RESUMO
Este artigo objetiva apresentar a proposta de ensino especial desenvolvida pela educadora suíça Alice Descoeudres, a partir da análise de uma de suas principais obras: A educação das crianças retardadas: seus princípios, seus métodos (2ª edição brasileira/tradução da 4ª edição original), publicada em 1968 pela Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais. A pesquisa segue uma abordagem historiográfica ao investigar a obra em seu contexto histórico e sua introdução no Brasil. Ao partir das inquietações sobre a natureza do livro e a proposta educacional apresentada, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo por meio de categorias temáticas. Os resultados estão organizados em duas categorias: a primeira aborda questões gerais sobre a organização do ensino especial, dividida em quatro subseções que abarcam aspectos históricos, organização dos sistemas escolares, princípios fundamentais e formação do professor para o ensino especial; e a segunda categoria versa sobre as questões pedagógicas desse ensino, abordando a educação psico-sensório-motora, educação prática e manualidades, educação das linguagens e educação moral. A proposta de Descoeudres para o ensino especial enfatiza a individualização e a adaptação aos interesses e às necessidades dos estudantes, além de propor um ensino prático, lúdico e flexível, com vistas ao desenvolvimento holístico do sujeito e sua integração social como principal função.
PALAVRAS-CHAVE:
Alice Descoeudres; Ensino especial; História da Educação Especial.
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Nota. Fotografia de Alice Descoeudres extraída de Personnalités marquantes, da