Open-access ENSINO REMOTO COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA USUÁRIOS DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: DESAFIOS E SOLUÇÕES1,2

REMOTE LEARNING AS A SPACE FOR INCLUSION OF STUDENTS WITH HEARING IMPAIRMENTS WHO USE ASSISTIVE TECHNOLOGIES: CHALLENGES AND SOLUTIONS

RESUMO

A adoção emergencial do ensino remoto durante a pandemia de covid-19 evidenciou desafios significativos na inclusão de estudantes com deficiência auditiva, especialmente daqueles usuários de tecnologias assistivas e com predomínio da linguagem oral. A rápida transição para modalidades de ensino mediadas por tecnologias digitais revelou lacunas estruturais e metodológicas no atendimento educacional inclusivo. Este estudo teve como objetivo investigar essas dificuldades e propor soluções práticas por meio da elaboração de uma cartilha orientadora. A metodologia baseou-se em entrevistas com pais e responsáveis, estruturadas segundo o Checklist for the Reporting of Survey Studies (CROSS). Os resultados apontam barreiras como dificuldades no uso de dispositivos, escassez de recursos adaptados, necessidade de apoio familiar intensivo e pouca familiaridade das escolas com práticas inclusivas no ambiente virtual. A cartilha resultante visa orientar educadores e famílias quanto a estratégias eficazes para promover a inclusão educacional de estudantes com deficiência auditiva no contexto digital.

PALAVRAS-CHAVE:
Métodos de ensino a distância; Deficiências da audição; Educação Inclusiva; Estratégias educacionais; Acesso ao ensino.

location_on
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. General Rondon, 1799, Centro, Zip Code: 79331-030 - Corumbá - MS - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro