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Editorial

Editorial

Abrimos o volume 19, lembrando aos nossos sócios que a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial conta com uma diretoria (2013-2014) eleita por aclamação durante o Congresso Brasileiro de Educação Especial, realizado na UFSCar ao final do ano de 2012.

Neste volume, continuamos a contar com o apoio financeiro do CNPq que, parcialmente, auxiliará a publicação dos nossos quatro números da revista.

O número 1, janeiro-março, está compostos por 10 artigos, sendo 8 relatos de pesquisa e três artigos que se propõem analisar o tema avaliação de periódicos e a publicação em educação especial.

No presente número, os leitores poderão encontrar temas relacionados à deficiência visual, deficiência física, autismo, deficiência intelectual.

O primeiro artigo da revista foi escrito por pesquisadores portugueses cujo tema é Maus-tratos em crianças e adolescentes com deficiência. Por meio de amplo levantamento realizado em Portugal, o artigo faz uma discussão sobre a implicação desse tema para a educação.

O tema comunicação alternativa está presente no segundo artigo. Os autores discutem o conhecimento de professores e como isto tem sido tratado no contexto educacional, em um estudo de caso específico.

A questão da escolarização de pessoas com deficiência visual é assunto do quarto artigo, que traz como objetivo traçar e descrever trajetórias educacionais de pessoas cegas.

O tema ensino de aritmética e escolares com deficiência intelectual é tratado no quinto artigo. Os autores analisam resolução de problemas e procedimentos de ensino para contagem.

O sexto artigo se refere a inclusão de alunos com deficiência física e discute, sob a ótica do professor, as contribuições da fisioterapia para esse tema.

Fechando a seção relatos de pesquisa, é apresentado um artigo sobre o ato de brincar da criança autista sob a interpretação da perspectiva histórico-cultural.

A segunda seção da Revista se refere ao tema avaliação de periódicos científicos que publicam em Educação Especial e está composta por três artigos.

Participaram da elaboração desses artigos os editores da Revista Brasileira de Educação Especial (ABPEE), o editor da Revista Educação Especial (UFSM) e o editor e editor associado da Revista Paideia (USP).

Esses artigos têm como meta apresentar sucintamente o histórico de cada uma das Revistas, discutir as formas de disseminação do conhecimento, as formas de avaliação, interna e externa, e indicar sugestões para a melhoria do periódico.

Boa leitura a todos!

Comitê Editorial

Eduardo José Manzini

Enicéia Gonçalves Mendes

Vera Lúcia Messias Filho Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013
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