Open-access PERCEPÇÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O ATENDIMENTO DA ESCOLA OFERECIDO AOS SEUS FILHOS1,2

PERCEPTION OF PARENTS AND RESPONSIBLES ABOUT SCHOOL INCLUSION AND THE CARE PROVIDED TO THEIR CHILDREN

RESUMO

O presente estudo pretendeu avaliar o efeito de uma intervenção em consultoria colaborativa com as professoras, baseada no Desenho Universal de Aprendizagem, sobre dois aspectos. O primeiro foi descrever e comparar como os pais de crianças, entre eles pais de crianças com deficiência, avaliavam o atendimento oferecido aos filhos. O segundo foi verificar o que eles conheciam sobre educação inclusiva. Participaram 26 pais e/ou responsáveis por alunos de duas classes comuns do terceiro ano do Ensino Fundamental. Nas duas turmas, havia alunos com deficiência. Eles responderam, inicialmente: a) Questionário de Identificação Inicial; b) Critério de Classificação Econômica Brasil; e c) Questionário sobre Inclusão na Escola. Após a intervenção, os pais responderam novamente ao Questionário sobre Inclusão na Escola. Os resultados indicaram que a maioria dos pais avaliou o atendimento ofertado pela escola como ótimo/muito bom. Em parte, esse resultado poderia ser atribuído à intervenção realizada com as professoras. Todavia, também relataram sentir-se impotentes para tecer avaliações sobre o ensino durante a pandemia. Observou-se o desconhecimento, tanto no pré como no pós-teste, dos pais de crianças típicas sobre o objetivo da educação inclusiva. Ainda que sem uma intervenção específica com os pais, o estudo contribuiu para sensibilizá-los, considerando suas colocações finais.

PALAVRAS-CHAVE:
Inclusão escolar; Pais; Relação família-escola; Professor de Ensino Fundamental; Educação Especial.

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