Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões sobre a inclusão de questões de gênero e diversidade sexual na formação de docentes indígenas na Universidade Federal de Rondônia

REFLEXIONES SOBRE LA INCLUSIÓN DE LA CUESTIÓN DE GÉNERO Y DIVERSIDAD SEXUAL EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES INDÍGENAS EN LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

RESUMO

O texto apresenta a análise das percepções de estudantes indígenas da licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia sobre a inclusão da discussão de questões de gênero e diversidade sexual no curso. A pesquisa se fundamenta em autores(as) da área dos Estudos de Gênero e a abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa. Compreendeu os(as) discentes matriculados(as) no segundo semestre de 2018, dos quais selecionamos uma amostra de 19 participantes. Para produzir os dados, utilizamos o questionário e a entrevista semiestruturada e, na análise, recorremos a estratégias da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos(as) participantes considera que o curso pouco tem contribuído para capacitá-los(as) para lidar com questões de gênero e diversidade sexual na prática docente, tendo em vista que tais assuntos praticamente não são discutidos, e considera relevante incluí-los no currículo, com prévia consulta às comunidades indígenas.

PALAVRAS-CHAVE
licenciatura intercultural; formação de docentes indígenas; questões de gênero; diversidade sexual

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br