RESUMO
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se caracteriza por déficits nas áreas de comunicação e interação social, além da presença de comportamentos restritos, estereotipados e repetitivos. Apesar de ser amplamente discutido na literatura atual, ainda há muitas questões a serem investigadas, especialmente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo caracterizar o perfil do desenvolvimento cognitivo de crianças com TEA, utilizando a teoria piagetiana como base. Para isso, foram aplicadas provas operatórias por meio do Método Clínico de Piaget em 32 crianças de 4 a 10 anos de idade diagnosticadas com TEA, classificadas nos níveis de suporte 1 e 2. Os resultados indicaram que 96,9% das crianças avaliadas estão no estágio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo, encontrando-se a maioria (56,3%) no subestágio simbólico, correspondente a uma faixa etária cognitiva de 2 a 4 anos, segundo a perspectiva piagetiana. A pesquisa mostrou que os testes piagetianos são aplicáveis a essa população e podem ser uma ferramenta importante para a avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças com TEA no ambiente escolar.
PALAVRAS-CHAVE:
Cognição; Desenvolvimento infantil; Autismo; Teoria piagetiana.