RESUMO:
Este estudo objetivou investigar as propostas de intervenção e/ou estimulação da consciência fonológica voltadas a pessoas com deficiência intelectual (DI) presentes na literatura científica, assim como apresentar dados referentes à sua eficácia. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Education Resources Information Center (ERIC), Public/Publisher MEDLINE (PubMed), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizadas palavras-chave em português e inglês, e não houve restrição de período de busca. Quatro trabalhos atenderam aos critérios de elegibilidade. Em geral, as análises dos relatos da literatura científica apontaram que a habilidade de consciência fonológica se mostrou alterada. Todas as propostas de estimulação/intervenção se mostraram positivas quanto à viabilidade, aplicabilidade e eficácia. Chama atenção a variabilidade das práticas propostas em um número restrito de publicações, a saber: utilização de um software de alfabetização fonêmica, atividades pedagógicas e adaptações curriculares. Sugere-se a ampliação dessa revisão integrativa sobre o tema com o acréscimo dos descritores: deficiência mental (português), intellectual disability e mental disorder (inglês), de forma a aumentar a probabilidade de encontrar estudos mais antigos, quando esses termos eram utilizados.
PALAVRAS-CHAVE:
Deficiência intelectual; Aprendizagem; Alfabetização; Consciência fonológica