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1948
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Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) |
Estabelece que todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição (Organização das Nações Unidas [ONU], 1948, art. 1º). |
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1988
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Constituição Federal do Brasil (CF) |
Estabelece que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” (CF, 1988, art. 5°). |
| 1990 |
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 |
É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. § 1º A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado (Lei nº 8.069, 1990, art. 11). |
| 1996 |
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 |
O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino (Lei nº 9.394, 1996, art. 4°). |
| 2007 |
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência |
O propósito da presente Convenção é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente (Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007, p. 16). |
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2010
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Parecer n° 7, de 7 de abril de 2010, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica (CNE/CEB) - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. |
Cuidar e educar significa compreender que o direito à educação parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana. Trata-se de considerar o cuidado no sentido profundo do que seja acolhimento de todos - crianças, adolescentes, jovens e adultos - com respeito e, com atenção adequada, de estudantes com deficiência, jovens e adultos defasados na relação idade-escolaridade, indígenas, afrodescendentes, quilombolas e povos do campo (Parecer n° 7, 2010, p. 12). |
| 2011 |
Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado |
Trata sobre a Educação Especial e as normatizações sobre o Atendimento Educacional Especializado (Decreto nº 7.611, 2011). |
| 2012 |
Lei no 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista |
Estabelece proteção para as pessoas com espectro autista (TEA) (Lei no 12.764, 2012). |
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Ano
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Principais leis e documentos que tratam sobre inclusão de pessoas com deficiências ou transtornos
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Objetivos
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| 2014 |
Plano Nacional de Educação (PNE) Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 |
Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao Atendimento Educacional Especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados (Lei nº 13.005, 2014, meta 4). |
| 2015 |
Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência |
Foi criada para garantir que pessoas com deficiência possam exercer seus direitos e liberdades fundamentais em condições de igualdade, visando à sua inclusão social e cidadania (Lei n° 13.146, 2015). |
| 2019 |
Lei no 13.861, de 18 de julho de 2019 - Alterou a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 |
Altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao Transtorno do Espectro Autista nos censos demográficos (Lei no 13.861, 2019). |