RESUMO:
Nos últimos anos, tem sido expressivo o ingresso de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Ensino Superior. As tecnologias digitais apresentam-se como recurso para a inclusão psicossocial e acadêmica desse público, porém nem sempre se encontram adequadas às suas necessidades. A partir dessa problemática, o objetivo deste artigo é discutir o processo coletivo e colaborativo de criação de uma tecnologia digital – aplicativo Becca – como recurso de suporte à inclusão psicossocial e acadêmica dos estudantes com TEA no Ensino Superior. A metodologia, de abordagem qualitativa, baseada no Design-Based Research (DBR), buscou assegurar a colaboração entre pesquisadores e participantes no processo de investigação. Os participantes foram 14 acadêmicos com TEA de duas universidades brasileiras, por meio de entrevistas e reuniões de design participativo para o design, a produção e a avaliação de produto de software. Como resultado, foi desenvolvido o aplicativo Becca, cujas funcionalidades buscam a socialização e a comunicação entre estudantes e professores, potencializando a inclusão dos estudantes em seus processos acadêmicos. Os resultados da avaliação revelaram a potencialidade do uso do software para a melhoria da comunicação e da interação entre os sujeitos envolvidos, por meio de recursos de compartilhamento de conteúdo, trocas de experiências, criação de fóruns temáticos, chats e dicas do cotidiano acadêmico.
PALAVRAS-CHAVE:
Participação do aluno; Autismo; Tecnologia educacional; Aprendizagem cooperativa
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Nota de acessibilidade: Fluxograma horizontal composto por caixas de texto retangulares posicionados sobre uma grande seta cor de rosa direcionada à direita que os conecta. No alto de cada caixa, ícone ilustrativo e tarja , na mesma cor, indicando a fase da pesquisa. Fase 1: “Análise de um p roblema prático pelos pesquisadores e participantes da pesquisa”; Fase 2: “Desenvolvimento de soluções informadas pelos princípios de design existentes e soluções tecnológicas”; Fase 3: “Ciclos iterativos de teste e refinamento de soluções na prática” e Fase 4: “Reflexões para produzir ‘princípios de design’ e melhoria da solução implementada”.
Nota de acessibilidade: Fluxograma horizont al composto por cinco caixas de texto retangulares posicionadas sobre uma grande seta cor de rosa direcionada à direita. No alto de cada caixa, um ícone ilustrativo. Linhas tracejadas conectam os retângulos com as palavras acima e abaixo: 1) “Definição de personas”, com “Entrevistas”; 2) “Design participativo”, abaixo, “Prototipação” e “Oficinas de DP”; 3) “Projeto e desenvolvimento”, com “UX Design”, “Modelagem” e “Arquitetura” acima, e “Codificação”, “Naming”, “Identidade visual” e “Testes unitários” abaixo; 4) “Avaliação”, com “Avaliação heurística” e “Avaliação empírica” acima e 5) “Lançamento”, abaixo, “Publicação em lojas virtuais”.
Nota. Screenshot do app Becca.Nota de acessibilidade: Duas capturas de tela. À esquerda, a captura (a) traz a tela de abertura do aplicativo, com a logo ao centro sobre fundo embaçado nas cores do arco-íris. A captura (b), à direita, apresenta a tela branca de login. No topo, dentro de retângulo azul, a logo. Abaixo, a mensagem: “Boas Vindas ao Becca!”, seguida de dois botões retangulares azuis que dão acesso a “Comunidades” e “Informações pessoais”. No rodapé, os links descritivos para: “Política de Privacidade e Termos” e “Sobre”.
Nota. Screenshot do app Becca.Nota de acessibilidade: Três capturas de tela de fundo branco. Na captura (a), tela inicial da aba “Comunidades”. Sob o título, dois botões, lado a lado: “Disciplinas”, selecionado, em azul, e “Fóruns”, em cinza. Abaixo, outros dois botões: “Português” e “Matemática”. Na captura (b), a tela inicial da aba “Português”. No alto , um pictograma de pessoa, com o nome de usuário “Adriana” e a data “11 de outubro de 2023”. Abaixo, “Revisão de gramática”, uma figura e uma mensagem: “vejam que interessante este mapa mental”. Na parte inferior da tela, botões de curtidas e comentários. Na figura (c), a tela inicial da aba “Fóruns”, com dois botões: “Criar fórum” e “Buscar fóruns”. Abaixo deles, um retângulo clicável, com o título de um fórum: “Comunidade ASD UNIVALI: Comunidade de acadêmicos para discutir sobre o autismo na universidade”. No rodapé do app, nas três capturas de tela, botões de navegação.
Nota. Screenshot do app Becca.Nota de acessibilidade: Captura de tela de fundo branco. No alto, o título da aba: “Tema” e a mensagem: “Escolha uma paleta de sua preferência”. Abaixo, oito retângulos dispostos em duas colunas, com paletas nas cores: azul (padrão), verde, roxo, vermelho, laranja, amarelo, preto (nomeada como “escura”) e branco (nomeado como “claro”). Cada uma apresenta pequenos retângulos e círculos com a combinação de cores da paleta.
Nota de acessibilidade: Gráfico de barras horizontais na cor rosa. As dez barras representam diferentes variáveis, no eixo vertical, e no horizontal, suas respectivas porcentagens: “Visual and textual vocabulary” (87.5%), “Customization” (75%), “Interaction” (40%), “Representations” (33.3%), variáveis “Multimedia” e “Visibility of system status” com 66.67%, e as variáveis “Recognition and Predictability”, “Navigability”, “Action response” e “Appropriate sensitivity” todas com 100%.
Nota de acessibilidade: Fluxograma horizontal com sete caixas de texto retangulares dispostas em duas linhas, conectadas por setas: 1) “Convite de participação com o TCLE”; 2) “Usuário assina o TCLE”; 3) “Solicitação do e-mail e sistema do celular do usuário”; 4) “Desenvolvedor cadastra o usuário para teste”; 5) “Envio do roteiro de testes e formulário”; 6) “Usuário realiza o teste” e 7) “Usuário responde a pesquisa”.