ABSTRACT:
The objectives of this article were to characterize community participation among a group of adults with cerebral palsy and to investigate which environmental factors might be associated with their community participation. This is a quantitative, exploratory study involving 30 adults with cerebral palsy. The Canadian Occupational Performance Measure (COPM) was used to assess performance and satisfaction in community participation. An index was created to investigate the outcome of community participation, and the Measure of the Quality of the Environment (MQE-Brazil) was used to examine environmental factors. Descriptive analysis and multivariate linear regression (p < 0.05) were performed. The results indicate that the participants (n = 27; 97%) reported occupational issues related to social participation, such as going out with friends or family. This occupational issue was classified as important; their performance (median: 8; interquartile range: 1-10) and satisfaction (median: 10; interquartile range: 1-10) were evaluated. Regarding environmental facilitators, support from people around them, electronic communication, and assistive devices and adaptations explained 68% (p < 0.01) participation. It is concluded that participants consider their performance adequate and are satisfied with their community participation, highlighting more environmental facilitators than barriers. Support from close people, assistive devices, and electronic communication must be taken into consideration by health and education professionals who work with this population.
KEYWORDS:
Person with disability; Community life integration; Social environment
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Nota de acessibilidade: Fluxograma vertical formado por cinco caixas de texto retangulares conectadas por setas que descrevem o processo de seleção de participantes: “Investigados (72)”; “Excluídos (33)” com os seguintes motivos: “Afasia (12)”, “Dificuldade para compreender comandos (17)” e “Sem comunicação verbal e com dificuldades para compreender comandos (4)”. “Elegíveis (39)”; “Excluídos (9)”, com os motivos a seguir: “Não aceitaram participar (6)” e “Sem contato (3)”. Por fim, a quantidade de “Participantes (30)”.
Nota de acessibilidade: Gráfico de barras horizontais. As barras indicam, em amarelo, “Realizado” e em azul, “Não Realizado”, para as atividades. Os valores para cada atividade são: Ambientes de Lazer na Comunidade: Realizado 80%, Não realizado 20%; Atividades Sociais com Amigos e/ou Familiares: Realizado 83%, Não realizado, 17%; Festas: Realizado 87%, Não realizado 13%; Associações Comunitárias: Realizado 10%, Não realizado 90% e Eventos Religiosos: Realizado 80%, Não realizado 20%.
Nota de acessibilidade: Gráfico de barras horizontais. O eixo vertical lista os fatores avaliados e, o horizontal, apresenta uma escala de 0% a 100%. Cada fator é representado por uma barra horizontal com diferentes seções coloridas, indicando a porcentagem de como são percebidos: “Obstáculo Maior”, “Obstáculo Médio”, “Obstáculo Menor”, “Sem Influência”, “Facilitador Menor”, “Facilitador Médio” ou “Facilitador Maior”. Os fatores analisados são percebidos pelos participantes, predominantemente, como: 26. Procedimentos Administrativos e regras – facilitador; 25. Procedimentos governamentais e administrativos – facilitador; 24. Participação nas decisões em sua comunidade – facilitador; 23. Dispositivos de auxílio e adaptações – facilitador; 22. Objetos que você usa – facilitador; 21. Tempo permitido para executar tarefas – facilitador; 20. Intensidade do barulho ou som – obstáculo; 19. Intensidade da Luz – sem predominância; 18. Condições Climáticas – obstáculo; 17. Acesso de ruas em sua comunidade – obstáculo; 16. Acesso físico de prédios em sua comunidade que você precisa entrar – facilitador; 15. Acesso físico de sua residência – facilitador; 14. Serviços Comunitários e culturais em sua comunidade – facilitador; 13. Comunicação Eletrônica – facilitador; 12. Rádio e televisão – facilitador; 11. Serviços de transporte público – facilitador; 10. Veículo pessoal que você usa – facilitador; 9. Serviços Educacionais – facilitador; 8. Serviços de atendimento domiciliar – facilitador; 7. Lojas e serviços em sua comunidade – facilitador; 6. Seguros e outros programas sociais de compensação financeira – facilitador; 5. Sua renda pessoal – facilitador; 4. As características do ambiente de trabalho e as condições de trabalho – sem predominância; 3. A disponibilidade/oferta atual de empregos na sua comunidade; sem predominância; 2. As atitudes/comportamentos daqueles à sua volta – facilitador; 1. Apoio daqueles à sua volta – “facilitador”.