RESUMO:
O objetivo deste estudo foi determinar comparativamente a atividade física na Educação Física e no recreio escolar de alunos com deficiência auditiva no Ensino Fundamental. Foram avaliadas 58 aulas de Educação Física e o recreio no Ensino Fundamental, de forma representativa, em instituições de ensino especializadas para pessoas com deficiência auditiva. A atividade física foi determinada usando o sistema de observação do tempo de instrução de fitness (SOFIT). A estatística inferencial, usando o teste t de Student, relatou diferenças significativas com atividades físicas mais moderadas a vigorosas realizadas durante o recreio do que na Educação Física. O mesmo padrão foi identificado em alunos sem deficiência diagnosticada. Recomenda-se aos professores orientar o conteúdo para o desenvolvimento de coordenar capacidades que favoreçam as condições motoras grossas e finas dessa população, implementando estratégias didáticas que aumentem a quantidade de atividade moderada a vigorosa na Educação Física que seja maior do que a realizada no recreio.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação Física; Deficiência auditiva; Recreio