da pós-graduação, dos sistemas de avaliação e da métricas científicas;
-
críticas sobre o programa de doutorado sanduíche;
-
defesa da necessidade de expansão e do fortalecimento da política de pós-graduação para o cumprimento do PNE;
-
preocupação com a concepção de internacionalização da pós-graduação.
|