RESUMO
O objetivo geral deste estudo foi compreender como se configura a Política de Inclusão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir da análise dos regulamentos dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sudeste do Brasil. Como procedimento metodológico para o desenvolvimento da pesquisa, escolheu-se a pesquisa documental. Incorporando elementos da análise do discurso, o caminho metodológico possibilitou identificar que o núcleo comum presente na proposição dos documentos se constitui pelos conceitos Educação - Trabalho - Deficiência, que perpassam toda a discussão analítica dos regulamentos e que, ao estabelecerem uma relação entre si, expressam uma Política de Inclusão contraditória na Educação Profissional e Tecnológica. Essa política, por um lado, é marcada por uma educação concebida como força motriz para o desenvolvimento de competências produtivas para o capital, manifestando-se sobretudo na concepção do êxito e, por outro, por uma educação que institui, como um dos seus princípios fundamentais, o desenvolvimento das capacidades humanas, no sentido da formação integral dos estudantes.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação Profissional e Tecnológica; Educação Especial; Rede Federal de Ensino.