RESUMO
Escutar a voz dos alunos é essencial para promover práticas educativas inclusivas, desenvolver profissionalmente os professores e melhorar a qualidade do ensino. Embora esta abordagem seja discutida há mais de duas décadas, continua a não ser amplamente adotada como parte integrante da inclusão escolar. Neste contexto, este estudo realizou uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), com base em artigos científicos publicados entre 2020 e 2024, disponíveis nas bases de dados ERIC e b-on, e em outras fontes citadas, com o objetivo de compreender a relevância de uma abordagem centrada nos alunos - na qual as suas vozes são escutadas e consideradas - para a promoção de processos de inclusão bem-sucedidos no Ensino Básico e para o incentivo a práticas pedagógicas mais inclusivas. Procurou-se ainda identificar os principais desafios enfrentados pelas escolas e pelos professores na incorporação desta abordagem. Os resultados destacam que esta abordagem promove competências nos alunos - autonomia, pensamento crítico, comunicação e relações interpessoais - além de favorecer o desenvolvimento profissional docente e a construção de comunidades educativas mais democráticas. Contudo, persistem desafios, como crenças e práticas enraizadas, a necessidade de reconfiguração dos papéis tradicionalmente atribuídos a professores e alunos, bem como de formação contínua e de acompanhamento adequado dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE:
Voz dos alunos; Inclusão educativa; Desenvolvimento profissional dos professores; Práticas pedagógicas inclusivas; Revisão Integrativa da Literatura.
Thumbnail
Nota de Acessibilidade (audiodescrição). Dentro de um quadrado, Fluxograma vertical composto por caixas de texto retangulares conectadas por setas largas. Distribuídas verticalmente à esquerda, as quatro etapas para a seleção dos artigos para RIL: Etapa 1 - Identificação, Etapa 2 - Seleção, Etapa 3 - Elegibilidade e Etapa 4 - Inclusão. Na primeira etapa foram identificados 21 Artigos através de bases de dados: 8 da ERIC e 13 da b-on e 5 Artigos identificados através de outros métodos, a partir da busca por citações. Na segunda etapa, dos artigos identificados em bases de dados, 6 foram excluídos pela leitura do título, do resumo e atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. Na etapa 3, foram lidos 15 artigos extraídos das bases de dados e 5 dos que foram extraídos por outros métodos. Na última etapa, 9 artigos foram incluídos na revisão.