Open-access ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO UTILIZANDO TREINO DE MÚLTIPLOS EXEMPLARES1

TEACHING MULTIPLICATION USING MULTIPLE EXEMPLAR TRAINING

RESUMO

Os conhecimentos matemáticos estão presentes nas atividades cotidianas ao longo da vida de uma pessoa. Entretanto, os dados de avaliações sobre desempenho demonstram um déficit importante, sendo relevante que se desenvolvam novas estratégias de ensino para conceitos matemáticos. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do ensino de multiplicação por equivalência aditiva por treino de múltiplos exemplares em um jogo de computador na emergência de repertórios não ensinados diretamente, tendo como participantes um aluno com deficiência intelectual, sete alunos com desenvolvimento típico e nove alunos com transtorno do espectro do autismo. Foram ensinadas diretamente três multiplicações, e emergiram 24 sem ensino direto. Destacaram-se a economia de ensino e a eficiência obtida com esse procedimento.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação Especial; Matemática; Transtorno do Espectro do Autismo; Treino de Múltiplos Exemplares.

location_on
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. General Rondon, 1799, Centro, Zip Code: 79331-030 - Corumbá - MS - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro