Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 18, Número: 54, Publicado: 2013
  • Editorial Editorial

  • Desigualdades educacionais no espaço urbano: o caso de Teresina Artigos

    Érnica, Mauricio

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em Teresina/ PI, cujo objetivo foi apreender os mecanismos produtores de desigualdades educacionais no município. Foram identificados quatro mecanismos: a) a separação entre as redes privada e pública; b) as diferenças na oferta educacional das redes públicas estadual e municipal; c) as diferenças nos dois segmentos do ensino fundamental; d) o efeito das desigualdades socioespaciais sobre as oportunidades educacionais. Conclui-se que a diferenciação das redes de ensino, articulada a um sistema de matrículas que induz os pais a disputar entre si vagas em escolas de maior prestígio, cria um quase mercado educacional por meio do qual são produzidas desigualdades escolares. Conclui-se ainda que a concorrência entre as redes engendra mecanismos de interdependência e mútua reprodução.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada en Teresina/PI. El objetivo de dicha investigación era aprehender los mecanismos productores de desigualdades educacionales en esa municipalidad. Se identificaron cuatro mecanismos: a) la separación entre las redes privada y pública de enseñanza; b) las diferencias en la oferta educacional de las redes públicas estatal y municipal; c) las diferencias en los dos segmentos de la Enseñanza Fundamental; d) el efecto de las desigualdades socioespaciales sobre las oportunidades educacionales. Se concluye que la diferenciación de las redes de enseñanza, articulada con un sistema de matrículas que induce a los padres a disputar plazas en escuelas de más prestigio, crea un casi-mercado educacional mediante el cual se producen desigualdades escolares. Se concluye también que la competencia entre las redes crea mecanismos de interdependencia y de mutua reproducción.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of a study carried out in Teresina city, in Piauí state, aimed at understanding the mechanisms that produce educational inequalities in the municipality. Four mechanisms were identified: a) separation between the public and private school systems; b) differences in the educational supply in the state and municipal public school systems; c) differences in the two primary education segments; d) the effect of socio-spatial inequalities on educational oportunities. The conclusion reached was that, because of the differences between school systems, connected to an enrollment system that leads parents to compete with each other for spots at the most prestigious schools, an education quasi-market is created through which academic inequalities are produced. The conclusion was also reached that competition between the systems engenders mechanisms of interdependence and mutual reproduction.
  • Políticas públicas e infância: desejos e limites para a igualdade na educação Artículos

    Narodowski, Mariano

    Resumo em Português:

    O artigo descreve um cenário social com base nos conceitos de monopólio estatal sobre a educação escolar em uma sociedade democrática, escolaridade gratuita e obrigatória durante o maior tempo possível; infância como razão de Estado, aliança entre escola e família com ênfase no escolar e ciência como paradigma do que se pode ensinar. Os elementos apontam para políticas públicas para a educação fundamental que respeitam o princípio de igualdade na perspectiva do direito máximo à educação. Para que esse cenário seja possível, algumas questões serão delimitadas: o poder paterno sobre a infância, um desenvolvimento urbano mercantilizado e o direito absoluto a educar e ser educado de acordo com pautas culturais singulares. O artigo indaga sobre os motivos dessas limitações e sobre as possibilidades de a política pública manter o respeito irrestrito ao princípio de igualdade, modificando alguns dos elementos do cenário social proposto originariamente.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo describe un escenario social a partir de los conceptos de monopolio estatal sobre la educación escolar en una sociedad democrática, escolaridad gratuita y obligatoria la mayor cantidad de tiempo posible; infancia como razón de Estado, alianza escuela familia con énfasis en lo escolar y ciencia como paradigma del conocimiento enseñable. Los elementos apuntan hacia políticas públicas para la educación fundamental que respetan el principio de igualdad en el marco del máximo derecho a la educación. Para que este escenario sea posible, se delimitarán algunas cuestiones: la potestad paterna sobre la infancia, un desarrollo urbano mercantilizado y el derecho absoluto a educar y a educarse según pautas culturales singulares. El artículo indaga sobre los motivos de estas limitaciones y sobre las posibilidades de la política pública de sostener el irrestricto respeto al principio de igualdad modificando algunos de los elementos del escenario social originariamente propuesto.

    Resumo em Inglês:

    This article describes a social scenario using the concepts of state monopoly on education in a democratic society, free and compulsory education for as long as possible; childhood as a Reason of State, the alliance between schools and families with emphasis on the student and science as a paradigm of what can be taught. The elements point to public policies on primary education which respect the principle of equality from the perspective of the full right to education. For this scenario to be possible, some issues will be delineated: parental authority over childhood, commoditized urban development and absolute right to educate and be educated according to unique cultural agendas. The article inquires about the reasons for these limitations and the possibilities of public policies ensuring unrestricted respect for the principle of equality, modifying some of the elements of the social scenario originally proposed.
  • Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro Artigos

    Russo, Kelly; Araujo, Cinthia

    Resumo em Português:

    Um debate frequente e atual na sociedade brasileira é a relação entre diferenças culturais e cotidiano escolar. Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada entre 2006 e 2009, focalizando a análise sobre como professores/as identificam as diferenças presentes no espaço escolar e quais dispositivos pedagógicos mobilizam para lidar com elas. A pesquisa incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/as do ensino fundamental, cujos resultados provocaram a organização de um grupo focal em que professores de escolas públicas e privadas aprofundaram a discussão. Este texto dedica-se a apresentar alguns resultados da análise do grupo focal. Entre os aspectos em destaque, verificou-se que os processos de identificação das diferenças aparecem, em geral, relacionados a situações de desigualdade e de preconceito; e a utilização de estratégias didáticas, ora pretendem igualar, ora desejam valorizar as diferenças.

    Resumo em Espanhol:

    Un debate frecuente y actual en la sociedad brasileña es la relación entre diferencias culturales y rutina escolar. Este trabajo presenta parte de los resultados de una investigación cualitativa realizada entre 2006 y 2009, que centró el análisis en averiguar cómo los profesores identifican las diferencias presentes en el ambiente escolar y cuáles herramientas pedagógicas utilizan para tratarlas. La investigación incluyó entrevistas semiestructuradas con profesores de enseñanza fundamental, cuyos resultados llevaron a la organización de un grupo de debate en el que los profesores de escuelas públicas y privadas profundizaron la discusión. Este texto presenta algunos resultados del análisis de ese grupo. Entre los temas destacados se verificó que los procesos de identificación de las diferencias aparecen, en general, relacionados a situaciones de desigualdad y de prejuicio, y que la utilización de estrategias didácticas a veces pretende igualar y a veces desea valorizar las diferencias.

    Resumo em Inglês:

    A frequent and current debate in Brazilian society is the relationship between cultural differences and everyday school life. This article presents some results of a qualitative study carried out from 2006 to 2009, focusing on the analysis of how teachers identify differences within schools and what pedagogical devices they mobilize to deal with them. The research included semi-structured interviews with primary education teachers, the results of which led to organizing a focus group in which teachers from public and private schools deepened the discussion. This paper aims to present some results of the analysis of the focus group. Among the issues highlighted, it was found that: the processes of identifying differences are generally related to situations of inequality and prejudice; and the use of teaching strategies to face difference either intend to equalize or want to value differences.
  • Cartilha Ada e Edu: de produção regional à circulação nacional (1977-1985) Artigos

    Cardoso, Cancionila Janzkovski

    Resumo em Português:

    O texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi o de contribuir para a sistematização e socialização da história de um livro mato-grossense, mediante a investigação da produção, difusão e circulação da cartilha Ada e Edu, elaborada em 1977. A investigação se inscreve na história da alfabetização, sendo orientada por referenciais teórico-metodológicos ligados à história cultural e à história dos livros. A proposta metodológica baseou-se no circuito das comunicações, modelo proposto por Robert Darnton, para examinar o percurso da cartilha regional Nossa terra nossa gente, posteriormente transformada em cartilha Ada e Edu, editada e comercializada nacionalmente pela Editora Bloch. Foi possível reconstruir aspectos da produção e da circulação dessa cartilha no contexto mato-grossense e registrar elementos da circulação em âmbito nacional, via Programa Nacional do Livro Didático.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta los resultados de un estudio cuyo objetivo general es contribuir a la sistematización y difusión de una historia del libro de Mato Grosso, tras la investigación de la producción, difusión y circulación de la cartilla Ada e Edu, elaborada en 1977. La investigación se inscribe en la historia de la alfabetización, y se guía por las referencias teóricas y metodológicas relacionadas con la historia cultural y la historia del libro. La propuesta metodológica se basó en el circuito de las comunicaciones, modelo propuesto por Robert Darnton, para examinar la ruta de la cartilla regional Nuestra tierra nuestra gente, más tarde transformada en la cartilla Ada y Edu, editada y comercializada a nivel nacional por la Editora Bloch. Ha sido posible reconstruir aspectos de la producción y la circulación de esta cartilla en el contexto de Mato Grosso y registrar elementos de la circulación a nivel nacional, por medio del Programa Nacional do Livro Didático.

    Resumo em Inglês:

    The text presents results of a study whose main goal was to contribute to the systematization and dissemination of the history of the book of Mato Grosso state, by investigating the production, diffusion and circulation of the school primer Ada and Edu, created in 1977. The study falls into the category of history of literacy, and is guided by theoretical and methodological frameworks linked to cultural history and book history. The methodological proposal has arisen from the communications circuit, a model proposed by Robert Darnton, to examine the course of the regional school primer Nossa terra nossa gente, subsequently changed to school primer Ada and Edu, published and marketed nationwide by Editora Bloch. It was possible to reconstruct aspects of the production and circulation of that school primer in the context of Mato Grosso state and record elements of nationwide circulation through Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, National Textbook Program).
  • Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português Artigos

    Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe

    Resumo em Português:

    A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da elaboração do conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    La escritura se puede entender como un instrumento de aprendizaje en la medida que desempeña un papel importante en los procesos de adquisición, elaboración y expresión de conocimiento. El papel de la escritura en la construcción del conocimiento se puede comprender considerando centrales las características lingüísticas, los procesos cognitivos implicados, o la práctica sociocultural en la que se insiere. Teniendo por base la importancia que la escritura como herramienta de aprendizaje puede tener en el contexto escolar, se llevó a cabo un estudio con el fin de averiguar hasta qué punto esa dimensión se valora en la escuela portuguesa de educación básica. Hemos optado por dos caminos metodológicos complementarios: el análisis de libros de texto y de las respuestas al cuestionario propuesto a los profesores. Los datos han demostrado que, en el contexto escolar, el uso de la escritura se da, en la mayoría de los casos, en el cuadro de tareas que tienen como objetivo la reproducción de conocimiento y que, rara vez, se ve como una herramienta que promueve la elaboración del conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Writing may be considered a learning tool, playing a relevant role in knowledge acquisition, development and expression. The role of writing in knowledge construction can be understood focusing on linguistic features, the cognitive processes involved, or the social and cultural practice in which it occurs. Based on the relevance that writing can take in these processes in the school context, we conducted a study aimed at verifying the extent to which this dimension is valued in Portuguese schools of primary education (1st to 9th grades). We chose two complementary methodological pathways: analyzing textbooks and inquiring teachers by means of a questionnaire. The data collected show that, in the school context, writing is used particularly in tasks aimed at the reproduction of information and that only very seldom is writing viewed as a promoter of knowledge creation.
  • Demandas por qualificação profissional: Recife, segunda metade do século XIX Artigos

    Oliveira, Ramon de

    Resumo em Português:

    Analisam-se as demandas por qualificação profissional de empregadores e trabalhadores do Recife, durante a segunda metade do século XIX. Levantou-se documentação referente aos jornais recifenses da época, documentos de associações patronais na cidade, publicações de organizações de trabalhadores e documentos de governo. Conclui-se que a urbanização recifense não implicou novas exigências de profissionais, embora existisse um discurso governamental em defesa de espaços voltados à instrução profissional. A inexistência de ações de trabalhadores e do patronato voltadas à qualificação profissional pode ser explicada pela incipiente industrialização. Constatou-se que os critérios estabelecidos para a contratação não se relacionavam diretamente com a atividade a ser desenvolvida. As exigências patronais referiam-se ao sexo, à cor, à idade, à conduta moral, indicando que, se havia uma cobrança pelo saber fazer, não havia critérios específicos relacionados à profissão demandada.

    Resumo em Espanhol:

    Se han analizado las demandas por cualificación profesional de jefes y empleados de Recife, durante la segunda mitad del siglo XIX. Se ha buscado documentación concerniente a periódicos de la ciudad en la época, documentos de asociaciones patronales en la ciudad, publicaciones de organizaciones de trabajadores y documentos del gobierno. Se ha concluido que la urbanización de Recife no implicó nuevas exigencias de profesionales, aunque existiera un discurso gubernamental que defendía espacios destinados a la instrucción profesional. La inexistencia de acciones de trabajadores y del patronato volcadas a la cualificación profesional se puede explicar en base a la incipiente industrialización. Se ha constatado que los criterios definidos para los contractos no se relacionaban directamente con la actividad que se desarrollaría. Las exigencias de los directivos se referían al sexo, al color, a la edad y a la conducta moral, sugiriendo que, si había una demanda respecto al saber hacer, no había criterios específicos relativos a la profesión solicitada.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the demands for professional qualification from employers and workers in Recife, during the second half of the 19th century. We have compiled documentation related to Recife newspapers of the time; documents of employers' associations in the city, publications of workers' organizations and government documents. We have concluded that the urbanization of Recife did not result in new demands of professionals, although there was a governmental discourse in defense of spaces designed to vocational instruction. The lack of action of workers and employers aimed at vocational qualification can be explained by the incipient industrialization. It was found that the criteria for hiring were not related directly to the activity to be developed. Employers' requirements concerned sex, color, age, moral conduct, indicating that, even if there was a demand for know-how, there were not specific criteria related to profession demanded.
  • Formação para o ensino agrícola nos Centros de Treinamento de Professores e de Auxiliares Rurais (1952-1963) Artigos

    Barreiro, Iraíde Marques de Freitas

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o ensino agrícola proposto e desenvolvido pela Campanha Nacional de Educação Rural (1952-1963) nos Centros de Treinamento de Professores e de Auxiliares Rurais. São analisados os programas de ensino desses cursos publicados no volume especial, número 10, editado pela Campanha em 1961/1962. O ensino agrícola compunha a educação rural e objetivava formar professoras rurais e ampliar conhecimentos do homem do campo para fixá-lo no seu meio. Essa formação buscou suprir a falta de professores rurais, de conhecimentos agrícolas, higiene rural, fortemente orientada pela "educação dos costumes", de como portar-se à mesa e valorização do lazer racional, a par de campanhas de registro civil e casamentos, campanha das árvores, incentivo para eleger representantes às diretorias como formas de educação para a cidadania. A ausência de professoras rurais e os baixos salários denunciados desnudam as práticas de nossos atuais governantes ao desvalorizarem a profissão docente.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza la enseñanza agrícola propuesta y desarrollada por la Campaña Nacional de Educación Rural (1952-1963) en los Centros de Entrenamientos de Profesores y Auxiliares Rurales. Se analizan los programas de enseñanza de esos cursos publicados en el volumen espacial, número 10, editado por la Campaña en 1961/1962. La enseñanza agrícola componía la educación rural y tenía como objetivo formar profesoras rurales y ampliar conocimientos del hombre del campo para estabilizarlo en su medio. Esa formación buscó suplir la falta de profesores rurales, de conocimientos agrícolas, higiene rural, fuertemente orientada por la "educación de las costumbres", de como portarse a la mesa y la valoración del ocio racional, así como campañas de registro civil y casamientos, campaña de los árboles, incentivo para elegir representantes de los directorios como forma de educación para la ciudadanía. La ausencia de profesoras rurales y los bajos sueldos denunciados desnudan las prácticas de desvalorización docente de nuestros gobernantes.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes agricultural education as proposed and developed by the National Campaign for Rural Education (1952-1963) in Training Centers for Rural Teachers and Assistants. It analyzes the curricula of such courses published by the campaign in special issue, number 10 in 1961/1962. Agricultural education was a part of rural education and aimed to train rural teachers and expand the knowledge of rural men to make them remain in their environment. This training aimed to address the shortage of rural teachers, of agricultural knowledge, rural hygiene, strongly guided by the "education of manners", of how to behave at the table and by the appreciation of rational leisure, together with campaigns for civil and marriage registration, a campaign for trees, encouragement to elect representatives to boards as a means of educating for citizenship. Such lack of rural teachers and the complaints about low wages disclose the practices of our current rulers who devalue the teaching profession.
  • Política educacional para populações camponesas: da aparência à essência Artigos

    Ribeiro, Marlene

    Resumo em Português:

    O artigo trata da política educacional que se destina às populações camponesas. Visa analisar as concepções que informam a educação do campo e o Programa Escola Ativa no intuito de captar as contradições que impregnam a política de Estado para essas populações. E assim compreender as razões que explicam a reedição da Escola Nova identificada como Escola Ativa numa realidade e tempo diversos dos que lhe deram origem. Parte da aparência materializada nas estratégias do Estado explicitadas nos documentos que orientam a aplicação da Escola Ativa e da educação do campo para penetrar na essência que informa tais estratégias. As descobertas e o aprofundamento de questões resultantes desta análise poderão subsidiar pesquisadores e educadores comprometidos com a educação do campo, o que demarca a relevância do trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo trata de la política para la educación que se destina a las poblaciones campesinas. Visa analizar las concepciones que informan la educación del campo y el Programa Escuela Activa en el sentido de captar las contradicciones que impregnan la política del Estado para esas poblaciones. Y, así, comprender las razones que explican la reedición de la Escuela Nueva identificada como Escuela Activa en una realidad y tiempo que son diferentes de los que la originaron. Parte de una apariencia materializada en las estrategias del Estado explicitadas en los documentos que orientan la aplicación de la Escuela Activa y de la educación del campo para penetrar en la esencia que informa tales estrategias. Las revelaciones y ampliación de cuestiones resultantes de este análisis podrán subsidiar investigadores y educadores comprometidos con la educación del campo, confirmando así la relevancia del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the education policy that is intended for rural populations. It aims to analyze the concepts that inform rural education and the Active School Program in order to capture the contradictions that pervade the State policy for these populations. And through that, understand the reasons why the New School, identified as Active School, was reissued into a reality and time other than those from which it originated. The article starts from the appearance materialized in the State strategies, which are made explicit in the documents that guide the implementation of the Active School and rural education, and aims to penetrate the essence that informs such strategies. The discoveries and exploration of issues that may result from this analysis might be useful for researchers and educators committed to rural education, and state the relevance of this work.
  • O financiamento da educação de jovens e adultos em municípios mineiros no período de 1996 a 2006: até quando migalhas? Artigos

    Volpe, Geruza Cristina Meirelles

    Resumo em Português:

    O presente texto problematiza o financiamento da educação de jovens e adultos (EJA) como direito, no interregno 1996 a 2006. Nele, focaliza-se o estudo empírico de Minas Gerais e de uma amostra de 24 municípios mineiros, perscrutada nas condições de oferta de sua rede municipal de ensino, na sua capacidade financeira e no seu gasto público em educação (de jovens e adultos). Compreende- -se que o objeto investigado relaciona-se às diretrizes de: a) descentralização do financiamento e dos serviços educacionais, vinculada à questão federativa, à divisão de responsabilidades dos entes federados e à municipalização via política de fundos para seu financiamento; b) focalização, no fundamental regular, bem como dos beneficiários dos programas (os mais jovens e pobres); e c) privatização, traduzida em parcerias e apelo ao espírito voluntarioso da sociedade civil. Conclui-se que o financiamento da EJA é dimensão nevrálgica ainda não concretizada na democratização do Estado brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    El texto discute el financiamiento de la educación de jóvenes y adultos (EJA) como un derecho, en el periodo de 1996 a 2006. La discusión se centra en un estudio empírico sobre el Estado de Minas Gerais y de una muestra de 24 municipios, examinada cuidadosamente en las condiciones de oferta de su red municipal de escuelas, en su capacidad financiera y en su gasto público en educación (de jóvenes y adultos). El objeto de estudio está relacionado con las directrices: a) descentralización del financiamiento y de los servicios, vinculada a la organización federativa, a la asignación de competencias y a la municipalización de la Educación vía política de Fondos, b) centralización en la primaria regular así como en los beneficiarios (los más jóvenes y pobres), y c) privatización, que se expresa en las asociaciones, y en la convocatoria al espíritu voluntario de la sociedad civil. Se concluye que el financiamiento de la EJA es una dimensión central todavía no realizada de la democratización de Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the funding of the education of young people and adults as a fundamental right, from 1996 to 2006. It focuses on the empirical study of Minas Gerais State and that of a sample of 24 municipalities, their availability of municipal schools, funding capacity and public spending on the education of young people and adults. The study object relates to the guidelines for: a) the decentralization of educational funding and services, attached to the federative issue, to the division of responsibilities of subnational governments and to the municipalization of education through fund policy; b) focus on regular primary education, as well as on its beneficiaries (the younger and the poorer); and c) privatization, expressed in the form of partnerships as well as the request to the voluntary spirit of civil society. We conclude that the funding for the Education of Young People and Adults is a dimension of the democratization of Brazil that has not been implemented.
  • Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado Artigos

    Rummert, Sonia Maria; Algebaile, Eveline; Ventura, Jaqueline

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é explicitar o efetivo sentido e o caráter funcional do compósito constituído, na atualidade brasileira, por expressivo conjunto de iniciativas voltadas para a educação e a formação da classe trabalhadora. Para atingir o objetivo proposto, apresentamos considerações acerca dos conceitos de capital-imperialismo e de desenvolvimento desigual e combinado, bem como de suas expressões no Brasil e, em particular, na educação e formação da classe trabalhadora. Procura-se, assim, evidenciar como no cenário do capital-imperialismo subalterno são gestadas novas formas de destituição do direito de acesso universal ao conhecimento científico e tecnológico. Finalmente, abordamos o conjunto de programas e ações empreendidos pelo governo federal, a partir da década de 1990, apresentando-os reunidos segundo características que identificamos portadoras de similitudes.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este artículo es explicitar el efecto de sentido y el carácter funcional de la composición constituida hoy, en Brasil, por el expresivo conjunto de iniciativas dirigidas a la educación y formación de la clase trabajadora. Para alcanzar los fines del análisis propuesto, presentamos consideraciones respecto a los conceptos de capital-imperialismo y desarrollo desigual y combinado, así como de sus expresiones en Brasil y, particularmente, en la educación y formación de la clase trabajadora. De esa manera, se intenta evidenciar cómo se gestan, en el escenario del capital-imperialismo subalterno, nuevas formas de destitución del derecho al acceso universal al conocimiento científico y tecnológico. Finalmente, examinamos el conjunto de programas y acciones emprendidas por el gobierno federal, desde la década de 1990, y los presentamos reunidos de acuerdo a las características identificadas como portadoras de similitudes.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to make explicit the actual meaning and the functional character of the composite constituted by an expressive set of initiatives for education and the training of the working class in Brazil today. To reach that goal, we present considerations about the concepts of capital-imperialism and uneven and combined development, as well as their expressions in Brazil, especially in the education and training of the working class. Thus, we seek to evidence how new forms of removal of the right to universal access to scientific and technological knowledge are generated in the scenario of subaltern capital-imperialism. Finally, we address the set of programs and actions undertaken by the federal government since the 1990s, which we have assembled according to their similarities.
  • Tecnologias gerenciais, educação e capital Artigos

    Mueller, Rafael Rodrigo

    Resumo em Português:

    O objetivo de nosso artigo é analisar as tecnologias gerenciais e sua relação histórica com a educação. Para tanto, torna-se imprescindível verificarmos a relação existente entre os métodos e técnicas de treinamento desenvolvidos nos Estados Unidos por Charles Allen, em 1919, que foram intensificados com base no que ficou conhecido como "treinamento dentro da indústria" ou Training Within Industry (TWI), em 1940, e evoluíram após a Segunda Guerra Mundial, e o que se caracterizou como "gerenciamento japonês", quando finalmente fundamentaram-se como um elemento-chave do sistema Toyota de produção (STP). O caráter ideológico que perpassa e é característico das tecnologias gerenciais foi verificado por intermédio da relação de tal manifestação de tecnologia com os ideais educacionais presentes tanto no discurso de managers como nas recomendações dos órgãos multilaterais e suas determinações voltadas à educação nas últimas três décadas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de nuestro trabajo es analizar las tecnologías de gestión y su relación histórica con la educación. Para ello, es esencial verificar la relación entre los métodos y técnicas de formación desarrollados en los Estados Unidos por Charles Allen en 1919, que se intensificaron a partir de lo que se conoce como "Formación en la Industria" o de Formación Dentro de la Industria (FDI) en 1940, y evolucionaron después de la Segunda Guerra Mundial, y lo que se caracterizó como "gestión japonesa", cuando por fin se establecieron como un elemento clave del "Sistema de Producción Toyota" (SPT). El carácter ideológico presente que es característico de las tecnologías de gestión ha sido verificado a través de la relación de esas expresiones de la tecnología con los ideales educativos que se expresan tanto en el discurso de los managers como de las recomendaciones de los organismos multilaterales y sus determinaciones relacionadas con la educación en las últimas tres décadas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of our study is to analyze management technologies and their historical relationship with education. To this end, it is essential to verify the relationship between the training methods and techniques developed in the United States by Charles Allen in 1919, which were intensified from what became known as Training Within Industry (TWI) in 1940, and evolved after the Second World War, as well as what was characterized as "Japanese management", when they finally became a key element of the Toyota Production System (TPS). The ideological character that pervades and characterizes management technologies has been verified through the relationship of such expressions of technology with the educational ideals present in both the discourse of managers and the recommendations of multilateral agencies and their guidelines regarding education in the last three decades.
  • A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas Artigos

    Carvalho, Cristina Helena Almeida de

    Resumo em Português:

    O artigo analisa o fenômeno recente de mercantilização da educação superior brasileira, por meio do crescimento das IES lucrativas e da adoção de estratégias de mercado na direção da financeirização, oligopolização e internacionalização. Seguindo a tendência internacional, além das táticas adotadas para atrair a demanda, houve transformações no âmbito dos negócios. Destacam-se a profissionalização da gestão e a transfiguração de universidades e centros universitários em conglomerados ou holdings. Outra estratégia consiste na venda parcial dos estabelecimentos nacionais ao capital estrangeiro, tanto por meio das aquisições realizadas por fundos private equity como pela abertura de capital das empresas educacionais na bolsa de valores (IPOs). Conclui-se que o processo de mercantilização é elemento central na análise dos limites e das possibilidades da política pública educacional, e, ao mesmo tempo, mostra-se incompatível com os princípios que norteiam o processo educativo.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza el reciente fenómeno de la mercantilización de la educación superior brasileña, mediante el crecimiento de las IES lucrativas y la adopción de estrategias de mercado en la dirección de la financialización, la oligopolización y la internacionalización. Siguiendo la tendencia internacional, además de las tácticas adoptadas para atraer a la demanda, se han producido cambios dentro de la empresa. Sobresalen la profesionalización de la gestión y la transfiguración de las universidades y los Centros Universitarios en conglomerados o holdings. Otra estrategia consiste en la venta parcial de las instituciones nacionales al capital extranjero, tanto a través de adquisiciones por fondos de private equity como por la apertura de capital de las empresas educativas en bolsa (IPO). Se concluye que el proceso de mercantilización es el elemento central en el análisis de los límites y posibilidades de la política pública educativa, y, al mismo tiempo se muestra incompatible con los principios que guían el proceso educativo.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the recent phenomenon of commodification of Brazilian higher education, through the growth of for-profit Higher Education Institutes and the adoption of market strategies in the direction of financialization, oligopolization and internationalization. Following the international trend, in addition to the tactics adopted to attract demand, there have been changes within the business. Noteworthy are the professionalization of management and the transfiguration of universities and university centers into conglomerates or holding companies. Another strategy involves the partial sale of domestic institutions to foreign capital, both through acquisitions by private equity funds and through the IPO of education companies on the stock market. We conclude that the process of commodification is the central element in analyzing the limits and possibilities of public education policy and, at the same time, it is incompatible with the principles that guide the educational process.
  • Pela democracia dos sistemas de avaliação da produção acadêmica: convergências de estudiosos latino-americanos e europeus Espaço Aberto

    Montiel, Aimée Vega

    Resumo em Português:

    O presente texto é transcrição de conferência proferida, em 2011, no encontro anual da Europeean Comunication Research and Education Association (ECREA), que coloca em pauta os efeitos da supremacia dos pesquisadores do Norte sobre os pesquisadores do Sul no contexto da avaliação da qualidade da produção acadêmica. Embora sejam reconhecidas as especificidades locais e regionais, assim como a necessidade de adoção de diferentes metodologias e instrumentos de pesquisa para o estudo de problemas distintos, em contextos sociais diversos, a produção acadêmica dos estudiosos latino-americanos segue sendo submetida a padrões definidos em outras latitudes do mundo. Argumenta-se que a supremacia científica dos pesquisadores do Norte deve-se, fundamentalmente, à supremacia do inglês no sistema acadêmico internacional, a qual limita as possibilidades de disseminação do conhecimento em outras línguas.

    Resumo em Espanhol:

    El presente texto es la transcripción de una conferencia pronunciada en 2011, en el encuentro anual de la Europeean Comunication Research and Education Association (ECREA), que plantea la discusión sobre los efectos de la supremacía de los investigadores del norte sobre los investigadores del sur en el contexto de la evaluación de la calidad de la producción académica. Aunque se reconozcan las especificidades locales y regionales, así como la necesidad de adopción de diferentes metodologías e instrumentos de investigación para el estudio de problemas distintos, en contextos sociales distintos, la producción académica de los estudiosos latinoamericanos sigue siendo sometida a patrones definidos en otras latitudes del mundo. Se argumenta que la supremacía científica de los investigadores del norte se debe, fundamentalmente, a la supremacía del inglés en el sistema académico internacional, que limita las posibilidades de diseminación del conocimiento en otras lenguas.

    Resumo em Inglês:

    This text is a transcript of a lecture given in 2011, at the annual meeting of the European Communication Research and Education Association (ECREA). Such lecture discusses the effects of the supremacy of the researchers from the North over the researchers from the South in the assessment of the quality of academic production. Local and regional specificities are recognized, as well as the need to adopt different methodologies and research tools for the study of different problems in different social contexts. However, the academic production of Latin American scholars remains subjected to standards set in other latitudes of the world. It is argued that the fundamental reason for the scientific supremacy of researchers from the North is the supremacy of the English language in the international academic system, which limits the possibilities of knowledge dissemination in other languages.
  • Resenha

    Nascimento, Raimundo Nonato Ferreira do
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br