RESUMO
Os conhecimentos matemáticos estão presentes nas atividades cotidianas ao longo da vida de uma pessoa. Entretanto, os dados de avaliações sobre desempenho demonstram um déficit importante, sendo relevante que se desenvolvam novas estratégias de ensino para conceitos matemáticos. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do ensino de multiplicação por equivalência aditiva por treino de múltiplos exemplares em um jogo de computador na emergência de repertórios não ensinados diretamente, tendo como participantes um aluno com deficiência intelectual, sete alunos com desenvolvimento típico e nove alunos com transtorno do espectro do autismo. Foram ensinadas diretamente três multiplicações, e emergiram 24 sem ensino direto. Destacaram-se a economia de ensino e a eficiência obtida com esse procedimento.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação Especial; Matemática; Transtorno do Espectro do Autismo; Treino de Múltiplos Exemplares.
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Nota. Extraída de S ilva e Picharillo (2019).Nota de Acessibilidade: Duas capturas de tela do jogo Besouriz. No alto, barra de ferramentas de fundo cinza com dois botões à esquerda: uma bandeira verde e uma bola vermelha e outra à direita. Na tela do aplicativo, uma grade com seis quadrados dispostos em duas linhas no canto superior direito. Na parte inferior esquerda, ilustração de seis potes com joaninhas. Acima de cada pote, o número de joaninhas correspondente: 1, 3, 3, 3, 2, 2. Ao lado, dentro de retângulos na cor laranja, uma expressão matemática 2 vezes 3 igual a ponto de interrogação. No canto inferior direito, um avatar feminino de pele muito branca, cabelos estilizados na cor cinza, olhos azuis grandes e boca minúscula. Está de sobretudo cor de rosa com laço grande num tom de rosa mais escuro enfeitando na altura da cintura. Por baixo, uma calça comprida cinza e sapatilhas roxas. Na segunda captura de tela, os quadrados estão preenchidos por seis joaninhas. Permaneceram somente três potes com a seguinte numeração: 3, 2, 3. A expressão apresenta-se resolvida: 2 vezes 3, igual a 6.
Nota. Extraída de