Open-access ESCUTA ATIVA DA VOZ DOS ALUNOS: UM CAMINHO PARA A INCLUSãO E INOVAçãO PEDAGóGICA1

ACTIVE LISTENING TO STUDENT VOICES: A PATHWAY TO INCLUSION AND PEDAGOGICAL INNOVATION

RESUMO

Escutar a voz dos alunos é essencial para promover práticas educativas inclusivas, desenvolver profissionalmente os professores e melhorar a qualidade do ensino. Embora esta abordagem seja discutida há mais de duas décadas, continua a não ser amplamente adotada como parte integrante da inclusão escolar. Neste contexto, este estudo realizou uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), com base em artigos científicos publicados entre 2020 e 2024, disponíveis nas bases de dados ERIC e b-on, e em outras fontes citadas, com o objetivo de compreender a relevância de uma abordagem centrada nos alunos - na qual as suas vozes são escutadas e consideradas - para a promoção de processos de inclusão bem-sucedidos no Ensino Básico e para o incentivo a práticas pedagógicas mais inclusivas. Procurou-se ainda identificar os principais desafios enfrentados pelas escolas e pelos professores na incorporação desta abordagem. Os resultados destacam que esta abordagem promove competências nos alunos - autonomia, pensamento crítico, comunicação e relações interpessoais - além de favorecer o desenvolvimento profissional docente e a construção de comunidades educativas mais democráticas. Contudo, persistem desafios, como crenças e práticas enraizadas, a necessidade de reconfiguração dos papéis tradicionalmente atribuídos a professores e alunos, bem como de formação contínua e de acompanhamento adequado dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE:
Voz dos alunos; Inclusão educativa; Desenvolvimento profissional dos professores; Práticas pedagógicas inclusivas; Revisão Integrativa da Literatura.

location_on
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. General Rondon, 1799, Centro, Zip Code: 79331-030 - Corumbá - MS - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro