ABSTRACT
Mathematical knowledge is present in everyday activities throughout a person’s life. However, performance assessment data demonstrates a significant deficit, making it relevant to develop new teaching strategies for mathematical concepts. The objective of this study was to verify the effects of teaching multiplication through additive equivalence using multiple exemplar training on a computer game to promote the emergence of repertoires not directly taught, having as participants a student with intellectual disabilities, seven students with typical development, and nine students with autism spectrum disorder. Three multiplications were directly taught, and 24 emerged without direct teaching. The teaching economy and efficiency achieved with this procedure were notable.
KEYWORDS:
Special Education; Mathematics; Autism Spectrum Disorder; Multiple Exemplar Training.
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Nota. Extraída de S ilva e Picharillo (2019).Nota de Acessibilidade: Duas capturas de tela do jogo Besouriz. No alto, barra de ferramentas de fundo cinza com dois botões à esquerda: uma bandeira verde e uma bola vermelha e outra à direita. Na tela do aplicativo, uma grade com seis quadrados dispostos em duas linhas no canto superior direito. Na parte inferior esquerda, ilustração de seis potes com joaninhas. Acima de cada pote, o número de joaninhas correspondente: 1, 3, 3, 3, 2, 2. Ao lado, dentro de retângulos na cor laranja, uma expressão matemática 2 vezes 3 igual a ponto de interrogação. No canto inferior direito, um avatar feminino de pele muito branca, cabelos estilizados na cor cinza, olhos azuis grandes e boca minúscula. Está de sobretudo cor de rosa com laço grande num tom de rosa mais escuro enfeitando na altura da cintura. Por baixo, uma calça comprida cinza e sapatilhas roxas. Na segunda captura de tela, os quadrados estão preenchidos por seis joaninhas. Permaneceram somente três potes com a seguinte numeração: 3, 2, 3. A expressão apresenta-se resolvida: 2 vezes 3, igual a 6.
Nota. Extraída de