RESUMO
O presente estudo teve como objetivo descrever a organização de um protocolo multifatorial de identificação de sinais de risco para dislexia, apresentando parâmetros psicométricos dos testes que compõem o protocolo, bem como categorias para identificação de estudantes de risco no último ano da Educação Infantil. O estudo detalha a organização do protocolo avaliado por juízes (N = 8) e as análises das propriedades psicométricas do protocolo aplicado em uma amostra de estudantes do último ano da Educação Infantil (N = 162). As análises realizadas indicam que o conjunto dos testes utilizados confere ao protocolo consistência interna satisfatória e significativa capacidade discriminatória. Os dados obtidos evidenciam que a aplicação do conjunto de testes que compõem o protocolo apresenta significativo potencial para identificação precoce de estudantes em risco para dislexia. Além disso, a aplicação de questionário que inclui aspectos biológicos e ambientais, bem como informações sobre os familiares, complementam a classificação dos estudantes de risco definida pelo protocolo, o que confere maior precisão ao instrumento proposto. Sugere-se que o protocolo seja utilizado como instrumento de rastreio precoce de estudantes com risco para dislexia, bem como material auxiliar no planejamento de monitoramento do progresso e intervenções que focalizem as áreas que os examinandos apresentarem mais defasagens.
palavras-chave:
Identificação de sinais de risco para dislexia; fatores de risco para dislexia; Habilidades preditoras da leitura; Identificação de problemas de leitura; Parâmetros psicométricos.
Thumbnail
Nota de Acessibilidade (Audiodescrição). Gráfico de redes em tons de azul composto por retas que se cruzam e se interligam a círculos numerados de um a seis, formando triângulos em diferentes direções. No alto, à esquerda, o primeiro círculo se refere à compreensão da linguagem oral. O segundo, ao lado, conectado por uma linha mais grossa e escura, se refere à Consciência Fonológica. O terceiro, na parte inferior, indica a Memória de trabalho. O quarto, mais acima, entre o segundo e o terceiro, ligado por uma linha mais grossa e escura, se refere à Nomeação Seriada Rápida. O quinto, na extremidade direita, indica o Vocabulário Expressivo. O sexto círculo, na outra extremidade, passando pelo quarto e conectado ao terceiro por uma linha mais grossa e escura, se refere ao Vocabulário Receptivo