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Revista Brasileira de Educação, Issue: 21, Published: 2002
  • Editorial Editorial

  • The sociology of inequalities in education put to the test by the second school explosion: changing the questions and restarting the criticism Artigos

    Derouet, Jean-Louis

    Abstract in Portuguese:

    Analisa exemplarmente o caso francês, considerando inicialmente duas cronologias: uma longa, que se enraíza nos planos de educação da segunda metade do século XVIII, ligando a igualdade educativa à construção da unidade nacional e ao exercício da cidadania; outra curta, mais recente, que corresponde ao projeto da escola única e na qual a questão da mobilidade social é central. O tema das desigualdades educacionais aparece na França ao final dos anos de 1950. No entanto, a segunda explosão escolar, que ocorre a partir dos anos de 1980, e a ineficácia relativa das alternativas experimentadas no sistema educativo, entre elas a descentralização, exigem nova formulação do problema, em particular levando em conta a nova situação criada pelo desemprego e pelo aumento da exclusão.

    Abstract in English:

    The article analyses the French case considering initially two different chronologies: a long term one which is rooted in the educational plans of the second half of the 18th century, linking educational equality with the construction of national unity and to the exercise of citizenship and, a more recent short-term chronology that corresponds to the project of the unitary school in which the question of social mobility is central. The theme of educational inequalities appears in France at the end of the 1950’s. However the second school explosion which starts in the 1980’s and the relative inefficiency of the alternatives tested in the educational system, amongst which decentralisation, demand a new formulation of the problem, taking into account the new situation created by unemployment and the increase in exclusion.
  • Inventing the child’s self: pedagogical dispositifs in action Artigos

    Bujes, Maria Isabel Edelweiss

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho se insere no terreno das discussões que pretendem examinar as relações entre infância e poder. Tomando como seu foco principal o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN), ele pretende apontar para as formas como operam os dispositivos de governamento da infância, a partir da racionalidade governamental moderna. A investigação, de inspiração foucaultiana, propõe-se a destacar também como os aparatos de poder/saber que se relacionam com a infância, com seus sistemas de enunciados verdadeiros, são produzidos no interior das relações pedagógicas. Neste artigo, realiza-se uma analítica de governamento da infância, a partir das proposições presentes no documento examinado. Destacam-se, neste exame, os modos de operar daquilo que Michel Foucault denominou de tecnologias da experiência de si ou tecnologias do eu. Associado às tecnologias políticas e às racionalidades de governamento, ressalta-se o RCN como dispositivo de produção das subjetividades infantis, uma vez que ele propõe a organização, a disseminação e o controle do saber que circula nas instituições de educação infantil.

    Abstract in English:

    This work was conceived within the discussions that propose to analyse connections between power and early childhood. Choosing as its main focus the National Curriculum for Early Childhood Education - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN) -, this study intends to problematise the ways governmental xmechanisms operate to govern childhood. This research, inspired by Michel Foucault’s ideas, seeks to show how mechanisms of power/knowledge concerning childhood are produced within pedagogical relationships. In this article, an analysis of the ";government"; of childhood is undertaken, examining propositions presented in the document and stressing the ways technologies of the self operate. Related to political technologies and governmental rationalities this work emphasises the RCN as a mechanism that proposes to produce children’s subjectivities and that aims to organise, impart and control the circulation of knowledge in early childhood institutions.
  • School trajectories, black skin and Afro hair: reproduction of stereotypes and/or cultural resignificance Artigos

    Gomes, Nilma Lino

    Abstract in Portuguese:

    O trabalho estabelece uma articulação entre os processos educativos escolares e não-escolares e a construção da identidade negra. Discutem-se as representações e as concepções semelhantes, diferentes e complementares sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de lembranças de adolescentes e jovens negras entrevistadas durante a realização de uma pesquisa etnográfica sobre corpo e cabelo como ícones identitários em salões étnicos. Pretende-se compreender o significado social do cabelo e do corpo e os sentidos a eles atribuídos pela escola e pelos sujeitos negros entrevistados. O entendimento desse contexto revela que o corpo como suporte de construção da identidade ainda não tem sido uma temática privilegiada nos estudos sobre relações raciais e educação.

    Abstract in English:

    This study establishes an articulation between school and non-school educational processes and the construction of Negro identity. It discusses the representations and similar, different and complementary conceptions about the Negro body and afro hair, constructed within and without the school environment, based on the memories of adolescent and young Negros interviewed during an ethnographic research on body and hair as identity icons in ethnic hairdressing salons. The intention is to understand the social significance of hair and body and the meanings attributed to them by the school and by the Negro subjects interviewed. The understanding of this context reveals that the body as a support for the construction of identity has not been a theme given prominence in studies on racial relations and education.
  • The language question in the present dilemmas of the indigenous school in paresi villages in Tangará da Serra in the State of Mato Grosso Artigos

    Paes, Maria Helena Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    Os índios Paresi, de Tangará da Serra-MT, embora de grande apego aos elementos da sua cultura tradicional, vivem um processo de intensas relações com a sociedade envolvente, ressignificando seus hábitos tradicionais e os incorporados da cultura ocidentalizada, sendo a escolarização formal um instrumento essencial para transmissão dos códigos simbólicos da cultura ocidentalizada. Em um momento de transição entre um modelo de escola tradicional para um modelo que atenda às especificidades da realidade local, este trabalho propõe uma reflexão, à luz dos estudos culturais, do discurso da valorização da língua portuguesa na rotina escolar, não entendendo esta opção como sobreposição aos valores da cultura tradicional, num processo de homogeneização, mas como uma ferramenta e um instrumento de poder, que visa marcar o lugar do Paresi na sociedade envolvente.

    Abstract in English:

    The Paresi Indians, from Tangará da Serra, in the State of Mato Grosso, although greatly attached to elements of their cultural tradition, experience a process of intense relations with the society by which they are surrounded, giving new meaning to their traditions and to those incorporated from the westernised culture. In this process, formal schooling has proved an essential instrument for the transmission of symbolic codes of westernised culture. In a phase of transition from a traditional school model to a model which attends the specificities of local reality, this paper proposes a reflection, in the light of cultural studies, on the discourse which values the use of Portuguese language in school routine, not understanding this option as an imposition on the values of the traditional culture as part of a process of homogenisation but as a tool and powerful instrument which aims to establish the place of the Paresi in the surrounding society.
  • Multiculturalism and curriculum in action: a case study Artigos

    Canen, Ana; Oliveira, Angela M. A. de

    Abstract in Portuguese:

    O multiculturalismo, campo teórico e político voltado para a valorização da pluralidade cultural e para o desafio à construção das diferenças, tem adquirido visibilidade crescente no campo educacional. Tendo em vista a incrementar a produção do conhecimento sobre possíveis formas de tradução do projeto multicultural para o currículo em ação, o presente estudo objetivou responder à seguinte questão central: o que seria uma prática pedagógica multicultural crítica? Para tal, analisa criticamente dados provenientes de um estudo de caso de cunho etnográfico, focalizando uma prática pedagógica identificada como portadora de ";potenciais multiculturais";. Sugere, a partir da confluência entre teoria e empiria, categorias centrais para o currículo em ação multiculturalmente comprometido.

    Abstract in English:

    Multiculturalism, a theoretical and political field aimed at valuing cultural diversity and challenging the construction of differences, has been gaining increasing visibility within the educational arena. Based on that approach, the present paper aims to contribute to the production of knowledge related to possible ways of translating the multicultural project into the curriculum in action. It seeks to answer the following central question: what is a critical multicultural pedagogical practice? In order to do so, it analyses data from an ethnographic case study that focused on a pedagogical practice informed by ";multicultural potentials";. From the articulation between theory and empirical evidence, the paper advances in the presentation of categories deemed crucial for a multiculturally oriented curriculum in action.
  • The crisis of paradigms and Marxism amongst educators Artigos

    Ferreira, Maria Onete Lopes

    Abstract in Portuguese:

    Tomando como problema a crise na qual mergulharam as teorias do conhecimento na atualidade, reflete sobre as conseqüências de tal momento de fragilidade teórica no campo da pesquisa educacional, especialmente entre os estudiosos que tratam de objetos referentes à relação ";Trabalho e Educação";. As fontes eleitas foram as teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades PUC/SP, USP, Unicamp, UFRJ e UFRGS, entre os anos de 1994 e 1998. O critério definidor do intervalo está amparado no fato de que, seguramente, a partir daquele momento inicial seria possível contemplar a problemática da crise dos referenciais, e que este intervalo deveria fechar-se no instante em que tivesse início o trabalho de campo. A questão norteadora da investigação teve como eixo o nível de compromisso dos pesquisadores com as teorias historicistas, em especial o marxismo, assim como com aquelas ditas pós-modernas. O resultado do trabalho demonstra ampla predominância do referencial marxista entre os pesquisadores investigados.

    Abstract in English:

    Examines the consequences for educational research of the crisis in which the theories of knowledge are actually immersed. It especially examines research whose authors take as object of investigation themes concerning the relationship between work and education, since these themes are common objects of research in Post-graduate Programmes in Education in Brazil. Theses produced at PUC/SP, USP, Unicamp, UFRJ and UFRGS, between 1994 and 1998, were examined. The period of research was determined by the year in which the crisis in social science investigation was first detected in Brazil, and the year in which this study was initiated. The aim of the investigation was to examine the nature of the research commitment to historical theories, especially Marxism, as well as to the so-called post-modern theories. The result of the investigation shows an ample predominance of Marxist theoretical frameworks among the researchers studied.
  • Schooling as a project of civilisation Artigos

    Veiga, Cynthia Greive

    Abstract in Portuguese:

    O artigo discute as contribuições de Michel Foucault e Norbert Elias para a historiografia da educação e para a história da escolarização. Especificamente, desenvolve, a partir de Norbert Elias, uma reflexão sobre o significado da monopolização do ensino elementar pelo Estado, no século XIX e nas sociedades ocidentais, enquanto estratégia fundamental para completar o projeto de civilização.

    Abstract in English:

    This paper focuses on the ideas of Michel Foucault and Norbert Elias and their ascendancy in the studies of the history of education and schooling. Based on Elias’s studies, it has the purpose of analysing the relationship between the civilisation process and the monopolisation of the elementary school by the State.
  • New supporting materials, old fears: the technology and the generation clashes in the reading and writing practices Artigos

    Jobim e Souza, Solange; Gamba Jr., Nilton

    Abstract in Portuguese:

    Analisa as condições de produção de conhecimento na contemporaneidade e os condicionamentos sociais, políticos e culturais que levam às transformações do ato de ler e de escrever. A questão da leitura e da escrita é tratada sob dois aspectos: a interferência de suportes, que transforma os modos de leitura e da escrita através dos tempos; e os desafios trazidos pela revolução eletrônica para o diálogo entre as gerações. Conceitos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin são retomados neste contexto para elaborar uma compreensão dos atuais usos da linguagem e criação de textos mediados por suportes eletrônicos e digitais.

    Abstract in English:

    The paper analyses contemporary production of knowledge about the act of reading and writing, as well as the social, political and cultural conditionings that have led to changes in it. We focus on two aspects related to the issue: the impact of the supporting materials that have changed ways of reading and writing throughout time; and the challenges imposed on the dialogue between generations, brought about by the electronic revolution. We revisit concepts developed by Mikhail Bakhtin, casting new lights upon the present uses of language and text production mediated by electronic and digital supporting materials.
  • Origins, development and production of the ANPEd Working Group on Higher Education Policy Artigos

    Fávero, Maria de Lourdes de Albuquerque

    Abstract in Portuguese:

    O estudo objetiva oferecer subsídios para a compreensão da trajetória do GT Política de Educação Superior, situando suas origens, sua construção e desenvolvimento. Na história desse GT, destaca como os seminários de intercâmbio e, em especial, o projeto integrado de pesquisa ";Produção científica sobre educação superior no Brasil: 1968-2000"; contribuíram para seu caminhar, proporcionando avanços na reflexão coletiva sobre seu papel e questões de política de educação superior a ele afetas, bem como fortalecendo sua produção. Em uma visão prospectiva e tendo presente que o trabalho de consolidação de um grupo como este é empreendimento que resulta de um processo de construção permanente, indica questões a serem discutidas e aprofundadas pelos seus membros.

    Abstract in English:

    This study seeks to offer subsidies for understanding the trajectory of the Working Group on Higher Education Policy, situating its origins, construction and development. In the history of this working group, emphasis is given as to how the seminars of exchange and, specially, the integrated research project on ";Scientific production on higher education in Brazil: 1968-2000"; contributed to its advance in terms of the collective reflection it permitted on its role and questions of higher education policy, as well as strengthening its academic production. In a prospective vision and bearing in mind that the work of consolidation of a group like this is an undertaking resulting from a process of permanent construction, the article poses questions to be discussed and debated by its members.
  • Literacy, reading and writing: 25 years of ANPEd and 100 years of Drummond Artigos

    Goulart, Cecília; Kramer, Sonia

    Abstract in Portuguese:

    A partir de revisão realizada com base em diversos textos: históricos, relatórios, livros de programação e de resumos de reuniões anuais da ANPEd, o artigo busca rever a trajetória do grupo de trabalho ";Alfabetização, leitura e escrita";, no período de 1991 a 2001. Destaca eixos temáticos e áreas de conhecimento trabalhadas, indica e analisa conquistas e fragilidades, mapeando a atuação do GT e revelando aspectos da história da própria Associação. O poeta Drummond, no ano da comemoração de seus 100 anos, percorreu conosco o período, revelando a realidade estudada para além do visível, ressaltando a simplicidade como critério. O texto é dedicado à professora Magda Soares, uma das fundadoras do GT, com relevante e marcante produção na área de estudo.

    Abstract in English:

    This article seeks to review the trajectory of the working group ";Literacy, reading and writing";, in the period 1991-2001, based on an analysis of diverse historical texts, reports, programmes and abstracts of the annual meetings of ANPEd. It emphasises the principle themes and areas of knowledge, indicates and analyses important advances and fragilities, mapping the development of the working group and revealing aspects of the history of the Association itself. The poet Carlos Drummond, in the year in which we commemorate the centenary of his birth, accompanied us in our review of this period, revealing unseen aspects of the reality under analysis, highlighting simplicity as a criterion. The text is dedicated to Magda Soares, one of the founders of the Working Group, with a notable production in this field of study.
  • Democracia, liberación y socialismo: tres alternativas en una

    Casanova, Pablo González
  • Carta de Porto Alegre

  • Futurs du travail Resenhas

    Leclerc, Gesuína de Fátima Elias
  • Entre o indivíduo e a sociedade: um estudo da filosofia da educação de John Dewey Resenhas

    Cunha, Marcus Vinicius da
  • Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República Notas De Leitura

    Nunes, Clarice
  • O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990 Notas De Leitura

    Silva Júnior, João dos Reis
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