ABSTRACT:
This article aimed to propose a training instruction program for regular schoolteachers involved with a non-verbal student with Autism Spectrum Disorder (ASD) on the use of their Alternative Communication system and to verify the effects on their participation during class time and school activities. The type AB study took place in a municipal Elementary School in a neighborhood on the west side of a medium-sized city in the state of São Paulo, Brazil. A 10-year-old student with ASD and user of an Alternative Communication Program, called Adapted PECS, and four common schoolteachers participated. The frequencies of student/teacher communicative interactions with and without Alternative Communication (AC) were collected during the regular classes. The intervention using the resource followed Incidental Teaching strategies to leverage natural communicative situations in the observed contexts that provided direct engagement between the student and the participating teachers using AC. The results indicated a decrease in student behavior disorders and positive changes in teachers as interlocutors. It is considered that the study achieved the objective and presents an account on how it is possible to favor the performance of teachers working with students with ASD by appropriating knowledge about AC.
KEYWORDS:
Special Education; Alternative Communication; ASD; Training
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Nota de acessibilidade: Fluxograma vertical com quatro etapas. Cada uma delas representada, à esquerda, por uma seta azul larga, apontada para baixo acoplada a uma caixa de texto retangular. A primeira etapa compreende a “Disponibilização do recurso comunicativo ao aluno (álbum PECS-Adaptado)”. A segunda, se refere a “Situações comunicativas incidentais conforme o contexto nos ambientes escolares observados”. Utilização imediata do recurso nessas situações: aluno/professor; professor/aluno. Atuação por modelagem com o aluno por meio do recurso álbum (Fase 4). Em seguida, dicas verbais por parte do pesquisador com os professores enquanto estes dialogam com o aluno valendo-se do álbum”. A terceira etapa, aponta “Feedback imediato durante as situações incidentais”. Geração de novas situações comunicativas espontâneas. Liberdade para continuação de utilização ou não do recurso por parte do aluno e do professor durante essas novas situações”. A última etapa indica: “Se utilizado o recurso, novos feedbacks imediatos quando necessários”.
Nota de acessibilidade-. Quadro dividido em 10 colunas. A primeira, com o nome do Professor Ricardo no topo, apresenta os Quesitos. Da segunda à nona coluna, os “Número de Sessões” divididas em “Linha de Base” (da primeira à quarta) e “Intervenções” (da quinta à oitava sessão). A última coluna é ilustrada com os gráficos correspondentes. A primeira linha de dados, sob o título “QUESITOS (N° de ocorrências por Sessão)”, refere-se ao quesito “Dá instruções ao aluno” e apresenta, na Linha de Base, os seguintes valores por sessão: na primeira, 5; na segunda, terceira e quarta, 4. Em relação às Intervenções: na quinta sessão, 7; na sexta e na oitava, 5 e na sétima, 6. Na segunda linha, no quesito, “Incentiva comunicação do aluno”, na Linha de Base observa-se os seguintes resultados: na primeira sessão, 3; na segunda, 0; na terceira e na quarta, 1. No que tange às Intervenções, na quinta e na sexta, 7; na sétima e oitava, 5. A coluna “Gráfico” mostra quatro gráficos de linha separados por uma linha vertical pontilhada. O primeiro, de linha de base, começa alto, desce um pouco e mantém-se constante; o segundo, de intervenção, começa alto, desce e oscila; ambos correspondentes ao quesito “Dá instruções ao aluno”. O terceiro, de linha de base, começa baixo, desce para zero e sobe um pouco e, o quarto, de intervenção, começa no alto e desce pouco, mantendo-se constante; ambos correspondentes ao quesito “Incentiva comunicação do aluno”.
Nota de acessibilidade: Quadro dividido em 10 colunas. A primeira, com o nome do Professor André no topo, apresenta os Quesitos. Da segunda à nona coluna, os “Número de Sessões” divididas em “Linha de Base” (da primeira à quarta) e “Intervenções” (da quinta à oitava sessão). A última coluna, é ilustrada com os gráficos correspondentes. A primeira linha de dados, sob o título “QUESITOS (N° de ocorrências por Sessão)”, refere-se ao quesito “Dá instruções ao aluno” e apresenta, na Linha de Base, os seguintes valores por sessão: na primeira, terceira e quarta, 0; na segunda, 1. Em relação às Intervenções: na quinta sessão, 5; na sexta, 7 e na sétima e oitava, 6. Na segunda linha, no quesito, “Incentiva comunicação do aluno”, na Linha de Base observa-se o resultado 0 em todas as sessões. No que tange às Intervenções, na quinta e na sexta, 7; na sétima e oitava, 5. A coluna “Gráfico” mostra quatro gráficos de linha separados por uma linha vertical pontilhada. O primeiro, de linha de base, começa baixo e mantém-se constante com pequenas oscilações e o segundo, de intervenção, mantém-se no alto, ambos correspondentes ao quesito “Dá instruções ao aluno”. O terceiro, de linha de base, mantém-se reto, sem nenhuma sessão representada e, o quarto, de intervenção, começa no alto e sofre pequena queda; ambos correspondentes ao quesito “Incentiva comunicação do aluno”.
Nota de acessibilidade: Quadro dividido em 10 colunas. A primeira, com o nome da Professora Mara no topo, apresenta os Quesitos. Da segunda à nona coluna, os “Número de Sessões” divididas em “Linha de Base” (da primeira à quarta) e “Intervenções” (da quinta à oitava sessão). A última coluna, é ilustrada com os gráficos correspondentes. A primeira linha de dados, sob o título “QUESITOS (Nº de ocorrências por Sessão)”, é “Dá instruções ao aluno” e apresenta, na Linha de Base, os seguintes valores por sessão: na primeira, 2; na segunda, 6; na terceira, 5 ena quarta, 7. Em relação à Intervenção: na quinta sessão, 10; na sexta e na sétima, 11 e na oitava, 16. Na segunda linha, no quesito, “Feedback Corretivo”, na Linha de Base, nas duas primeiras sessões, 3; nas duas seguintes, 4 e 5, respectivamente. No que tange à Intervenção, as quatro sessões apresentam, em sequência, os valores de 7 a 10. Na última linha, quesito: “Feedback Motivador”, na Linha de Base, a primeira, segunda e quarta sessões apresentam valor 1; a terceira, 2. Já em relação à Intervenção, a primeira sessão, 9; as duas seguintes, Ilea quarta, 13. A coluna “Gráfico” mostra 6 gráficos de linha separados por uma linha vertical pontilhada. O primeiro, de linha de base, começa baixo, sobe, mantém-se e sobe outra vez; o segundo, de intervenção, começa no alto e sobe mais um pouco; ambos correspondentes ao quesito “Dá instruções ao aluno”. O terceiro gráfico, de linha de base, começa baixo e sobe; e, o quarto, de intervenção sobe linearmente; ambos correspondentes ao quesito “Feedback Corretivo”. O quinto gráfico, de linha de base, começa baixo, oscila e mantém-se baixo e o sexto, de intervenção, começa no alto e sobe um pouco mais; ambos referentes ao quesito “Feedback Motivador”.
Nota de acessibilidade: Quadro dividido em 10 colunas. A primeira, com o nome da Professora Luciana no topo, apresenta os Quesitos. Da segunda à nona coluna, os “Número de Sessões” divididas em “Linha de Base” (da primeira à quarta) e “Intervenções” (da quinta à oitava sessão). A última coluna, é ilustrada com os gráficos referentes aos quesitos. A terceira, é ilustrada com os gráficos correspondentes. A primeira linha de dados, sob o título “QUESITOS (N° de ocorrências por Sessão)”, refere-se ao quesito “Dá instruções ao aluno” e apresenta, na Linha de Base, os seguintes valores por sessão: na primeira, 2; na segunda e quarta, 4 e na terceira, 5. Em relação à Intervenção: as quatro sessões apresentam os seguintes valores: 12, 11, 13 e 14. Na segunda linha, no quesito, “Incentiva comunicação do aluno”, na Linha de Base observa-se 1 nas duas primeiras e 0, nas seguintes. No que tange à Intervenção, 9, 10, 9 e 11. A coluna “Gráfico” mostra quatro gráficos de linha separados por uma linha vertical pontilhada. O primeiro, de linha de base, começa baixo e faz uma curva descendente e, o segundo, de intervenção, começa no alto, desce um pouco e volta a subir, ambos correspondentes ao quesito “Dá instruções ao aluno”. O terceiro, de linha de base, começa baixo e desce mais e, o quarto, de intervenção, começa alto, oscila e sobe novamente, ambos correspondentes ao quesito “Incentiva comunicação do aluno”.