Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 12, Número: 35, Publicado: 2007
  • Editorial Editorial

  • A ação de governos locais na educação de jovens e adultos Artigos

    Haddad, Sérgio

    Resumo em Português:

    O artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre a atuação de governos locais na oferta de educação de jovens e adultos (EJA), na qual foi investigada a ação de 66 municípios de seis regiões metropolitanas no campo da EJA, com o objetivo de conhecer o impacto na oferta pública municipal de dois movimentos contraditórios dos últimos 15 anos: por um lado, a conquista formal do direito dessa população à oferta escolar pública estabelecida pela Constituição de 1988, e, por outro, os limites à expansão dessa oferta, condicionada pelas restrições de natureza financeira estabelecidas com a implementação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF). Os resultados indicam que apenas uma parcela pequena da demanda potencial é atendida pelos municípios. O atendimento da EJA acaba realizando-se caso a caso em função da dinâmica entre o compromisso político do poder público, a disponibilidade de recursos financeiros e a pressão social. A pesquisa mostrou ainda que não há um sistema de atendimento que garanta a continuidade de estudos para os jovens e adultos, nem um padrão nacional desse atendimento, apesar da crescente institucionalização da EJA nas redes de ensino nos últimos anos. A crescente institucionalização da EJA nas redes municipais é acompanhada por forte tensão entre uma concepção mais flexível de currículo, que a aproxima da tradição da educação popular, e a tradição escolar dos sistemas regulares de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo discute los resultados de una pesquisa sobre la actuación de gobiernos locales en la oferta de educación de jóvenes y adultos (EJA), en la cual fue investigada la acción de 66 municipios de seis regiones metropolitanas en campo de la EJA, con el objetivo de conocer el impacto en la oferta pública municipal de dos movimientos contradictorios de los últimos 15 años: por un lado, la conquista formal del derecho de esta población a la oferta escolar pública establecida por la Constitución de 1988, y, por otro, los límites a la expansión de esta oferta, condicionada por las restricciones de naturaleza financiera establecidas con la implementación del Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF). Los resultados indican que apenas una parcela pequeña de la demanda potencial es atendida por los municipios. El atendimiento de la EJA acaba realizándose caso a caso en función de la dinámica entre el compromiso político del poder público, la disponibilidad de recursos financieros y la presión social. La encuesta mostró todavía que no hay un sistema de atendimiento que garanta la continuidad de estudios para los jóvenes y adultos, ni un padrón nacional de este atendimiento, a pesar de la creciente institucionalización de la EJA en las redes de enseñanza en los últimos años. La creciente institucionalización de la EJA en las redes municipales es acompañada por fuerte tensión entre una concepción más flexible de currículum, que la aproxima de la tradición de la educación popular, y la tradición escolar de los sistemas regulares de enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    The text discusses the results of a research into the work of local government regarding the offer of adult and youth education (AYE). It investigates the action in the field of AYE of 66 municipalities within six metropolitan regions with the objective of measuring the impact of two contradictory movements on the offer of public municipal education over the last 15 years: on the one hand, the formal conquest of the right of this population to access public schooling as established in the 1988 Constitution; on the other, the limits of the expansion of this offer, conditioned by the restrictions of a financial nature caused by the implementation of the Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF). The results indicate that only a small portion of the potential demand has been met by the municipalities. The offer of AYE ends up occurring on a case to case basis as a result of the dynamics between the political commitment of the public authority, the availability of financial resources and public pressure. The research also concludes that there is no system that meets demands which could guarantee the continuity of studies for youths and adults, nor is there a national standard for this service, in spite of the growing institutionalisation of AYE within the education networks over the last years. The growing institutionalisation of AYE within the municipal networks is accompanied by a strong tension between a more flexible concept of the curriculum, which is close to the tradition of popular education, and the school tradition of the regular education systems.
  • O FUNDEF no estado do Rio de Janeiro: a óptica dos perdedores Artigos

    Esteves, Luiz Carlos Gil

    Resumo em Português:

    No limiar do processo de implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) em todo o território nacional, uma questão impõe-se para aqueles que, como o autor desse estudo, estiveram relacionados de forma direta ao desenvolvimento do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF): afinal, o que representou, para as redes públicas educacionais, a implementação deste último nos cinco primeiros anos de sua vigência nacional? Tendo essa questão como norte, o presente artigo analisa os percursos de implantação e implemento do FUNDEF no contexto brasileiro e, com maior profundidade, no estado do Rio de Janeiro, privilegiando um recorte, até onde se percebeu, ainda pouco explorado, qual seja, a óptica dos municípios perdedores de recursos para o fundo, ou outsiders. Para tanto, parte-se do princípio de que o Estado brasileiro é, em sua essência, patrimonialista, estando comprometido, circunstancialmente, com a adoção de preceitos neoliberais a partir dos quais vem regulando a sociedade, por meio das políticas públicas, entre outros mecanismos. Tal combinação constituiria um dos fatores de seu posicionamento na periferia da ordem econômica globalizada, fazendo dele palco de acirradas contradições.

    Resumo em Espanhol:

    En el umbral del proceso de implantación del Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) en todo el territorio brasileño, una cuestión se impone para aquellos que, como el autor de este estudio, estuvieron relacionados de forma directa al desarrollo del extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF): ¿al final, lo qué representó, para las redes públicas de educación, la implementación de este último en los cinco primeros años de su vigencia nacional? Teniendo esta cuestión como norte, el actual artículo analiza los trayectos de implantación e implemento del FUNDEF en el contexto brasileño y, con mayor profundidad, en el estado de Rio de Janeiro, privilegiando un recorte, hasta donde se percibió, todavía poco explorado, cual sea, la óptica de los municipios perdedores de recursos para el fundo, o outsiders. Por tanto, se parte del principio que el Estado brasileño es, en su esencia, patrimonialista, estando comprometido, circunstancialmente, con la adopción de preceptos neoliberales, a partir de los cuales viene regulando la sociedad, por medio de las políticas públicas, entre otros mecanismos. Esta combinación constituiría uno de los factores de su posicionamiento en la periferia del orden económico globalizado, haciendo de él, el palco de incitadas contradicciones.

    Resumo em Inglês:

    With the imminence of the process of implanting the Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) in the whole country, a question remains for those who, as the author of this study, were directly involved in the development of the now extinct Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). What, after all, did its implementation represent for the public education systems during its first five years of existence? With this question as our guide, this article analyses how FUNDEF was implemented in Brazil, and in greater detail, in the State of Rio de Janeiro, privileging a little explored focus, that of the point of view of the cities, or "outsiders", which conceded resources to the fund. To that end, the Brazilian State is conceived, in its essence, as patrimonial, committed, circumstantially, to the adoption of neoliberal precepts, through which it regulates society by means of public policies, among other mechanisms. Such combination would constitute one of the reasons for its locus on the periphery of the globalised economic order, making it a stage for deep contradictions.
  • Índice de desenvolvimento infantil no Brasil: uma análise regional Artigos

    Kappel, Dolores Bombardelli

    Resumo em Português:

    O presente estudo, decorrente de trabalho promovido pelo UNICEF, tem por objetivo mostrar os avanços nas diferentes áreas geográficas brasileiras, com base no Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) de 1999 e 2004. Tal índice procura integrar, em uma única informação, dados relevantes sobre as crianças de 0 a 6 anos de idade, e sua utilização reveste-se de grande importância para a formulação e o monitoramento de políticas públicas orientadas à infância. Nesta medida, o artigo tece algumas considerações sobre a primeira infância, mostra a sua representatividade populacional e apresenta a análise comparativa dos resultados regionais do IDI e dos indicadores sobre saúde e educação que o compõem, contribuindo, assim, para descrever a situação da infância brasileira no início do século XXI.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio, consecuencia de trabajo promovido por la UNICEF, tiene por objetivo mostrar el avanzo en las diferentes áreas geográficas brasileñas, como base en el índice de Desenvolvimiento Infantil (IDI) de 1999 y 2004.Tal índice busca integrar, en una única información, datos relevantes sobre los niños de 0 a 6 años de edad y su utilización se reviste de gran importancia para formular y monitorizar las políticas públicas orientadas a la infancia. En esta medida, el texto elabora algunas consideraciones sobre la primera infancia, muestra su característica popularista y presenta el análisis comparativo de los resultados regionales del IDI y de los indicadores sobre salud y educación que lo componen, contribuyendo, así, para describir la situación de la infancia brasileña en el inicio del siglo XXI.

    Resumo em Inglês:

    The present study, a result of a work promoted by UNICEF, has the objective to show the advances in the different Brazilian geographic areas, on the basis of the Index of Early Childhood Development (IDI) of 1999 and 2004. This index tries to integrate, in a single information, relevant data about children aged 0 the 6 years old. Its use is very important for the formulation and monitoring of public politics focused on early childhood. In this measure, the text presents some considerations about early childhood, shows its proportional representation in the population and presents a comparative analysis of the regional results of IDI and the indicators of health and education that integrate it. Thus, this article contributes to describe the Brazilian infancy situation in the beginning of Century XXI.
  • Currículo, narrativa e o futuro social Artigos

    Goodson, Ivor

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisam-se processos históricos de mudança de paradigma curricular na Inglaterra a partir de resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos pelo autor ao longo dos últimos 20 anos. Os estudos do autor a respeito de história das disciplinas escolares permitem, entre outras caracterizações, reconhecer que a relação entre currículo prescritivo e a aprendizagem primária de um conteúdo predeterminado é um jogo que está chegando ao fim. Em busca de outras possibilidades analíticas, desenvolvem-se argumentações que configuram o início de uma nova especificação para entender as variadas dimensões do campo do currículo, e que está associada à aprendizagem narrativa e ao capital narrativo, conceituações detalhadas no artigo.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se analizan procesos históricos de cambios de paradigma curricular en Inglaterra a partir de resultados de proyectos de pesquisa desarrollados por el autor a lo largo de los últimos 20 años. Los estudios del autor a respecto de historia de las disciplinas escolares permiten, entre otras caracterizaciones, reconocer que la relación entre currículum prescriptito y el aprendizaje primario de un contenido predeterminado es un juego que está llegando al fin. En busca de otras posibilidades analíticas, se desarrollan argumentaciones que configuran el inicio de una nueva especificación para entender las variadas dimensiones del campo del currículum, y que está asociada al aprendizaje narrativo y al capital narrativo, conceptuaciones detalladas en el artículo.

    Resumo em Inglês:

    This article, analyses historical processes of change in the curriculum paradigm in England on the basis of results of research projects carried out by the author over the last 20 years. The author's studies about the history of school disciplines permit us to recognise, amongst other characteristics, that the relation between prescriptive curriculum and the primary learning of a predetermined content is a game which is coming to an end. In the search for other analytical possibilities, it develops arguments which shape the beginning of a new specification for understanding the different dimensions of the field of curriculum and that is associated with narrative learning and with narrative capital, concepts detailed in the article.
  • A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro Artigos

    Chaves, Miriam Waidenfeld

    Resumo em Português:

    É lícito afirmar que durante a década de 1930 a escola, articulada à esfera nacional, torna-se espaço de produção e disseminação dos novos valores da modernidade. Nesse sentido, este texto procura salientar que o pan-americanismo se constituía em um desses principais valores que compunham a cultura escolar da Escola Argentina, no antigo Distrito Federal. Mostra ainda que a relação da escola com a nação argentina era um aspecto relevante não apenas para a referida instituição, mas também para o próprio país. Metodologicamente, por meio de uma leitura semiótica do nome da escola e de uma análise de discurso sobre o modo como os alunos, pais, professores e diretores entendem a relação da escola com a nação argentina, salientam-se as estratégias discursivas utilizadas por esses mesmos agentes sociais, objetivando a fabricação de uma imagem idealizada da própria relação Brasil-Argentina.

    Resumo em Espanhol:

    Es lícito afirmar que durante la década del 1930 la escuela, articulada a la esfera nacional, se vuelve espacio de producción y diseminación de los nuevos valores de la modernidad. En ese sentido, este texto busca resaltar que el panamericanismo se constituía en uno de esos principales valores que acompañan la cultura escolar de la Escuela Argentina, en el antiguo Distrito Federal. Muestra todavía que la relación de la escuela con la nación argentina era un aspecto relevante no sólo para la referida institución, pero también para el propio país. Metodológicamente, a través de una lectura semiótica del nombre de la escuela y de un análisis de discurso sobre el modo como los alumnos, padres, profesores y directores entienden la relación de la escuela con la nación argentina, se destacan las estrategias discursivas utilizadas por esos mismos agentes sociales, teniendo como objetivo la fabricación de una imagen idealizada de la propia relación Brasil-Argentina.

    Resumo em Inglês:

    It is correct to affirm that in the 1930s, national mainstream schools became the breeding ground for the production and dissemination of new values of modernity. This text argues that the geopolitical view of Pan Americanism was one of such values that characterized the school culture of the Argentinian School in the former capital city of Brazil. It also argues that the relationship between this school and the Argentinian nation was a relevant feature not only for that institution but also for Brazil itself. As far as methodology is concerned, a semiotic interpretation of the name of the school and an analysis of discourse on the way the students, their parents, teachers and school coordinators viewed the relationship between the school and the Argentinian nation, it reveals the discourse strategies used by such agents to construct an idealized image of the very relationship between the two countries Brazil and Argentina.
  • Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970) Artigos

    Silva, Vivian Batista da

    Resumo em Português:

    O presente trabalho incorpora resultados de uma pesquisa realizada no doutorado, que examina, numa perspectiva sócio-histórico-comparada, manuais pedagógicos publicados em Portugal e no Brasil entre 1870 e 1970. O corpus é composto por 80 títulos sobre didática, pedagogia, metodologia e prática de ensino, dos quais 25 são portugueses e 55 são brasileiros. Esses livros resumiram a bibliografia educacional e explicaram aos futuros professores os vários elementos da cultura escolar, difundida em diferentes partes do mundo. O intuito é comparar referências mencionadas nas páginas dos manuais para compreender como elas foram usadas na construção das concepções sobre o magistério e conhecer, assim, modalidades de circulação e apropriação de conhecimentos produzidos em diversos lugares, épocas e áreas de saber. A história dos manuais pedagógicos aqui proposta enfatiza, portanto, os modos pelos quais esses livros colaboraram com a difusão de um modelo de escola que hoje é conhecido mundialmente.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo incorpora resultados de una pesquisa realizada en el doctorado, que examina, en una perspectiva socio-histórico-comparada, manuales pedagógicos publicados en Portugal y en Brasil entre 1870 y 1970. El corpus es compuesto por 80 títulos sobre didáctica, pedagogía, metodología y práctica de enseñanza, de los cuales 25 son portugueses y 55 son brasileños. Esos libros resumieron la bibliografía educacional y explicaron a los futuros profesores los varios elementos de la cultura escolar, divulgada en diferentes partes del mundo. El intento es comparar referencias mencionadas en las páginas de los manuales para comprender como ellas fueron usadas en la construcción de las concepciones sobre el magisterio y conocer, así, modalidades de circulación y apropiación de conocimientos producidos en diversos lugares, épocas y áreas de saber. La historia de los manuales pedagógicos aquí propuesta enfatiza, por lo tanto, los modos por los cuales esos libros colaboraron con la difusión de un modelo de escuela que hoy es conocido mundialmente.

    Resumo em Inglês:

    This article incorporates the results of the research made for a doctoral degree which examines pedagogical manuals, published in Portugal and Brazil between 1870 and 1970, in a comparative socio-historical perspective. The corpus is composed of 80 titles on didactics, pedagogy, methodology and teaching practice of which 25 are Portuguese and 55 are Brazilian. These books summarise the educational bibliography and explain to future teachers the different elements of school culture disseminated in diverse parts of the world. Its aim is to compare references mentioned in the pages of these manuals in order to understand how they were used in the construction of conceptions on the teaching profession and to comprehend the forms of circulation and appropriation of knowledge produced in different places, times and areas of knowledge. The history of the pedagogical manuals set out in this text emphasizes, however, the ways in which these books collaborated in spreading a model of school which is known worldwide today.
  • Os gregos nas estratégias argumentativas de John Dewey Artigos

    Cunha, Marcus Vinicius da; Sacramento, Leonardo Freitas

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisa as referências feitas por John Dewey à filosofia e à vida social da Grécia clássica no livro Democracia e educação, as quais são relacionadas a concepções de sociedade, conceituações filosóficas e proposições educacionais. O objetivo é elucidar o modo como Dewey apropria-se dos gregos na composição dos argumentos que dão sustentação às teses que deseja comunicar a seus leitores. Os recursos analíticos empregados baseiam-se no estudo das práticas retóricas e dialéticas desenvolvido por Perelman e Olbrechts-Tyteca em seu Tratado da argumentação: a nova retórica e na crítica da forma silogística elaborada por Toulmin no livro Os usos do argumento.

    Resumo em Espanhol:

    El actual trabajo analiza las referencias hechas por John Dewey a la filosofía y a la vida social en la Grecia clásica en el libro Democracia y educación, las cuales son relacionadas a concepciones de sociedad, conceptuaciones filosóficas y proposiciones educativas. El objetivo es elucidar el modo como Dewey se apropia de los griegos en la composición de los argumentos que dan sustentación a las tesis que desea comunicar a sus alumnos. Los recursos analíticos empleados se fundamentan en el estudio de las prácticas retóricas y dialécticas desarrollado por Perelman y Olbrechts-Tyteca en su Tratado de la argumentación: la nueva retórica, y en la crítica de la forma silogística elaborada por Toulmin en el libro Los usos del argumento.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the references made by John Dewey to the philosophy and social life of classical Greece in his book Democracy and education, which are related to conceptions of society, philosophical concepts and educational propositions. Its main purpose is to elucidate what Dewey appropriates from the Greeks to compose the arguments that sustain the thesis he wishes to communicate to his readers. Its analytical instruments are based on the study of rhetorical and dialectical practices developed by Perelman and Olbrechts-Tyteca in their Treatise of argumentation: the new rhetoric and on a critical analysis of the syllogistic form elaborated by Toulmin in the book The uses of argument.
  • Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas Artigos

    Fischer, Rosa Maria Bueno

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, discuto, as relações entre mídia e trabalho pedagógico escolar, tratando de modos de existência contemporâneos em que práticas cotidianas se transformam, particularmente no que se refere às nossas experiências com os saberes, às formas de inscrever-nos no social, de escrever, de falar, de pensar o mundo e a nós mesmos. Tais práticas dizem respeito, basicamente, ao encantamento com as "novas tecnologias", ao excesso e acúmulo de informações, a uma cultura da imagem, à velocidade das comunicações, a novas percepções de tempo, memória e história, à miscigenação de linguagens nas diferentes máquinas de produção de imagens, entre outras. Trato de contribuições da filosofia de Bergson, Foucault e Badiou, pertinentes aos estudos sobre imagens audiovisuais, articulando-as a trabalhos sobre cinema, vídeo e televisão, como os de Dubois e Silverstone, a fim de mostrar a relevância de trazer os materiais midiáticos para o debate no interior das práticas pedagógicas contemporâneas.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo discuto relaciones entre los medios de comunicación y el trabajo pedagógico escolar, tratando de modos de existencia contemporáneos en que prácticas cotidianas se transforman, particularmente en lo que se refiere a las experiencias nuestras con el saber, a las formas de inscribirnos en lo social, de escribir, de hablar de pensar el mundo y a nosotros mismos. Tales prácticas atañen, básicamente, al encantamiento con las "nuevas tecnologías", al exceso y a la aglomeración de informaciones, a una cultura de imagen, a la velocidad de las comunicaciones, a nuevas percepciones de tiempo, memoria e historia, a la miscelánea de lenguajes en las diferentes máquinas de producción de imágenes, entre otras. Trato de contribuciones de la filosofía de Bergson, Foucault y Badiou, pertinentes a los estudios sobre imágenes audiovisuales, articulándolas a trabajos sobre cine, video y televisión, como los de Dubois y Silverstone, a fin de mostrar la importancia de traer los materiales del medio de comunicación para el debate en el interior de las prácticas pedagógicas contemporáneas.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, I discuss the relations between media and pedagogical school work, dealing with forms of contemporary existence, in which daily practices, especially when referred to our experience with knowledge, become ways of enrolling ourselves socially: writing, speaking, thinking about the world and about ourselves. Such practices are concerned, essentially, with the enchantment with the "new technologies", the excess and accumulation of information, our culture of images, the speed of communication, the new perceptions of time and space, memory and history, the interbreeding of languages in different machines for producing images, among others. It will also deal with contributions from the philosophy of Bergson, Foucault and Badiou, pertinent for studies on audiovisual images, and capable of linking them with works about cinema, video and television, such as those of Dubois and Silverstone, in order to show the relevance of bringing media material into the debate on contemporary pedagogical practices.
  • Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola Artigos

    Bueno, Sinésio Ferraz

    Resumo em Português:

    Em suas obras, os filósofos da teoria crítica desenvolveram reflexões muito importantes acerca da sociedade capitalista do pós-guerra, apresentando um potencial pedagógico intrínseco, especialmente por meio dos conceitos adornianos de semicultura e indústria cultural. Este trabalho pretende utilizar tais conceitos para analisar criticamente o conteúdo editorial da revista Nova Escola, da editora Abril. Como esse é um periódico de grande circulação nas escolas públicas brasileiras, essa análise poderá esclarecer a intersecção entre educação e indústria cultural, reflexão que se faz urgente quando consideramos que essa relação atualmente é condicionada pelos imperativos do Estado mínimo neoliberal.

    Resumo em Espanhol:

    En sus obras, los filósofos de la teoría crítica desarrollaron reflexiones muy importantes acerca de la sociedad capitalista de la posguerra, presentando un potencial pedagógico intrínseco, en especial por medio de los conceptos adornianos de semicultura e industria cultural. Este trabajo pretende utilizar tales conceptos para analizar críticamente el contenido editorial de la revista Nova Escola, de la editora Abril. Como este es un periódico de gran circulación en las escuelas públicas brasileñas, ese análisis podrá aclarar la intercesión entre educación e industria cultural, reflexión que se hace urgente cuando consideramos que esta relación actualmente es condicionada por los imperativos del Estado mínimo neoliberal.

    Resumo em Inglês:

    In their works, the philosophers of critical theory produced very important reflections on post-war capitalist society, presenting an intrinsic pedagogical potential, especially by means of Adorno's concepts of semiculture and cultural industry. This article intends to make use of these concepts to analyse critically the editorial content of the Nova Escola magazine produced by the Abril publisher. As this is a periodical of wide circulation in Brazilian public elementary schools, my analysis can help to elucidate the relation between education and the cultural industry, a reflection which becomes increasingly urgent when we consider that this relationship nowadays is conditioned by the imperatives of the neoliberal minimum state.
  • O papel da Igreja nos primórdios da educação dos surdos Artigos

    Reily, Lucia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste texto é elucidar questões históricas sobre a origem da língua de sinais, o papel da Igreja monástica na invenção do alfabeto manual e os diferentes usos dos sinais monásticos pelos religiosos e da língua de sinais pelos surdos. A partir de documentos e literatura pouco acessíveis no Brasil, busco reconstruir uma narrativa fragmentada sobre o papel dos religiosos na educação dos surdos, que aproveitaram sinais manuais criados nos mosteiros que seguiam o voto do silêncio com nova finalidade, visando a uma aplicação pedagógica. O foco é a prática dos sinais pelos religiosos na Idade Média e a investigação de como os sinais monásticos migraram para o contexto da educação dos surdos. Apesar da perda de elos documentais, os resultados deste estudo demonstram que, embora a ligação dos sinais monásticos com a língua de sinais seja tênue, os alfabetos manuais utilizados atualmente pela comunidade surda foram sistematizados durante o movimento monástico.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este texto es elucidar cuestiones históricas sobre el origen de la lengua de señales, el papel de la Iglesia monástica en la invención del alfabeto manual y los diferentes usos de los señales monásticos por los religiosos y de la lengua de señales por los sordos. A partir de documentos y literatura poco accesibles en Brasil, busco reconstruir una narrativa fragmentada sobre el papel de los religiosos en la educación de los sordos, que aprovecharon señales manuales creados en los monasterios que seguían el voto del silencio con nueva finalidad, visando a una aplicación pedagógica. El foco es la práctica de las señales por los religiosos en la Edad Media y la investigación de cómo las señales monásticas migraron para el contexto de la educación de los sordos. A pesar de la pérdida de los documentales, los resultados de este estudio demostraron que, aunque la relación de las señales monásticas con la lengua de señales sea tenue, los alfabetos manuales utilizados por la comunidad sorda fueron sistematizados durante el movimiento monástico.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to clarify historical questions about the origin of sign language, the role of the monastic Church in inventing the manual alphabet and differences between monks using monastic signs and the deaf using sign language. With the aid of documents and literature often inaccessible in Brazil, I attempt to reconstruct the fragmented narrative of the clergy's role in deaf education, as they found new ways to use manual signs created in those monasteries following the vote of silence, applying signing for pedagogical purposes. The focus of this study is the practice of signing by medieval monks and the investigation of how monastic signs migrated to the context of deaf education. Despite the loss of historical evidence, the results of this study show that even though there is scant evidence to link monastic signs to modern day sign language, manual alphabets presently used by the deaf community were in fact systematized during the monastic movement.
  • Missionárias norte-americanas na educação brasileira: vestígios de sua passagem nas escolas de São Paulo no século XIX Artigos

    Almeida, Jane Soares de

    Resumo em Português:

    Nos anos finais do século XIX, a Província de São Paulo contava com vários estabelecimentos de ensino fundados pelos missionários norte-americanos: as escolas americanas. Essas escolas passaram a fazer parte da oferta de ensino regular num sistema escolar que tentava firmar-se na educação paulista, e chegaram mesmo a destacar-se no cenário nacional, sendo reconhecidas pelas autoridades brasileiras, colaborando na construção da cultura, da nacionalidade e da identidade do país. Ao ressaltarem a necessidade de educação para as mulheres e o magistério feminino como forma de elevação moral e espiritual, de acordo com seus preceitos religiosos, e instituírem a co-educação dos sexos, descortinaram uma nova perspectiva educacional, diferente da pregada pelos colégios católicos e até mesmo pelo ensino público, introduzindo as premissas liberais vigentes nos Estados Unidos, e que em São Paulo ainda eram vistas com certo receio pelos setores conservadores da sociedade civil e da Igreja católica.

    Resumo em Espanhol:

    En los últimos años del siglo XIX, la Provincia de São Paulo contaba con varios establecimientos de enseñanza fundados por los misioneros norteamericanos: las escuelas americanas. Esas escuelas pasaron a hacer parte de la oferta de enseñanza regular en un sistema escolar que intentaba afirmarse en la educación paulista, y llegaron a destacarse en el panorama nacional, siendo reconocidas por las autoridades brasileñas, colaborando en la construcción de la cultura, de la nacionalidad y de la identidad del país. Al destacar la necesidad de educación para las mujeres y el magisterio femenino como forma de elevación moral y espiritual, de acuerdo con sus preceptos religiosos, e instituir la coeducación de los sexos, crearon una nueva perspectiva de educación, diferente de la predicada por los colegios católicos y hasta mismo por la enseñanza pública, introduciendo las premisas liberales vigentes en los Estados Unidos, y que en São Paulo todavía eran vistas con cierto temor por los sectores conservadores de la sociedad y de la iglesia católica.

    Resumo em Inglês:

    At the end of the XIX century, the Province of São Paulo possessed various schools founded by the North American missionaries, known as the American schools. These schools became part of the ordinary educational offer of a school system which tried to establish itself within the state education system and, at the same time, became known nationally. They were recognized by Brazilian authorities as collaborating with the formation of the country's culture and national identity. By emphasizing the need for women's education and female teachers as a way of raising moral and spiritual values in accordance with their religious precepts they instituted co-education and unveiled a new educational perspective different from that offered by catholic and even official schools. In so doing, they introduced those liberal premises which prevailed in the United States and which were still viewed with mistrust by the conservative sectors of civil society and the Catholic Church in São Paulo.
  • Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional Artigos

    Burnier, Suzana; Cruz, Regina Mara Ribeiro; Durães, Marina Nunes; Paz, Mônica Lana; Silva, Adriana Netto; Silva, Ivone Maria Mendes

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professores de instituições de educação profissional da região metropolitana de Belo Horizonte. Utilizando a metodologia de "histórias de vida", a pesquisa analisa os discursos desses docentes acerca de suas vidas para investigar suas representações sobre a docência, questionar como se posicionam diante de suas carreiras e como as localizam no bojo de seus projetos de vida. Foram analisados os discursos de 20 professores, observando-se os elementos que contribuíram para suas escolhas relativas à carreira, ao ingresso e à permanência no magistério, além dos significados aí construídos. Os depoimentos apontam que a maioria dos professores da educação profissional inicia sua experiência profissional atuando em áreas técnicas, na indústria. A chegada ao magistério acontece ocasionalmente, associada à possibilidade de maiores ganhos financeiros. A pesquisa também conclui que esses sujeitos sentem que a docência lhes confere uma elevação de status em relação às suas profissões técnicas de origem, além de perceberem um maior significado social no trabalho realizado.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trae resultados de encuesta realizada con profesores de instituciones de educación profesional de la Región Metropolitana de Belo Horizonte. Trabajando con la metodología de "historias de vida", la encuesta analiza los discursos de esos docentes a respecto de su vida, buscando investigar sus representaciones sobre la docencia, cuestionando cómo se posicionan delante de sus carreras y cómo las ubican en la convexidad de sus proyectos de vida. Fueron analizados los discursos de 20 profesores, observándose los elementos que contribuyeron para sus elecciones relativas a la carrera, ingreso y permanencia en el magisterio, más allá de los significados ahí construidos. Las declaraciones apuntan que la mayoría de los profesores de educación profesional inician su experiencia profesional actuando en áreas técnicas, en la industria. La llegada al magisterio sucede ocasionalmente asociada a la posibilidad de mayores ganancias financieras. La encuesta concluye que esas personas sienten que la docencia les confiere una elevación de status en relación a sus profesiones técnicas de origen. Además de notar un mayor significado social en el trabajo realizado.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of research carried out with teachers of institutions of professional education in the metropolitan region of Belo Horizonte. The chosen methodology was "life histories" which was employed to analyse the discourse of these teachers about their lives. The research aimed to investigate their representations of teaching to raise questions concerning their points of view about the teaching profession and how they considered this experience in the wake of their life projects. The discourse of 20 teachers was analysed observing those elements which contributed to their choice of career, entrance and permanence in the teaching profession as well as the meanings constructed therein. These statements showed that the majority of these teachers of professional education began their careers in technical areas in industry. Their entrance into the teaching career happened by chance and was associated with the possibility of financial gain. The results of the research also suggested that these subjects feel that the teaching profession gives them greater social status when compared with their former technical professions, in addition to a perception of the wider social meaning of the work undertaken.
  • Espaços de participação e escolarização de trabalhadores rurais: construção ou destituição do direito à educação no campo? Artigos

    Pereira, Sônia

    Resumo em Português:

    O estudo analisa como os trabalhadores rurais vivenciam os programas educacionais que afirmam, em seu discurso, tratar-se de um direito, entendido como um processo que não diz respeito apenas às garantias formais, inscritas nas leis, mas ao modo como as relações sociais se estruturam. A pesquisa buscou identificar os fatores explicativos da persistência dessa população em processos educacionais marcados por dificuldades e insuficiências, examinando em que medida o direito à educação vem sendo instituído no campo. O trabalho foi realizado em Baturité, Ceará, em 2005/2006, e contou com observações de aula de educação de jovens e adultos em três comunidades rurais; dinâmicas de grupo; entrevistas com sindicalistas, professores e estudantes do campo, membros de associações e técnicos governamentais. As histórias de escolarização revelam roteiros de dificuldades e destituições, mostram que a educação de jovens e adultos no campo se faz em negativo e mantém-se fora da agenda das associações, sindicato e conselhos. Conclui-se que a experiência configura mais uma destituição do direito do que sua construção e que somente políticas participativas bem estruturadas e mobilizações contundentes possibilitariam o exercício do direito à educação no campo.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio analiza como los trabajadores rurales experimentan los programas de educación que afirman, en su discurso, que se trata de un derecho, entendido como un proceso que no atañe apenas a las garantías formales, registradas en las leyes, mas al modo como las relaciones sociales se estructuran. La encuesta buscó identificar los factores de la persistencia de esa población en los procesos de educación, marcados por dificultades e insuficiencias; examinando en que medida el derecho a la educación viene siendo establecido en el campo. El trabajo fue realizado en Baturité, Ceará, en los años 2005/2006, y contó con observaciones de las clases de educación de jóvenes y adultos en tres comunidades rurales; dinámicas de grupos; entrevistas con sindicalistas, profesores y estudiantes del campo, miembros de asociaciones y técnicos del gobierno. Las historias de escolarización revelan trayectos de dificultades y destituciones, muestran que la educación de jóvenes y adultos en el campo se hace en negativo, y se mantiene fuera de la agenda de las asociaciones, sindicato y consejos. Se concluye que la experiencia configura más una destitución del derecho de que su construcción y que solamente políticas bien estructuradas y movilizaciones contundentes posibilitarían el ejercicio del derecho a la educación en el campo.

    Resumo em Inglês:

    The study analyses how rural workers experience educational programmes which they affirm in their discourse to be a right, understood as a process that does not refer solely to formal guarantees, inscribed in law, but to the way in which social relations are structured. The research sought to identify explanations for the persistence of this population in educational processes marked by difficulties and insufficiencies. It examines to what degree the right to education has been instituted in the countryside. The field work was carried out in Baturité, in the state of Ceará, in the period 2005-2006 and included: observation in adult and youth education classrooms in three rural communities, group dynamics, interviews with trade unionists, rural teachers and students, members of associations and governmental technicians. The histories of schooling reveal trajectories of difficulties and deprivation and show that adult and youth education in the countryside is poor and is not included in the agendas of associations, trade unions and councils. We conclude that the experience depicts the denial of a right rather than its construction and that only well structured participative policies and incisive mobilizations will make the exercise of the right to education in the countryside possible.
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br