Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Número: 30, Publicado: 2005
  • História e histórias da pós-graduação em educação no Brasil Editorial

    Bianchetti, Lucídio; Fávero, Osmar
  • Quadragésimo ano do parecer CFE nº 977/65 Artigos

    Cury, Carlos Roberto Jamil

    Resumo em Português:

    O artigo pretende, por ocasião do quadragésimo ano do parecer CFE nº 977/65, mostrar sua presença pioneira na pós-graduação brasileira, sua importância e seu impacto no sistema nacional de pós-graduação. Nesse sentido, propôs-se a analisá-lo em seu contexto de época, a expor seus principais movimentos e a analisar seus desdobramentos normativos. À vista da inexistência de outro parecer normativo sobre a pós-graduação, nesses 40 anos, interroga-se sobre a natureza do mesmo em relação a sua duração no tempo.

    Resumo em Inglês:

    The article, commemorating the 40th anniversary of the publication of the National Council of Education report nº 977/65, seeks to show its pioneering presence in brazilian postgraduate studies and its importance and impact on the national system of postgraduate studies. In this sense, the article proposes to analyse the report within the context of the period, explain its principal advances and analyse its normative implications. Given the absence of any other normative report on postgraduate studies in the last 40 years, it questions the nature of the text with relation to its duration over time.
  • O protagonismo do professor Joel Martins na pós-graduação Artigos

    Saviani, Dermeval

    Resumo em Português:

    O artigo destaca o papel desempenhado pelo professor Joel Martins na implantação, desenvolvimento e consolidação da pós-graduação no Brasil. Para atingir esse objetivo o texto reconstrói a trajetória de vida, estudos e trabalho de Joel Martins; mostra as iniciativas por ele tomadas na criação dos programas de estudos pós-graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); situa essas iniciativas no âmbito de uma preocupação mais ampla com a questão da qualificação docente e formação de quadros para desenvolver pesquisas na universidade; e conclui enfatizando a importância da contribuição de Joel Martins para a compreensão da especificidade da pós-graduação stricto sensu evidenciada na introdução da terminologia "programas de estudos pós-graduados" em lugar de "cursos" para caracterizá-la. A elaboração do trabalho baseou-se no testemunho do próprio autor e em depoimentos de Joel Martins colhidos por outros pesquisadores, sendo enriquecido por dois documentos inéditos.

    Resumo em Inglês:

    This article highlights the role played by professor Joel Martins in implanting, developing and consolidating postgraduate studies in Brazil. To achieve this goal, the text reconstructs the trajectory of Joel Martins' life, studies and work, pointing out the initiatives he took in the creation of postgraduate programmes at the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). It situates these initiatives in the context of a wider preoccupation with the question of teacher qualification and the formation of cadres capable of developing research in the university. It concludes by emphasising the importance of the contribution of Joel Martins for an understanding of the specificity of postgraduate studies stricto sensu made evident by the introduction of the terminology "programmes of postgraduate studies" instead of "courses". The work is based on the first hand experience of the author himself and on declarations by Joel Martins collected by other researchers, enriched by two unpublished documents.
  • Durmeval Trigueiro Mendes e sua contribuição à pós-graduação em educação Artigos

    Fávero, Maria de Lourdes de Albuquerque

    Resumo em Português:

    Quando nos preparamos para celebrar, em 2006, quarenta anos da normalização da pós-graduação, em sentido estrito, no país, é pertinente registrar a contribuição de um dos educadores que canalizou o melhor de seus esforços para a pós-graduação na área da educação, no período de 1970 a 1987. Na primeira parte deste trabalho, procuramos destacar o itinerário desse educador/pensador como um intelectual consciente de sua responsabilidade com a construção da educação brasileira e o processo de democratização da educação no país. Na segunda, mostramos como percebia um programa de pós-graduação em educação stricto sensu e sua atuação em programas do Rio de Janeiro. Nos programas em que atuou como docente pesquisador Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas (IESAE-FGV) e Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , deixou suas marcas ao defender que a pós-graduação deveria buscar conciliar sempre o ensino prático com o teórico, e ao insistir que a pesquisa em educação deveria se caracterizar pela reflexão, em busca de suas raízes, suas categorias e seu processo, bem como pelo esforço de síntese. Afirmamos, enfim, que o melhor dos esforços desse educador foi canalizado para o universo acadêmico, atuando como professor, pesquisador e mestre de mestres.

    Resumo em Inglês:

    As we prepare to commemorate forty years of recognised postgraduate studies in Brazil in 2006, it is relevant to register the contribution of one of the educators who channelled the best of his efforts into postgraduate studies in the field of education, in the period between 1970 and 1987. In the first part of this article we seek to trace the itinerary of this educator/thinker as an intellectual aware of his responsibility for the construction of Brazilian education and the process of democratisation of education in the country. In the second part, we demonstrate how he perceived a postgraduate programme in education and his participation in programmes in Rio de Janeiro. In those programmes in which he participated as lecturer and researcher the Pontificate Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio), the Institute of Advanced Studies in Education at the Getúlio Vargas Foundation (IESAE-FGV) and the Faculty of Education of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) he left his mark by defending that postgraduate studies should always seek to conciliate practical teaching with theory, and by insisting that research in education should be characterised by reflection on its roots, its categories and its process, as well as the search for synthesis. We conclude by affirming that the best efforts of this educator were dedicated to the academic world in his role as lecturer, researcher and teacher of teachers.
  • A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação Artigos

    Ferraro, Alceu Ravanello

    Resumo em Português:

    Posicionando-se nos anos de 1989 a 1993, quando, por dois biênios sucessivos, integrou, como presidente, a diretoria da ANPEd, o autor inicia dirigindo o olhar para as condições da emergência da pós-graduação em educação (início dos anos de 1970) e da criação da ANPEd (1978), focalizando também a natureza da associação e os desafios por ela enfrentados em seus primeiros onze anos de atuação. Analisa então a política de privilegiamento do estatuto científico da associação, que compreendeu uma série de iniciativas relacionadas com os grupos de trabalho, o formato das reuniões anuais, o Comitê Científico, a relação com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a criação do Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Educação e a pesquisa Avaliação e perspectivas na área de educação: 1982-1991. Por fim, dirigindo o olhar para os anos que se seguiram, destaca iniciativas como a criação da Revista Brasileira de Educação, a dinamização dos encontros regionais de pesquisa e o grande avanço, quantitativo e qualitativo, no que se refere à produção e divulgação do conhecimento na área. Conclui externando a convicção de que, mesmo na discordância em pontos até importantes, as sucessivas gestões da ANPEd souberam discernir, preservar e inclusive aperfeiçoar, na caminhada, iniciativas que se foram firmando como conquistas coletivas e permanentes.

    Resumo em Inglês:

    Taking the period from 1989 to 1993 when the author was president of the executive committee of the National Association of Postgraduate Studies and Research in Education ANPEd, this article begins by examining the conditions in which postgraduate studies in education emerged (the beginning of 70's) and the creation of the National Association (1978), as well as focusing on the nature of the association and the challenges faced by it during its first eleven years of existence. It then analyses the policy of prioritising the scientific statute of the association which covered a series of initiatives related to the working groups, the format of the annualm meetings, the Scientific Committee, the relationship with the Brazilian Society for the Progress of Science, the creation of the Forum of Postgraduate Programmes in Education and the research Evaluation and Perspectives for the Field of Education: 1982-1991. Finally, focusing attention on the following years, it emphasises initiatives like the creation of the Brazilian Review of Education, the new dynamics of the regional research meetings and the great advance, both quantitative and qualitative, with relation to the production and dissemination of knowledge in the field. The article concludes externalising the conviction that, despite disagreeing on important points, the successive directorates of ANPEd knew how to discern, preserve and improve initiatives, which were to become permanent collective conquests.
  • A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas Artigos

    Ramalho, Betania Leite; Madeira, Vicente de Paulo Carvalho

    Resumo em Português:

    Historia a implantação dos cursos de mestrado e doutorado em educação nas regiões Norte e no Nordeste, a partir nos anos de 1970, assim como sua consolidação em programas de pós-graduação, nos anos de 1980 e de 1990, acompanhando os Planos Nacionais de Pós-Graduação. Marca o compromisso fundamental desses programas com o desenvolvimento regional, e em especial o desenvolvimento educacional. Privilegia a análise do desafio posto pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), a partir de 1996, no desenvolvimento e na afirmação dos referidos programas. Conclui explicitando os recursos necessários para o avanço e a efetiva institucionalização da pós-graduação em educação nas regiões Norte e Nordeste.

    Resumo em Inglês:

    This article relates the process of implantation of master's and doctoral courses in education in the North and Northeast regions of the country, starting in the 70's, as well as their consolidation in postgraduate programmes in the 80's and 90's, in consonance with the National Postgraduate Plans. It affirms the fundamental commitment of these programmes to regional development and, in particular, to educational development and highlights analysis of the challenge posed by the process of evaluation instituted by CAPES, from 1996, for the development and affirmation of the same. It concludes by making explicit the resources necessary for the advance and effective institutionalization of postgraduate studies in education in the North and Northeast regions.
  • A Faculdade Interamericana de Educação na expansão da pós-graduação no Brasil Artigos

    Guterres, Clovis Renan Jacques; Rays, Oswaldo Alonso

    Resumo em Português:

    Neste texto procuramos destacar e comentar aspectos substantivos da primeira fase do atual Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS, oriundo de um projeto multinacional desenvolvido na forma de convênio entre o Governo Brasileiro e a Organização dos Estados Americanos (OEA), no período de 1970 a 1977. Esse Projeto que passa a ser denominado como Faculdade Interamericana de Educação (FIE) foi o responsável pela implantação e desenvolvimento de um dos primeiros programas de mestrado em educação no interior do Brasil. Para o entendimento sucinto de suas implicações para o processo de expansão da pós-graduação no Brasil, procuramos reconstruir sua trajetória a partir do contexto da Guerra Fria, das determinações da política de integração da OEA e da política de expansão da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    In this text we aimed at highlighting and commenting substanctive aspects of the first phase of the current Post-Graduation Program in Education from the Universidade Federal de Santa Maria, RS, originally from a multinational project developed in the form of a covenant between the Brazilian Government and the Organization of American States (OAS), in the period from 1970 to 1977. This project which is denominated as Faculdade Interamericana de Educação (Interamerican College of Education FIE) was the responsible by the implantation and development of one of the first Education Master's Program in the contryside of Brazil. For the brief understanding of its implications for the Post-Graduation espansion process in Brazil, we aimed at rebuilding its trajectory from the Cold War context, from the determinations of the OAS integration policy and the stricto sensu post-graduation expansion policy in Brazil.
  • O sistema CAPES de avaliação da pós-graduação: da área de educação à grande área de ciências humanas Artigos

    Horta, José Silvério Baía; Moraes, Maria Célia Marcondes de

    Resumo em Português:

    O modelo introduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para avaliar a pós-graduação brasileira no biênio 1996-1997 consolidou-se nos triênios subseqüentes (1998-2000 e 2001-2003) aprofundando mudanças na concepção e no direcionamento das políticas de avaliação para esse nível de ensino no país. O objetivo deste artigo é o de relatar os principais acontecimentos que marcaram esse processo. Em um primeiro momento focaliza-se, particularmente, a avaliação dos programas da área de educação; em um segundo, como a grande área de ciências humanas (GACH) buscou formas de resistência e de articulação para confrontar a supremacia das áreas científicas hegemônicas na CAPES. Espera-se que este relato esclareça os programas de pós-graduação da área acerca do processo avaliativo e lhes permita um posicionamento mais crítico e consciente em relação a ele.

    Resumo em Inglês:

    During the biennial 1996/1997 the Co-ordinating Body for the Improvement of Postgraduate Studies in Higher Education (CAPES) introduced new paradigms for the assessment of postgraduate programmes in Brazil. These paradigms became firmly established in the following triennials (1998-2000 and 2001-2003) with profound effects on the conception and direction of policies of assessment for this level of study. The present article aims to examine some of the principal occurrences of this process. First of all, it focuses on the assessment of postgraduate programmes in education. It then centres analysis on how the broad area of human sciences found ways of resisting and confronting the supremacy of the hegemonic sciences in CAPES. The article proposes to contribute to a better understanding of assessment procedures so that postgraduate programmes in education can take a more critical and informed stance with relation to them.
  • Influências cruzadas na constituição e na expansão do sistema de pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil Depoimentos

    Lüdke, Menga

    Resumo em Português:

    Trata-se de depoimento sobre as principais influências sofridas pelos programas de mestrado e doutorado no Brasil, em seu início, a partir de modelos já bastante desenvolvidos nos anos de 1960 e de 1970, em países como a França e os Estados Unidos. Como tive oportunidade de viver nesses países, como estudante de pós-graduação, voltando para o Brasil quando se implantavam os primeiros programas, pude conferir pessoalmente essas influências e seus resultados. Claro que se trata de uma visão pessoal, limitada à minha própria experiência, sem aprofundamento por meio de um estudo ou uma análise mais cuidada. Entretanto, pude confrontar minhas impressões com as de colegas, que viveram experiências semelhantes e confirmam as minhas, mas assumo inteira responsabilidade pelas interpretações que apresento no texto, como sugestões para outras interpretações e estudos, que venham a aprofundar pistas que tenha conseguido levantar.

    Resumo em Inglês:

    This text deals with the principal influences suffered, at their outset, by Master's and Doctoral Programmes in Brazil, based on models already well developed in the period 1960/70, by countries like France and the USA. As I had the opportunity to live in these countries as a postgraduate student, from where I returned to Brazil when the first programmes were being implanted, I was able to confer such influences and their results. This is clearly a personal view, limited by my own experience, and not furthered by means of a study or more careful analysis. However, I was able to confront and confirm my impressions with those of colleagues who lived similar experiences but nevertheless I accept total responsibility for the interpretations which I present in the text as suggestions for other interpretations and studies which may further the suppositions which I have managed to raise.
  • Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade Depoimentos

    Gatti, Bernardete A.

    Resumo em Português:

    Relata o processo de formação de grupos e rede de intercâmbio, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nos anos de 1981 a 1992, com vista à melhoria da qualidade da pesquisa educacional no país, por meio do aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos, da permuta de informações e da realização de trabalhos de pesquisa em cooperação, efetivado por uma rede sistemática de intercâmbio mediante o trabalho face a face por pesquisadores das várias instituições envolvidas, bem como pela assessoria a grupos emergentes por grupos mais solidamente estabelecidos na área. Analisa as conseqüências positivas desse processo, em particular como reforço a alguns grupos de trabalho da ANPEd.

    Resumo em Inglês:

    This article relates the process of formation of groups and an exchange network, supported by the CNPq, FINEP, INEP and CAPES in the period from 1981 to 1992 with the aim of improving the quality of educational research in the country. The goal was to offer further qualification to professionals involved in educational research by means of an exchange of information and by developing joint research based on a system of exchanges by means of face-to-face contact between the researchers involved. In addition, it offered consultancy to emerging groups delivered by those with a broad experience in the field. It analyses the positive consequences of this process and, in particular, how it helped to strengthen some of ANPEd's working groups.
  • Política e afeto na produção de identidades e instituições: a experiência potiguar Depoimentos

    Andrade, Arnon A. M. de

    Resumo em Português:

    Recupera o histórico do mestrado em tecnologia educacional, iniciado em 1973, no Instituto de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, estado de São Paulo, objetivando preparar pessoal qualificado para o Projeto Sistema Avançado em Comunicações Educativas (SACI). Resume esse projeto, que visava ao uso de satélites para transmissão de programas de rádio e televisão para escolas do ensino fundamental, e justifica a escolha do Rio Grande do Norte como área de experimentação. Informa que, após encerramento das atividades do Projeto SACI, cogitou-se transferir o mestrado em tecnologia educacional para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); no entanto, foi assumido apenas como a primeira área do mestrado em educação. Explica a criação do doutorado em educação na UFRN e as dificuldades de implantação do programa de pós-graduação, atualmente com forte expressão no Norte e Nordeste do país.

    Resumo em Inglês:

    This article recuperates the history of the Master's Degree Course in Educational Technology, initiated in 1973, at the Institute of Space Research, in São José dos Campos in the State of São Paulo whose goal was to prepare qualified personnel for the SACI Project - Advanced System in Educational Communication. It presents a synthesis of the Project which was aimed at the use of satellites for the transmission of radio and television programmes for primary schools and also explains the choice of Rio Grande do Norte as the pilot experience. It relates how after the closure of the SACI Project activities, the possibility of transferring the Master's course in educational technology to the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) was considered. However, this field was only incorporated as the first field of study for the Master's Course in Education. The article further explains the creation of the doctoral programme in education at UFRN and the difficulties faced in implanting the postgraduate programme, at present one of the strongest in the North and Northeast of the country.
  • Juracy C. Marques: Primórdios e expansão da pós-graduação stricto sensu em educação na região Sul Entrevistas

    Bianchetti, Lucídio
  • Maria Julieta Costa Calazans: O papel do IESAE e da ANPEd na pós-graduação em educação Entrevistas

    Bianchetti, Lucídio; Fávero, Osmar
  • Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965 Documento

    Almeida Júnior, A.; Sucupira, Newton; Salgado, Clóvis; Barreto Filho, José; Silva, Maurício Rocha e; Trigueiro, Durmeval; Lima, Alceu Amoroso; Teixeira, Anísio; Chagas, Valnir; Maciel, Rubens
  • Resenhas

    Turmina, Adriana Cláudia; Alves, Vânia Maria
  • Resenhas

    Bazzo, Vera Lúcia; Bordas, Merion Campos
  • Resenhas

    Fávero, Osmar
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br