Open-access Efeitos da Intervenção Mediada pews Pais no Ensino de Competências de Comunicação Sociai a Crianças com Perturbações do Espetro do A utismo (PEA): uma Revisão Sistemática

RESUMO:

As intervenções mediadas pelos pais (Parent-mediatedinterventions – PMIs) são a maneira mais eficaz de atingir problemas de comunicação social e comportamentais em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta síntese de pesquisa visa (a) identificar os tipos de programas PMI que foram usados para melhorar as habilidades de comunicação social de crianças com TEA e (b) registrar os resultados desses programas que foram relatados em pesquisas anteriores sobre crianças com TEA e seus pais. Foram utilizadas as diretrizes PRISMA para identificar os estudos sobre PMI publicados entre 2004 e 2022. Os bancos de dados digitais Scopus, ERIC, Web of Science e B-on foram rastreados para publicações relevantes, utilizando as palavras-chave “autism spectrum disorder” AND “home-based intervention” OR “parent-mediated intervention” OR “family-mediated intervention” AND “educational program” OR “training program” AND “social skills” OR “communication skills” nos títulos e/ou resumos dos estudos. Os critérios de inclusão foram os seguintes: estudos com programas de intervenção mediados pelos pais, que visassem principalmente as competências de comunicação social de crianças com TEA, publicados em inglês e que relatassem resultados em crianças com TEA. A pesquisa identificou 462 estudos, dos quais 37 foram elegíveis para inclusão na análise final. No geral, esses estudos mostraram que os PMIs foram eficazes na melhoria da comunicação social e de outras competências das crianças com TEA. Além disso, os pais demonstraram elevada fidelidade na implementação das intervenções, bem como uma perceção positiva, autoeficácia, satisfação e uma diminuição do stress. Foram discutidas as limitações dos estudos e as implicações futuras.

PALAVRAS-CHAVE:
Intervenção mediada pelos pais; Transtorno do Espectro Autista; Habilidades de comunicação social; Intervenção familiar

location_on
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. General Rondon, 1799, Centro, Zip Code: 79331-030 - Corumbá - MS - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro