Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Editorial

Prezados leitores e sócios da ABPEE, com o presente número fechamos o volume 14, de 2008, da Revista Brasileira de Educação Especial.

O número 3 apresenta 10 artigos, sendo dois ensaios, sete relatos de pesquisa e um artigo de revisão da literatura.

Dois manuscritos compõem a seção ensaios. No primeiro, que aborda a Síndrome de Gilles de La Tourette, os autores descrevem as implicações desse quadro no contexto escolar. O segundo, advindo da Espanha, a autora tece considerações sobre o conceito de dificuldade de aprendizagem sob uma perspectiva sociocultural.

Sete artigos referem-se a relatos de pesquisa. Os temas são diversos, mas é possível encontrar a palavra chave "inclusão", que perpassa pelas pesquisas. Três dos artigos possuem características de pesquisa descritiva e avaliativa. Um deles trata da avaliação da prática profissional de duas professoras e seus alunos com autismo em classes de educação infantil. Por meio de entrevista e de uma escala de avaliação, cujo enfoque é a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada, os autores apresentam um interessante trabalho que pode ser realizado em sala de aula. Outro artigo, que se refere à área da surdez, os autores, a partir de uma abordagem bilíngüe, exploram as esferas simbólicas da linguagem - gesto, desenho, narrativa e escrita - concomitante à língua de sinais no desenvolvimento de linguagem da criança surda e tecem considerações sobre a construção de conhecimento. O terceiro estudo, de caráter descritivo, teve como objetivo identificar o perfil de professores de ensino regular, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, que tinham alunos com deficiências matriculados em suas salas de aula, bem como o perfil da clientela atendida por estes professores. Por meio de um questionário, foram coletadas informações de 68 participantes, que indicaram a clientela atendida, a formação para atuação com alunos com deficiência, tempo de experiência, dentre outros dados.

Do conjunto dos sete artigos de pesquisa, outros três apresentam características de pesquisa aplicada. O primeiro deles demonstra como os conhecimentos da pesquisa com licenciandos e discentes com deficiência visual, sobre aulas de óptica, podem fornecer importantes considerações sobre o tipo de linguagem utilizada como uma alternativa para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. O segundo aborda o tema distrofia muscular e apresenta uma pesquisa com enfoque colaborativo entre profissionais da fisioterapia, família e escola. As ações abrangeram adaptação da mobília escolar, materiais e recursos de baixa tecnologia para uso dos alunos com Distrofia Muscular de Duchenne e orientações às professoras participantes e aos pais. Um terceiro artigo descreve e discute a proposta de um novo layout de teclado projetado especialmente para uma prancha de comunicação alternativa com acionamento mecânico e remoto, para ser utilizado por portadores de paralisia cerebral com capacidade cognitiva preservada.

Ainda na seção relato de pesquisa, é apresentada uma análise documental sobre "os efeitos de sentido que são produzidos no discurso da legislação brasileira considerando as estruturas lingüísticas e discursivas nas formas de nomeação do sujeito deficiente".

A última seção da revista, que se refere a Revisão da Literatura, apresenta um artigo acerca da inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Os oito artigos encontrados e analisados, provenientes, na maioria, de relatos de experiência, indicaram fatores que colaboraram ou dificultaram o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino.

A revista ainda traz duas resenhas dos livros: 1) Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar, organizado por Rosana Glat. Rio de janeiro: 7 letras, 2007; 2) Cook & Hussey's Assistive Tecchologies: principles and practices, de autoria de Albert M. Cook e Jan Miller Polgar, terceira edição, St. Louis: Mosby Elsevier, 2008.

Comitê Editorial deste número

Eduardo José Manzini

Maria Amélia Almeida

Soraia Napoleão Freitas

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Maria Cristina Marquezine

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Mar 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com