Open-access Design Participativo de Tecnologia Digital Acessível para Inclusão de Acadêmicos com Autismo no Ensino Superior2

Participatory Design of Accessible Digital Technology for the Inclusion of Students with Autism in Higher Education

RESUMO:

Nos últimos anos, tem sido expressivo o ingresso de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Ensino Superior. As tecnologias digitais apresentam-se como recurso para a inclusão psicossocial e acadêmica desse público, porém nem sempre se encontram adequadas às suas necessidades. A partir dessa problemática, o objetivo deste artigo é discutir o processo coletivo e colaborativo de criação de uma tecnologia digital – aplicativo Becca – como recurso de suporte à inclusão psicossocial e acadêmica dos estudantes com TEA no Ensino Superior. A metodologia, de abordagem qualitativa, baseada no Design-Based Research (DBR), buscou assegurar a colaboração entre pesquisadores e participantes no processo de investigação. Os participantes foram 14 acadêmicos com TEA de duas universidades brasileiras, por meio de entrevistas e reuniões de design participativo para o design, a produção e a avaliação de produto de software. Como resultado, foi desenvolvido o aplicativo Becca, cujas funcionalidades buscam a socialização e a comunicação entre estudantes e professores, potencializando a inclusão dos estudantes em seus processos acadêmicos. Os resultados da avaliação revelaram a potencialidade do uso do software para a melhoria da comunicação e da interação entre os sujeitos envolvidos, por meio de recursos de compartilhamento de conteúdo, trocas de experiências, criação de fóruns temáticos, chats e dicas do cotidiano acadêmico.

PALAVRAS-CHAVE:
Participação do aluno; Autismo; Tecnologia educacional; Aprendizagem cooperativa

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