Open-access LEITORES DE TELA E ACESSIBILIDADE: AVALIAÇÃO HEURÍSTICA NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL1

SCREEN READERS AND ACCESSIBILITY: HEURISTIC EVALUATION IN THE BRAZILIAN JOURNAL OF SPECIAL EDUCATION

RESUMO

A legislação brasileira garante acesso à informação a todos, preconizando linguagens e tecnologias acessíveis. Artigos científicos de todas as áreas do conhecimento têm sido publicados em periódicos com pouca ou nenhuma diretriz de acessibilidade para escrita, submissão, revisão e difusão. Além disso, as plataformas de indexação têm apresentado barreiras de usabilidade e navegabilidade. Considerando as demandas de pessoas com deficiência visual e demais usuários de leitores de tela, esta pesquisa objetivou identificar e analisar a acessibilidade para esses usuários em artigos científicos de um periódico da área da Educação Especial, com enfoque em elementos imagéticos e de usabilidade. A pesquisa é documental descritiva, com avaliação heurística das versões em Linguagem de Marcação de HiperTexto (HTML) - e em Formato de Documento Portátil (PDF) de oito artigos que compõem o volume 28, de 2022, da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), indexada no Scientific Electronic Library Online (SciELO). A aplicação de sete heurísticas de acessibilidade e usabilidade resultou em oito erros para HTML e sete erros para PDF, sugerindo a necessidade de adequações nas políticas editoriais de periódicos científicos, bem como das plataformas eletrônicas de indexação, prevendo-se abordagens práticas de acessibilidade para avaliação, revisão, diagramação e difusão do conhecimento científico.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação Especial; Acessibilidade; Produção científica.

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