ABSTRACT:
In recent years, the number of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) entering Higher Education has been significant. Digital technologies present themselves as a resource for the psychosocial and academic inclusion of this audience, but they are not always suited to their needs. Addressing this issue, the aim of this article is to discuss the collective and collaborative process of creating a digital technology—the Becca app—as a resource to support the psychosocial and academic inclusion of students with ASD in Higher Education. The methodology, adopting a qualitative approach based on Design-Based Research (DBR), sought to ensure collaboration between researchers and participants throughout the investigation process. The participants included 14 students with ASD from two Brazilian universities, through interviews and participatory design meetings for the design, production, and evaluation of the software product. As a result, the Becca app was developed with features aimed at fostering socialization and communication between students and professors, enhancing the inclusion of students in their academic processes. The evaluation results highlighted the software’s potential to improve communication and interaction among the involved individuals through features such as content sharing, experience exchanges, thematic forums, chats, and tips for academic daily life.
KEYWORDS:
Student participation; Autism; Educational technology; Cooperative learning
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Nota de acessibilidade: Fluxograma horizontal composto por caixas de texto retangulares posicionados sobre uma grande seta cor de rosa direcionada à direita que os conecta. No alto de cada caixa, ícone ilustrativo e tarja , na mesma cor, indicando a fase da pesquisa. Fase 1: “Análise de um p roblema prático pelos pesquisadores e participantes da pesquisa”; Fase 2: “Desenvolvimento de soluções informadas pelos princípios de design existentes e soluções tecnológicas”; Fase 3: “Ciclos iterativos de teste e refinamento de soluções na prática” e Fase 4: “Reflexões para produzir ‘princípios de design’ e melhoria da solução implementada”.
Nota de acessibilidade: Fluxograma horizont al composto por cinco caixas de texto retangulares posicionadas sobre uma grande seta cor de rosa direcionada à direita. No alto de cada caixa, um ícone ilustrativo. Linhas tracejadas conectam os retângulos com as palavras acima e abaixo: 1) “Definição de personas”, com “Entrevistas”; 2) “Design participativo”, abaixo, “Prototipação” e “Oficinas de DP”; 3) “Projeto e desenvolvimento”, com “UX Design”, “Modelagem” e “Arquitetura” acima, e “Codificação”, “Naming”, “Identidade visual” e “Testes unitários” abaixo; 4) “Avaliação”, com “Avaliação heurística” e “Avaliação empírica” acima e 5) “Lançamento”, abaixo, “Publicação em lojas virtuais”.
Nota. Screenshot do app Becca.Nota de acessibilidade: Duas capturas de tela. À esquerda, a captura (a) traz a tela de abertura do aplicativo, com a logo ao centro sobre fundo embaçado nas cores do arco-íris. A captura (b), à direita, apresenta a tela branca de login. No topo, dentro de retângulo azul, a logo. Abaixo, a mensagem: “Boas Vindas ao Becca!”, seguida de dois botões retangulares azuis que dão acesso a “Comunidades” e “Informações pessoais”. No rodapé, os links descritivos para: “Política de Privacidade e Termos” e “Sobre”.
Nota. Screenshot do app Becca.Nota de acessibilidade: Três capturas de tela de fundo branco. Na captura (a), tela inicial da aba “Comunidades”. Sob o título, dois botões, lado a lado: “Disciplinas”, selecionado, em azul, e “Fóruns”, em cinza. Abaixo, outros dois botões: “Português” e “Matemática”. Na captura (b), a tela inicial da aba “Português”. No alto , um pictograma de pessoa, com o nome de usuário “Adriana” e a data “11 de outubro de 2023”. Abaixo, “Revisão de gramática”, uma figura e uma mensagem: “vejam que interessante este mapa mental”. Na parte inferior da tela, botões de curtidas e comentários. Na figura (c), a tela inicial da aba “Fóruns”, com dois botões: “Criar fórum” e “Buscar fóruns”. Abaixo deles, um retângulo clicável, com o título de um fórum: “Comunidade ASD UNIVALI: Comunidade de acadêmicos para discutir sobre o autismo na universidade”. No rodapé do app, nas três capturas de tela, botões de navegação.
Nota. Screenshot do app Becca.Nota de acessibilidade: Captura de tela de fundo branco. No alto, o título da aba: “Tema” e a mensagem: “Escolha uma paleta de sua preferência”. Abaixo, oito retângulos dispostos em duas colunas, com paletas nas cores: azul (padrão), verde, roxo, vermelho, laranja, amarelo, preto (nomeada como “escura”) e branco (nomeado como “claro”). Cada uma apresenta pequenos retângulos e círculos com a combinação de cores da paleta.
Nota de acessibilidade: Gráfico de barras horizontais na cor rosa. As dez barras representam diferentes variáveis, no eixo vertical, e no horizontal, suas respectivas porcentagens: “Visual and textual vocabulary” (87.5%), “Customization” (75%), “Interaction” (40%), “Representations” (33.3%), variáveis “Multimedia” e “Visibility of system status” com 66.67%, e as variáveis “Recognition and Predictability”, “Navigability”, “Action response” e “Appropriate sensitivity” todas com 100%.
Nota de acessibilidade: Fluxograma horizontal com sete caixas de texto retangulares dispostas em duas linhas, conectadas por setas: 1) “Convite de participação com o TCLE”; 2) “Usuário assina o TCLE”; 3) “Solicitação do e-mail e sistema do celular do usuário”; 4) “Desenvolvedor cadastra o usuário para teste”; 5) “Envio do roteiro de testes e formulário”; 6) “Usuário realiza o teste” e 7) “Usuário responde a pesquisa”.