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Atitudes em Relação às Pessoas com Deficiência: uma Revisão Sistemática da Literatura2 2 Este trabalho foi desenvolvido no ambito do projeto de investigacao ACTION - POCI-01-0145-FEDER-030376 -, financiado pelo FEDER, por meio do COMPETE2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalizacao (POCI), e por fundos nacionais (OE), por intermedio da FCT/MCTES.

RESUMO:

A área de investigação do turismo acessível (TA) apresenta uma tendência de crescimento. Contudo, a maioria dos estudos foca-se na acessibilidade física, havendo poucos que analisem as atitudes dos estudantes e profissionais desse setor relativamente às pessoas com deficiência (PcD). Assim sendo, esta revisão tem como objetivo analisar os trabalhos efetuados em outras áreas científicas sobre as atitudes relativamente às PcD. Pretende-se mapear metodologias, instrumentos de medição e principais variáveis e fatores associados às atitudes, para promover a sua inclusão na sociedade. Realizaram-se pesquisas na Scopus, tendo-se obtido 492 registos. Destes, foram selecionados 96 artigos para análise. Os resultados evidenciam que a avaliação das atitudes relativamente às PcD é uma temática de grande relevância em várias áreas científicas. Os estudos utilizam diversos instrumentos para medir essas atitudes. As experiências anteriores, qualidade e frequência do contato com PcD e conhecimento acerca da deficiência têm influência nas atitudes. Contudo, os resultados divergem na influência do perfil sociodemográfico nas atitudes face às PcD. Existe tendência para o recurso a metodologias quantitativas utilizando, como instrumento de recolha de dados, o questionário. O artigo termina identificando áreas de investigação relevantes para o aumento do conhecimento dos fatores que influenciam essas atitudes e, consequentemente, para o desenvolvimento do TA.

PALAVRAS-CHAVE:
Turismo acessível; Escala de atitudes; Pessoas com deficiência; Determinantes das atitudes; Revisão bibliográfica

ABSTRACT:

The investigation area of accessible tourism (AT) has a growing trend. However, most studies focus on physical accessibility, and only a few analyse the attitudes of students and professionals in this sector towards people with disabilities (PwD). This review aims to analyse the work carried out in other scientific areas on attitudes towards PwD. It is intended to map methodologies, measurement instruments and main variables and factors related with attitudes, to promote their inclusion in society. Research was carried out at Scopus and 492 records were obtained. Of these, 96 articles were selected for analysis. Results show that the assessment of attitudes towards PwD is a topic of great relevance in several scientific areas. Studies use several instruments to measure these attitudes. Previous experiences, quality, and frequency of contact with PwD and knowledge about disability have an influence on attitudes. However, results differ in the influence of the sociodemographic profile on attitudes towards PwD. There is a trend towards the use of quantitative methodologies, using the questionnaire as a tool for data collection. The article ends by identifying areas of research relevant to the increasing knowledge of the factors that influence these attitudes and, consequently, to the development of AT.

KEYWORDS:
Accessible tourism; Attitudes scale; People with disabilities; Determinants of attitudes; Literature review

1 Introdução

O conceito de turismo acessível diz respeito ao processo colaborativo estabelecido entre os mais diversos atores do sistema turístico, com o objetivo de promover a adaptação da oferta turística a todos os turistas, de acordo com as suas necessidades de acesso, permanentes ou temporárias, visíveis ou invisíveis, mais ou menos severas, de forma a que possam dela usufruir em autonomia, igualdade e dignidade, sem barreiras físicas ou relacionadas aos serviços, produtos e ambientes (World Tourism Organization [UNWTO], 2013World Tourism Organization (2013). Recommendations on Accessible Tourism. Recuperado em 30 de março de 2020 de https://www.accessibletourism.org/resources/accesibilityen_2013_unwto.pdf
https://www.accessibletourism.org/resour...
). Grande parte dos trabalhos de investigação científica, nessa área, centram o seu foco nas acessibilidades físicas. Um número limitado de estudos analisa as relações interpessoais entre as pessoas com deficiência (PcD) e os profissionais da indústria turística, mais propriamente as atitudes destes últimos em relação às PcD (Shaw & Coles, 2004Shaw, G., & Coles, T. (2004). Disability, holiday making and the tourism industry in the UK: A preliminary survey. Tourism Management, 25(3), 397-403.). Sendo este um terreno em que a produção científica na área do turismo é escassa, faz todo o sentido investigar o que se faz em outras áreas científicas e setores de atividade, cujos serviços envolvem o contato permanente com PcD.

A deficiência é descrita como um fenómeno multidimensional que resulta da interação entre as pessoas e o ambiente físico e social. Assim, a incapacidade e a funcionalidade são influenciadas pela interação entre as condições de saúde e os fatores contextuais, os quais podem ser humanos ou ambientais (Organização Mundial da Saúde [OMS], 2004Organização Mundial da Saúde (2004). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Lisboa: DGS.). As atitudes em relação às PcD resultam da interação entre elas e outras pessoas, com ou sem deficiência, que se encontram no mesmo meio ambiente social. De acordo com Fazio e Olson (2003)Fazio, R. H., & Olson, M. A. (2003). Attitudes: foundations, functions, and consequences. In M. A. Hogg, & J. Cooper (Eds.), The sage handbook of Social Psychology (2nd ed., pp. 139-160). London: Sage Publications., essas atitudes advêm da ação isolada, ou por combinação de três componentes: (i) a componente afetiva (envolve a parte sentimental da pessoa); (ii) a componente cognitiva (envolve as crenças e os conhecimentos pessoais); e (iii) a componente comportamental (a forma como a atitude influencia a ação ou o comportamento).

As atitudes relativas a um determinado estímulo (objeto ou grupo social) assumem sempre um caráter avaliativo que pode ser positivo ou negativo (Allport, 1935Allport, G. W. (1935). Attitudes. In S. T. Fiske, D. T. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of Social Psychology (v. 1, pp. 798-844). Clark University Press.), de maior ou menor intensidade (Fishbein & Ajzen, 1975Fishbein, M., & Ajzen, I. (1975). Attitude Formation. In M. Fishbein, & I. Ajzen (Eds.), Belief, attitude, intention and behavior: an introdution to theory and research (pp. 216-287). Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company, Inc.), servindo determinadas funções que auxiliam a resposta da pessoa, e a sua adaptação, ao ambiente social que a rodeia (Katz, 1960Katz, D. (1960). The Functional Approach to the Study of Attitudes. Public Opinion Quarterly, 24(2), 163. DOI: https://doi.org/10.1086/266945
https://doi.org/10.1086/266945...
).

As atitudes negativas, em relação às PcD, representam uma das maiores barreiras à sua participação em atividades sociais, como, por exemplo, o acesso aos serviços públicos de saúde, educação, lazer, recreio e desporto, contribuindo ainda mais para os efeitos incapacitantes da deficiência (Duckworth, 1988Duckworth, S. C. (1988). The effect of medical education on the attitudes of medical students towards disabled people. Medical Education, 22(6), 501-505.), reduzindo as oportunidades de integração social e promovendo o aprofundamento da sua condição (Paris, 1993Paris, M. (1993). Attitudes of medical students and health care professionals toward people with disabilities. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 74(8), 818-825.). Já a presença de atitudes positivas contribui, de forma inequívoca, para a integração e participação das PcD nas atividades sociais anteriormente referidas, melhora a qualidade dos serviços prestados e diminui o estigma das PcD, sendo, atualmente, uma das principais preocupações que a sociedade procura enfrentar e resolver (Fitzsimmons & Barr, 1997Fitzsimmons, J., & Barr, O. (1997). A review of the reported attitudes of health and social care professionals towards people with learning disabilities: Implications for education and further research. Journal of Learning Disabilities, 1(2), 57-64.).

Em 1928, Thurstone concluiu que “as atitudes podem ser medidas” (1928, p. 529)Thurstone, L. L. (1928). Attitudes Can Be Measured. American Journal of Sociology 33, 529-554., o que, inevitavelmente, “abriu portas a um dos mais importantes construtos da psicologia social” (Gawronski, 2007Gawronski, B. (2007). Editorial: attitudes can be measured! But what is an attitude?. Social Cognition, 25(5), 573-581., p. 573). Desde então, foram inúmeras as tentativas de desenhar um modelo de medição das atitudes em relação às PcD, todos elas baseadas nas mais diversas teorias. Contudo, a grande maioria desses instrumentos apresentam alguns problemas relacionados à sua fiabilidade (consistência nas medições), flexibilidade de uso (poderem ser utilizados em distintos momentos de recolha de dados) ou confiança na sua utilização (frequência de utilização em estudos) (Lam et al., 2010Lam, W. Y., Gunukula, S. K., McGuigan, D., Isaiah, N., Symons, A. B., & Akl, E. A. (2010). Validated instruments used to measure attitudes of healthcare students and professionals towards patients with physical disability: A systematic review. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 7(1), 1-7.).

De acordo com Findler, Vilchinsky e Werner (2007)Findler, L., Vilchinsky, N., & Werner, S. (2007). The multidimensional attitudes scale toward persons with disabilities (MAS). Rehabilitation Counseling Bulletin, 50(3), 166-176., existem dois grupos de técnicas de medição: as diretas, autodescritivas ou explícitas, nas quais se pergunta diretamente à pessoa qual a sua atitude face a determinado objeto, e as indiretas ou implícitas, em que a atitude é aferida a partir de outro indicador que não a resposta (o que implica a ausência de controlo na resposta, ausência de intencionalidade, ausência de consciência e eficiência do processamento cognitivo que permite a sua ocorrência com baixos recursos cognitivos).

De forma a aumentar o conhecimento sobre as metodologias utilizadas para medir as atitudes face às PcD, este estudo de revisão sistemática da literatura pretende efetuar uma recolha dos principais instrumentos, e das metodologias utilizadas em diversas áreas científicas, para medir as atitudes em relação às PcD, bem como identificar as principais variáveis que as explicam. Por meio do mapeamento das descobertas já alcançadas pelas investigações desenvolvidas, sobretudo em outras áreas do conhecimento, e em outras atividades econômicas, pretende-se, com esta revisão sistemática, identificar lacunas e oportunidades em termos de investigação científica sobre as barreiras atitudinais no âmbito do turismo acessível.

2 Desenvolvimento

Nesta seção, abordar-se-á a metodologia utilizada nesta pesquisa, que envolveu duas etapas descritas na sequência.

2.1 Metodologia

Esta revisão sistemática da literatura tem como objetivo analisar os estudos que vêm sendo publicados na literatura científica relacionados às atitudes de estudantes ou profissionais de vários setores em relação às PcD, no sentido de identificar as áreas científicas em que eles têm sido realizados, as metodologias que têm sido utilizadas, bem como os fatores que influenciam as atitudes de estudantes e profissionais face às PcD.

A metodologia utilizada integra duas etapas: (i) identificação dos estudos a analisar e

(ii) descrição do processo a utilizar para analisar o conteúdo dos estudos identificados.

2.1.1 Primeira etapa - identificação dos estudos A analisar

Nesta revisão sistemática da literatura, privilegiou-se a base de dados Scopus, uma das maiores do mundo, que aloja artigos previamente revistos por outros investigadores (Elsevier, 2019Elsevier. (2019). The largest database of peer-reviewed literature. Scopus: Elsevier Solutions.), tendo-se utilizado, como protocolo de pesquisa, o processo descrito no Quadro 1.

Quadro 1
Resumo do protocolo de pesquisa, critérios e filtros de seleção dos documentos.

Conforme se pode observar no Quadro 1, a recolha dos dados foi efetuada em 9 de maio de 2019. Os resultados obtidos permitem observar que o primeiro documento identificado foi publicado em 1973. Por forma a captar todos os tipos de documentos relacionados com a temática em estudo, foram utilizadas, na pesquisa, as seguintes palavras: “attitudes”, “disabled people”, “people with disabilit*”, “people with special needs” associadas a “education”, “training” e “undergraduate*” e “graduate*”. A investigação inclui todas as áreas, uma vez que, como exposto anteriormente, a produção científica com enfoque nesse tema é relativamente escassa.

Posteriormente, e tal como exposto no Quadro 1, definiram-se os critérios de inclusão ou exclusão dos documentos. Assim, como filtro, restringiu-se a pesquisa aos documentos cujo idioma era o inglês, francês, espanhol ou português. Seguidamente, efetuou-se uma análise de conteúdo com base no título e resumo de cada documento, eliminando-se todos aqueles que não correspondessem ao tema principal desta investigação.

Como exemplo de motivos de exclusão de artigos, há de destacarem-se aqueles que abordam temas que não se enquadram nos objetivos da presente revisão, tais como artigos cujo foco de análise se centra na medição dos impactos das políticas públicas de inclusão (Fisher & Purcal, 2017Fisher, K. R., & Purcal, C. (2017). Policies to change attitudes to people with disabilities. Scandinavian Journal of Disability Research, 19(2), 161-174.), de avaliação da satisfação e qualidade dos cuidados prestados, de identificação de barreiras ou dos seus impactos na comunidade. Foram, também, excluídos todos aqueles cujos objetos de estudo eram diferentes do estabelecido para esta revisão.

Conforme se pode observar na Figura 1, dos 148 artigos previamente selecionados, conseguiram-se obter 114 com texto completo, dos quais foram excluídos 18, por apresentarem temas que não se enquadravam com o objetivo da presente revisão: avaliação de políticas inclusivas, temas associados à religião ou com outra abordagem temática pouco relevante para o presente estudo. Assim, para esta revisão sistemática da literatura, foram selecionados 96 registos.

Figura 1
Etapas de selecao dos documentos

2.1.2 Segunda etapa - análise de conteúdo

Foi efetuada uma analise qualitativa do conteudo dos 96 artigos cientificos selecionados de acordo com o procedimento descrito na primeira etapa. A informacao extraida de cada um foi catalogada em tabelas de resumo tendo em consideracao os principais conceitos, variáveis, escalas e metodologias utilizadas em termos de recolha e análise de dados.

3 Resultados e discussão

Nesta seção, apresentam-se as áreas de estudo da produção científica analisada, as revistas científicas em que os artigos foram publicados, a distribuição geográfica das amostras, as temáticas dos artigos analisados, as tipologias de deficiência abordadas, a metodologia utilizada para recolha de dados, os instrumentos de medição de atitudes face às PcD e, por fim, os fatores que influenciam as atitudes.

3.1 Áreas de estudo

Como se pode observar no Tabela 1, as publicações de artigos científicos relacionadas às atitudes de estudantes e profissionais em relação às PcD estão, na sua maioria, ligadas às áreas da Saúde e da Educação, concentrando a sua produção nas últimas duas décadas.

Tabela 1
Investigações por área científica ao longo do tempo.

As áreas ligadas à saúde têm visto aumentar a sua produção científica acerca do tema em apreço, sobretudo nas últimas duas décadas. Por um lado, esse interesse pode estar associado ao novo paradigma que surgiu com a abordagem biopsicossocial da deficiência na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), em detrimento do modelo médico da deficiência predominante nas sociedades ocidentais (Daruwalla & Darcy, 2005Daruwalla, P., & Darcy, S. (2005). Personal and societal attitudes to disability. Annals of Tourism Research, 32(3), 549-570.). Por outro lado, parece indicar uma maior sensibilização para inclusão das PcD na sociedade por meio da identificação e da resposta às suas necessidades específicas (WORLD HEALT ORGAZIZATION [WHO], 2011World Health Organization (2011). World report on disability 2011. American Journal of Physical Medicine Rehabilitation Association of Academic Physiatrists, 91, 549.).

Relativamente à Educação, o principal motivo associado a esse aumento considerável de produção científica parece residir na maior sensibilização para o tema da inclusão de PcD no sistema educativo, e na preocupação que se verifica acerca da preparação dos professores e aceitação dos outros estudantes, como destacam Cortés e Campos (2016)Cortés, E. G., & Campos, S. R. (2016). ¿Barreras invisibles? Actitudes de los estudiantes universitarios ante sus compañeros con discapacidad. Revista Complutense de Educación, 27(1), 219-235. ao referirem a preocupação do sistema educativo espanhol com essa matéria.

Também na área ligada à engenharia e à arquitetura, foram identificados três estudos, cujo principal objetivo ambiciona avaliar a predisposição dos seus estudantes, e profissionais, para a utilização dos princípios do Desenho Universal nos seus trabalhos.

Em relação à área do turismo, identificaram-se apenas dois artigos, os quais abordam o potencial da educação como agente de alteração das atitudes em relação às PcD, o que, obviamente, indica uma clara lacuna nessa área.

3.2 Revistas

A Tabela 2 exibe as principais revistas científicas, bem como a quantidade de artigos publicados em cada uma delas acerca do tema em apreço. Note-se que estas revistas científicas parecem considerar que as investigações das atitudes em relação às PcD e as ações de formação, ou alterações aos programas curriculares, são um tema com elevado interesse académico.

Tabela 2
Principais revistas de publicação.

Conforme se depreende da Tabela 2, as revistas científicas identificadas estão, na sua maioria, ligadas à educação, mais especificamente à área da saúde, ou apresentam objetivos intimamente ligados à deficiência, à reabilitação ou à ação social.

3.3 Distribuição geográfica

A Tabela 3 resume a distribuição geográfica das amostras utilizadas nos estudos reportados relativas aos artigos em análise. Os países ocidentais mais desenvolvidos, como os Estados Unidos da América, Reino Unido, Austrália e Espanha, foram aqueles onde se realizaram mais estudos sobre a temática. Do total dos estudos analisados, 50% foram realizados nesses países.

Tabela 3
Distribuição geográfica das amostras.

Esses resultados sugerem que existe uma consciencialização crescente da importância que essa matéria representa, no sentido de melhor conhecer a realidade acerca das atitudes dos estudantes e profissionais de cada área científica em relação às PcD nos países mais desenvolvidos, bem como das metodologias mais eficazes tradicionalmente utilizadas, quer para a sua mediação, quer para a sua alteração.

3.4 Temáticas analisadas

No que diz respeito à abordagem temática da investigação (Tabela 4), nesta revisão, constatou-se que os estudos podem ser categorizados em três grupos: (i) estudos que analisam apenas as atitudes em relação às PcD; (ii) estudos que analisam questões relacionadas à formação dos estudantes e profissionais; e (iii) estudos que analisam questões relacionadas às atitudes e à formação. Do primeiro grupo, fazem parte estudos que analisam apenas as atitudes (de profissionais ou estudantes) relativamente às PcD. Desse grupo, fazem parte 41 dos artigos analisados, produzidos essencialmente nos últimos 20 anos. Esses estudos estão relacionados, principalmente, ao desenvolvimento ou à avaliação de instrumentos para medir as atitudes face às PcD (Faulks et al., 2018Faulks, D., Dougall, A., Ting, G., Ari, T., Nunn, J., Friedman, C. … Newton, J. T. (2018). Development of a battery of tests to measure attitudes and intended behaviours of dental students towards people with disability or those in marginalised groups. European Journal of Dental Education, 22(2), e278-e290.; González, Martínez, Alonso, Avi, & Río, 2016González, V. A., Martínez, B. A., Alonso, M. A. V., Avi, M. R., & Rio, C. J. (2016). Evaluación de actitudes de los profesionales hacia las personas con discapacidad. Siglo Cero. Revista Española Sobre Discapacidad Intelectual, 47(2), 7-41.; Holler & Werner, 2018Holler, R., & Werner, S. (2018). Perceptions towards disability among social work students in Israel: Development and validation of a new scale. Health and Social Care in the Community, 26(3), 423-432.; Lam et al., 2010Lam, W. Y., Gunukula, S. K., McGuigan, D., Isaiah, N., Symons, A. B., & Akl, E. A. (2010). Validated instruments used to measure attitudes of healthcare students and professionals towards patients with physical disability: A systematic review. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 7(1), 1-7.; Smith & McCulloch, 1978Smith, N. J., & McCulloch, J. W. (1978). Measuring attitudes towards the physically disabled: Testing the “Attitude Towards Disabled Persons” scale (A.T.D.P. Form O) on social work and non-social work students. International Journal of Rehabilitation Research, 1(2), 187-197.) e com a análise dos fatores que as poderão influenciar.

Tabela 4
Abordagem temática das investigações.

Do segundo grupo de estudos, fazem parte 38 dos artigos analisados, datados entre 1991 e 2020, cujo foco principal é a formação. Esses estudos analisam principalmente os impactos de programas de intervenção, curriculares, ou outras ações de formação e sensibilização, sobre as atitudes dos estudantes e profissionais em relação às PcD. Por fim, o terceiro grupo de estudos aborda, em simultâneo, questões relacionadas às atitudes face à PcD e à formação de profissionais, ou futuros profissionais (estudantes), que contactam com pessoas com essas características (Tabela 4).

3.5 Tipologias de deficiência abordadas

Na Tabela 5, encontram-se resumidas as tipologias de deficiências focadas nas investigações. Nos 96 estudos de investigação selecionados, a grande maioria (74,0%) não especifica qual o tipo de deficiência que está a ser objeto de análise. Dos estudos que especificam claramente qual o tipo de deficiência que está a ser objeto de análise, os segmentos que têm merecido mais atenção incluem as PcD cognitiva/intelectual/de aprendizagem (15,6% dos estudos) e as PcD motoras (13,5%).

Tabela 5
Tipologia de deficiência focada nos estudos.

3.6 Metodologia de recolha de dados

A Tabela 6 ilustra os métodos utilizados nos estudos que são objeto de análise neste artigo de revisão. Conforme se pode observar, a metodologia quantitativa, com recolha de dados por meio de questionários, é a que tem sido mais utilizada neste tipo de estudos (68,8% dos que foram analisados).

Tabela 6
Métodos e abordagem dos estudos.

As metodologias qualitativas foram utilizadas em apenas 11,4% dos trabalhos analisados, sendo a entrevista (5,2%) e o estudo de casos (4,2%) as técnicas de recolha de dados mais utilizadas. Por outro lado, 11,5% dos estudos analisados utilizam métodos mistos, e apenas 6,3%, são estudos teóricos, maioritariamente estudos de revisão da literatura.

3.7 Instrumentos de medição de atitudes face à PcD

De acordo com Fisher e Purcal (2017)Fisher, K. R., & Purcal, C. (2017). Policies to change attitudes to people with disabilities. Scandinavian Journal of Disability Research, 19(2), 161-174., as atitudes pessoais e o comportamento estão correlacionados, mas não são sempre idênticos: uma pessoa pode pensar e sentir de uma determinada forma, mas agir de outra forma, por vezes completamente oposta. Nos estudos analisados neste artigo de revisão, foram identificados vários instrumentos para medir as atitudes face à PcD (Tabela 7).

Tabela 7
Instrumentos de medição de atitudes identificados.

Os principais instrumentos utilizados para medir as atitudes são, maioritariamente, escalas de concordância ou discordância, em relação a determinadas situações ou opiniões. A Tabela 7 resume os 30 instrumentos de medição de atitudes que foram identificados nos estudos analisados. Desses instrumentos, a escala Attitudes Toward Disabled Persons (ATDP) (nos seus 3 formulários - O, A e B), desenvolvida por Yuker na década de 1960, reúne a preferência de cerca de 34,8% dos autores, como instrumento principal de medição das atitudes, enquanto que outros preferem desenvolver instrumentos adaptados à situação específica que pretendem investigar.

Ainda como instrumento complementar (secundário), ou de validação de resultados obtidos com o instrumento principal, alguns autores privilegiaram o Teacher Efficacy for Inclusive Practices Scale (TEIP) (específico para medir a eficácia das práticas inclusivas dos professores), ou de medição das atitudes em relação a tipologias de PcD específicas como, por exemplo, o Community Living Attitudes Scale Mental Retardation (CLAS-MR), que mede as atitudes em relação às pessoas com problemas cognitivos ou de desenvolvimento intelectual.

Acresce referir que, entre os artigos analisados, seis tinham como objetivo testar e validar escalas desenvolvidas especificamente para medir as atitudes de populações distintas em relação às PcD, ou de testar a adaptação de escalas já desenvolvidas e validadas a outros populações residentes, em outros pontos geográficos.

3.8 Fatores que influenciam as atitudes

Na literatura que analisa as atitudes face à PcD, são identificados vários fatores que as poderão influenciar. Os fatores mais referidos estão relacionados ao conhecimento que os profissionais e os estudantes possuem das necessidades desse grupo da população, o contato/interação que já tiveram com PcD, nomeadamente a sua experiência anterior, o seu perfil sociodemográfico e o fato de já terem frequentado ações de formação sobre o tema (Tabela 8).

Tabela 8
Categorias dos fatores e variáveis que influenciam as atitudes face à PcD.

A Tabela 8 detalha também os estudos que abordam essas associações. Relativamente aos estudos que analisaram a associação entre as experiências anteriores com PcD e as atitudes face a elas, grande parte desses estudos (90,0%) conclui que as experiências anteriores podem exercer uma influência positiva nas atitudes, como referem Wagner e Stewart (2001)Wagner, A. K., & Stewart, P. J. B. (2001). An internship for college students in Physical Medicine and Rehabilitation - effects on awareness, career choice, and disability perceptions. American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, 80, 459-465. e Seccombe (2007aSeccombe, J. A. (2007a). Attitudes towards disability in an undergraduate nursing curriculum: A literature review. Nurse Education Today, 27(5), 459-465., 2007b)Seccombe, J. A. (2007b). Attitudes towards disability in an undergraduate nursing curriculum: The effects of a curriculum change. Nurse Education Today, 27(5), 445-451.. Contudo, de acordo com Richard et al. (2005)Richard, I., Compain, V., Mouillie, J. M., Adès, F., Garnier, F., Dubas, F., & Saint-André, J. P. (2005). Évaluation de l’attitude vis-à-vis des personnes handicapées des étudiants en médecine de 3e et 4e année par le questionnaire «attitude towards disabled persons». Effets de l’enseignement théorique et de stages dans les services de médecine physique et ré. Annales de Readaptation et de Medecine Physique, 48(9), 662-667., essa associação não é estatisticamente significativa.

Dos estudos analisados, 41 sugerem que a qualidade e a frequência de contato com PcD possui uma associação com as atitudes em relação às elas. De acordo com Au e Man (2006)Au, K. W., & Man, D. W. K. (2006). Attitudes toward people with disabilities: a comparison between health care professionals and students. International Journal of Rehabilitation Research, 29(2), 155-160., a frequência e a intensidade do contato promovem as atitudes positivas em relação às PcD. No entanto, outros consideram que essa associação não é estatisticamente significativa (Duckworth, 1988Duckworth, S. C. (1988). The effect of medical education on the attitudes of medical students towards disabled people. Medical Education, 22(6), 501-505.; Kurita & Kusumi, 2010Kurita, T., & Kusumi, T. (2010). Implicit and explicit attitudes toward people with disabilities and effects of the internal and external sources of motivation to moderating prejudice. Psychologia, 52(4), 253-260.; Sánchez & Puerta, 2018Sánchez, M. T. P., & Puerta, M. A. (2018). Primeros pasos hacia la inclusión: actitudes hacia la discapacidad de docentes en educación infantil. Revista de Investigación Educativa, 36(2), 365-379.).

Em relação ao conhecimento acerca da deficiência, a totalidade dos estudos analisados (45) apontam no sentido de que a informação é essencial para promover atitudes mais positivas em relação às PcD. Foram, no entanto, identificados sete estudos cujos resultados não corroboram a conclusão anterior.

No que diz respeito à idade, é de salientar que 8 dos 12 estudos que abordam esse assunto sugerem que a idade tem uma associação com as atitudes; assim, à medida que a idade aumenta as atitudes em relação às PcD tornam-se mais positivas. Contudo, Parasuram (2006)Parasuram, K. (2006). Variables that affect teachers’ attitudes towards disability and inclusive education in Mumbai, India. Disability and Society, 21(3), 231-242. alerta que tanto os jovens professores com menos anos de serviço como os mais idosos apresentam atitudes mais positivas do que o grupo de professores com idades intermédias. Entretanto, em quatro dos estudos analisados, a associação entre idade e atitudes não é confirmada.

De acordo com os resultados apurados, em 10 dos estudos analisados, observa-se que as pessoas que possuem habilitações literárias superiores possuem atitudes mais positivas. Existem, porém, dois estudos que afirmam que essa variável não influencia as atitudes em relação às PcD.

Em relação às ações de formação, identificaram-se aquelas com diferentes tipos de abordagem, as quais, em comum, partilham o objetivo de sensibilizar os estudantes ou profissionais e, consequentemente, promover alterações atitudinais. Entre elas, destacam-se as simulações, sobretudo baseadas em sessões com uma duração temporal variável e pré-determinada. Estas, quando bem desenhadas, podem promover o aumento do conhecimento acerca das necessidades das PcD, melhorar as atitudes dos formandos, bem como a aceitação de PcD (Lindsay & Edwards, 2013Lindsay, S., & Edwards, A. (2013). A systematic review of disability awareness interventions for children and youth. Disability and Rehabilitation, 35(8), 623-646.). Todavia, French (1992)French, S. (1992). Simulation exercises in disability awareness training: a critique. Disability, Handicap & Society, 7(3), 257-266. considera que o foco excessivo nos problemas, nas dificuldades e nos exercícios de simulação podem providenciar informação errada e enganosa e incutir atitudes negativas em relação às PcD em vez de positivas.

Na Tabela 8, pode-se observar que todas as intervenções identificadas possuem uma associação positiva com as atitudes face às PcD. Relativamente aos recursos utilizados nas ações de formação, nesta revisão, identificaram-se a “simulação ou a recriação”, “vídeos e narrativas” e “outras”. As primeiras foram referidas como tendo uma associação positiva com as atitudes por 12 estudos, e envolvem situações em que os participantes assumem o papel de uma pessoa com deficiência, enfrentando, eles próprios, os problemas a que estes últimos estão expostos diariamente. A segunda diz respeito a vídeos, filmes e narrativas dos problemas experienciados por PcD, tendo sido analisados seis estudos que mostram que esses tipos de formações são eficazes na alteração das atitudes em relação às PcD. Por fim, existem outras ações de formação (3), baseadas nos pressupostos das teorias da “Self-image” (Cohen, Roth, York, & Neikrug, 2012Cohen, R., Roth, D., York, A., & Neikrug, S. (2012). Youth leadership program for changing self-image and attitude toward people with disabilities. Journal of Social Work in Disability and Rehabilitation, 11(3), 197-218.) ou “Selfefficacy” (Forlin, Cedillo, Romero-Contreras, Fletcher, & Rodriguez Hernández, 2010Forlin, C., Cedillo, I. G., Romero-Contreras, S., Fletcher, T., & Rodriguez Hernández, H. J. (2010). Inclusion in Mexico: Ensuring supportive attitudes by newly graduated teachers. International Journal of Inclusive Education, 14(7), 723-739.; Loreman, Sharma, & Forlin, 2013Loreman, T., Sharma, U., & Forlin, C. (2013). Do pre-service teachers feel ready to teach in inclusive classrooms? A Four Country Study of Teaching Self-efficacy. Australian Journal of Teacher Education, 38(1), 27-44.; Oswald & Swart, 2011Oswald, M., & Swart, E. (2011). Addressing South African pre-service teachers’ sentiments, attitudes and concerns regarding Inclusive Education. International Journal of Disability, Development and Education, 58(4), 389-403.; Van Boxtel, Napholz, & Gnewikow, 1995Van Boxtel, A. M., Napholz, L., & Gnewikow, D. (1995). Using a wheelchair activity as a learning experience for student nurses. Rehabilitation Nursing, 20(5), 265-272.; Velonaki et al., 2015Velonaki, V. S., Kampouroglou, G., Velonaki, M., Dimakopoulou, K., Sourtzi, P., & Kalokerinou, A. (2015). Nurses’ knowledge, attitudes and behavior toward deaf patients. Disability and Health Journal, 8(1), 109-117.), utilizadas sobretudo em estudos relacionados à educação inclusiva, os quais revelaram uma associação positiva em relação às atitudes de inclusão de PcD.

4 Conclusão

O principal objetivo desta revisão sistemática da literatura era mapear as principais tendências nas abordagens metodológicas nas áreas científicas que mais têm vindo a estudar o tema, os fatores que podem estar associados a atitudes (positivas ou negativas) face às PcD e os instrumentos usados para a sua medição. A literatura científica, com foco nas atitudes dos estudantes do Ensino Superior e profissionais na área do turismo relativamente às PcD é parca, pelo que houve a necessidade de pesquisar informação relevante em outras áreas científicas, cujos setores de atividade, pela sua natureza, implicam o contato com PcD.

Ficou claro que o tema em apreço é relevante, de forma transversal, à maioria das áreas científicas que ambicionam promover atitudes positivas de estudantes e profissionais em relação às PcD e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços prestados, bem como fomentar a inclusão social dessas pessoas. Este é um elemento importante, uma vez que a presença de atitudes positivas em relação às PcD é percecionada como um elemento crucial na integração social dessas pessoas, aumentando as oportunidades desse grupo da população, contribuindo para a sua valorização (Fitzsimmons & Barr, 1997Fitzsimmons, J., & Barr, O. (1997). A review of the reported attitudes of health and social care professionals towards people with learning disabilities: Implications for education and further research. Journal of Learning Disabilities, 1(2), 57-64.).

Esta revisão permitiu concluir que a grande maioria dos estudos acerca das atitudes em relação às PcD são das áreas científicas ligadas à saúde, sobretudo nas áreas da enfermagem e medicina, e ainda da educação. Os estudos da área da saúde apontam como objetivo a melhoria da qualidade do serviço prestado e a promoção da integração das PcD na sociedade. Na área da educação, pretende-se, sobretudo, promover a inclusão de alunos com deficiência. Os estudos têm especial incidência temporal nas últimas duas décadas.

Relativamente à distribuição geográfica das amostras incluídas nos estudos analisados, verifica-se que elas se concentram sobretudo nos países mais desenvolvidos, encabeçado pelos EUA, Reino Unido, Austrália e Espanha, mas têm também expressão a nível global, o que pode indiciar que este campo de investigação se está a tornar uma nova tendência de interesse para os académicos.

No que diz respeito ao método de abordagem, ficou claro que a grande maioria faz uso de métodos quantitativos, utilizando tendencialmente um ou mais questionários para a recolha de dados. Por outro lado, a abordagem temática das investigações cobre tanto a avaliação das atitudes em relação às PcD, como a formação de estudantes e profissionais para lidarem com as PcD, ou mesmo em ambos os temas.

Grande parte dos artigos científicos analisados concluem que o conhecimento acerca do tema, bem como a qualidade e a frequência de contato com PcD, influenciam as atitudes em relação a estas últimas, no sentido de que, quanto maior for a exposição a estes fatores, mais positivas são as atitudes.

Tal como os autores Findler, Vilchinsky e Werner (2007)Findler, L., Vilchinsky, N., & Werner, S. (2007). The multidimensional attitudes scale toward persons with disabilities (MAS). Rehabilitation Counseling Bulletin, 50(3), 166-176. haviam sugerido, esta revisão evidenciou que existem dois grupos de técnicas de medição das atitudes face à PcD: as diretas, autodescritivas ou explícitas e as indiretas ou implícitas. Entretanto, esta revisão permitiu identificar três dezenas de instrumentos de medição de atitudes, sendo que a grande maioria dos estudos evidenciam preferência pela utilização da ATDP. Contudo, a maior parte dos estudos não especifica uma tipologia de deficiência, pelo que se assume que estas são avaliadas de forma geral. Esta revisão serve ainda de alerta para o setor do turismo ao trazer ao debate a importância do estudo das atitudes em relação às PcD, por parte dos estudantes do Ensino Superior (futuros profissionais do setor), que tanto tem sido negligenciado.

Esta revisão sistemática da literatura enfrentou algumas limitações que podem interferir nas conclusões. Desde logo, a começar pela incapacidade de obter todos os artigos identificados na fase da primeira seleção, os quais poderiam acrescentar dados pertinentes. Todavia, as diferenças existentes entre as populações em estudo podem enviesar os resultados quando da aplicação a estudos similares no setor do turismo, uma vez que, apesar do contato entre profissionais de cada ramo e as PcD ser um ponto em comum dos seus serviços, a natureza deles pode variar em razão da necessidade individual de cada pessoa.

  • 2
    Este trabalho foi desenvolvido no ambito do projeto de investigacao ACTION - POCI-01-0145-FEDER-030376 -, financiado pelo FEDER, por meio do COMPETE2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalizacao (POCI), e por fundos nacionais (OE), por intermedio da FCT/MCTES.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    Oct-Dec 2020

Histórico

  • Recebido
    09 Abr 2020
  • Revisado
    14 Jul 2020
  • Aceito
    24 Jul 2020
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