2003T |
A construção de um ambiente inclusivo na Educação Infantil
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Conhecer as determinações que intervem na construção de um ambiente inclusivo, a partir da experiência da creche Oeste; refletir sobre o desenvolvimento do processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, apontando as necessidades de reconstrução do projeto educacional, a partir da experiência da creche Oeste; servir de modelo inspirador para outras experiências. |
Sekkel |
2 e 3 |
2003D |
Novas crianças na creche: o desafio da inclusão
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Pesquisar e conhecer os efeitos que a inclusão de crianças com deficiência causou na organização geral da Creche "Área de Saúde" da Universidade Estadual de Campinas. |
Arnais |
2 e 3 |
2004T |
Cuidado e educação nas atividades do berçário e suas implicações na atuação profissional para o desenvolvimento e inclusão da criança de 0 a 18 meses
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Analisar as atividades propostas na rotina do berçário como recurso ao desenvolvimento da criança de zero a 18 meses. |
Vitta |
1, 2 e 3 |
2004D |
Impacto de um programa de ensino para cuidadoras em creche-música como condição facilitadora de condutas humanas ao lidar com bebês |
Verificar em que medida recursos musicais podem interferir na conduta de adultos que cuidam de crianças de 0 a 3 anos em creches ou escolas, quando distantes da mãe. |
Darezzo |
2 |
2004T |
O processo de inclusão/exclusão na constituição subjetiva de crianças na creche
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Compreender como se constitui a subjetividade de crianças em processo de inclusão/exclusão na creche. |
C. M. Lima |
2 e 3 |
2005D |
Análise teórica de itensreferentes à pessoas com deficiência da infant/toddler environment rating scale - revised edition
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Verificar a compreensão dos termos e a pertinência do conteúdo dos itens da ITERS-R relacionados a pessoas com deficiência. |
Menegasso |
2 |
2005D |
Interação professor-bebê em creches inclusivas
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Descrever a interação entre o professor de educação infantil e as crianças por ele atendidas em uma creche inclusiva, que atendia crianças com desenvolvimento típico e crianças com atrasos no desenvolvimento. |
Joaquim |
3 |
2006D |
Inclusão na Educação Infantil: concepções e perspectivas de educadoras de creche |
Investigar a concepção de educação inclusiva de educadores que atuam em creches de ensino público de Brasília - Distrito Federal. |
F. R. F. Monte |
3 |
2008A |
Análise funcional de comportamentos inadequados e inclusão- uma contribuição à formação de educadores
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Implementar e avaliar um programa de intervenção baseado na análise funcional do comportamento para proporcionar formação para os educadores solucionarem tais problemas, lidando com comportamentos desafiadores exibidos pela criança, mediando sua interação com os colegas e otimizando sua escolarização como um todo. |
Freitas e Mendes |
3 |
2009A |
Espaço educacional e a possibilidade de atuação do fisioterapeuta
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Identificar o perfil dos educadores quanto à idade, sexo, escolaridade, tempo em creche e em instituição atual; conhecer a trajetória profissional e o motivo da escolha e a função dos educadores; conhecer as atividades propostas dos educadores e sua concepção quanto ao Desenvolvimento Neuropsicomotor Normal (DNPMN); identificar o interesse dos educadores na formação continuada e discutir a possibilidade de atuação do fisioterapeuta em espaços educacionais. |
Landmann, Ruzza e Chesani |
3 |
2010A |
Ambientes inclusivos na Educação Infantil: possibilidades e impedimentos
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Identificar os indicadores de envolvimento no trabalho com as crianças e aqueles que determinam a construção de um ambiente inclusivo. |
Sekkel, Zanelatto e Brandão |
3 |
2010D |
As políticas de educação inclusiva para a Educação Infantil no Brasil - anos 2000 |
Compreender as políticas de educação especial voltadas à educação infantil no Brasil. |
López |
1 e 3 |
2012A |
Análise teórica de itens de uma escala americana para avaliação do atendimento em creches inclusivas brasileiras
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Verificar a compreensão dos termos e a pertinência do conteúdo dos itens da Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition, relacionados a pessoas com deficiência. |
Gennaro e Gil |
2 |
2012D |
Leituras pedagógicas das crianças com deficiência em creches e pré-escolas de Campina Grande-PB
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Analisar a política de inclusão de crianças com deficiências nas creches e pré-escolas municipais de Campina Grande - PB. |
M. B. B. S. Lima |
1, 2 e 3 |
2013A |
Inclusão escolar e Educação Infantil: um estudo de caso
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Realizar um levantamento, segundo a perspectiva das professoras, das crianças com necessidades especiais inseridas em creches da Rede Municipal da cidade de Catanduva, estado de São Paulo, e identificar a concepção das diretoras de creche sobre inclusão escolar. |
Pereira e Matsukura |
2 e 3 |
2013T |
Práticas pedagógicas inclusivas no cotidiano da Educação Infantil: considerações sobre a infância e a criança com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento |
Investigar as práticas pedagógicas inclusivas instituídas no cotidiano da educação infantil a partir de um olhar para a infância e para a criança com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. |
K. C. B. S. Oliveira |
3 |
2014T |
Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor: fatores de risco e intervenção precoce nos centros de Educação Infantil
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Identificar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 3 a 42 meses, fatores de risco psicossociais e biológicos associados e avaliar a importância do conhecimento por parte dos educadores das fases de desenvolvimento para ações preventivas no momento da estimulação na primeira infância. |
Valiati |
2 |
2014A |
Autismo: a Educação Infantil como cenário de intervenção
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Descrever os fundamentos da intervenção precoce, com ênfase nas melhores práticas interventivas, direcionadas para populações com autismo. |
Nunes e Araújo |
2 |
2014D |
Concepções de profissionais da Educação Infantil sobre a Educação Especial para crianças de zero a três anos
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Compreender como profissionais que atuam com crianças que são público-alvo da educação especial na faixa etária de zero a três anos em dois centros municipais de educação infantil do município de Vitória concebem a prática educativa destinada a essas crianças. |
C. C. Oliveira |
3 |
2015D |
A inclusão de crianças com deficiência intelectual em creches e pré-escolas- dificuldades e possibilidades |
Analisar como está ocorrendo o processo de inclusão de crianças de 0 a 5 anos com deficiência intelectual em creches e pré-escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luis - MA. |
Pinheiro |
1, 2 e 3 |
2015D |
Por trás do espelho de Alice - narrativas visuais de inclusão de criancas com transtorno do espectro do autismo
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Analisar a apropriação das narrativas visuais mediadas pelo SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento no Autismo), no processo de inclusão de crianças com TEA na primeira infância. |
B. T. Monte |
2 |
2016A |
Educação da criança de zero a três anos e Educação Especial: uma leitura crítica dos documentos que norteiam A Educação Básica
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Objetivamos responder às seguintes questões: como a creche é tratada nesses documentos? Eles têm garantido o atendimento à modalidade Educação Especial nessa fase? Que contribuições são ainda necessárias para que a educação na creche atenda de maneira eficiente a todas as crianças? |
Vitta, Silva e Zaniolo |
1 |
2016T |
Políticas públicas de inclusão na Educação Infantil: um estudo em creches do município de Franca
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Conhecer o processo de implementação de políticas públicas de inclusão na Educação Infantil, pois esse conhecimento é fundamental para a proposição de ações futuras com vistas à qualidade da Educação Inclusiva. |
Ferreira |
1 |
2017T |
Inclusão de bebê com deficiência física em creche: Programa de acompanhamento para educadoras com base em conceitos winnicottianos
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Investigar as contribuições do Programa de Acompanhamento para Educadoras de creche em Contexto Inclusivo - PROAECI, para a relação educadora-bebê com deficiência, a partir de conceitos winnicottianos. |
Bossi |
2 e 3 |