ABSTRACT:
Government data indicate that Youth and Adult Education has shown an increase in the enrollment of people with disabilities, demanding adequate teaching conditions. Considering this educational context, the present study aimed to verify whether exposure to Module 2 of the teaching curriculum “Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos” LEPP) [Learning to Read and Write in Small Steps] would contribute to developing or improving the writing of words with orthographic difficulties among four students with intellectual disabilities, aged 25 to 37 years. Module 2 comprises irregular words in Portuguese, such as galinha (chicken), barco (boat), garrafa (bottle), among others. The module was applied collectively, on average, three days a week. The experimental activities were conducted in the presence of the researcher, the regular classroom teacher, and interns. The results showed that, overall, the students benefited from computerized and individualized teaching, demonstrating improved performance in writing words with orthographic difficulties. Moreover, the use of an instructional resource complementary to classroom activities proved capable of creating favorable conditions for learning to write for students with intellectual disabilities in the Youth and Adult Education program.
KEYWORDS:
Writing; Individualized teaching; Adults; Intellectual disability; Youth and Adult Education
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Nota: As consequências ilustradas são empregadas somente em blocos com função de ensino. Retirada de
Nota. AC – seleção de palavras impressas frente a palavras ditadas; CD – leitura de palavras; AE – escrita de palavras por composição de letras a partir das palavras ditadas; AF – escrita de palavras na forma manuscrita a partir das palavras ditadas. Barras cinzas representam os desempenhos no pré-teste e as barras pretas no pós-teste.Nota de acessibilidade: Gráficos de Barras. Lado a lado, quatro gráficos, cada um representando dados de um participante: Ana, 25 anos; Pablo, 29; Luna, 36; e Vagner, 37 anos. No eixo vertical, a percentagem de acertos com escala de 0 a 100 e, no horizontal, as categorias: AC, CD, AE e AF. Os valores específicos de cada variável não estam disponíveis.
Nota de acessibilidade: Gráficosde Barras.Quatro gráficos, cada um representando dados de um participante: Ana, 25 anos; Pablo, 29; Luna, 36; e Vagner, 37 anos. No eixo vertical, de 0 a 10, onúmero de repetições de cada passo. No eixo horizontal, as unidades. As cores das barras variam entre branco, cinza claro, cinza escuro e preto, indicando, respectivamente, os passos 1, 2, 3 e4. Todos os participantes realizaram repetições para Ç, CE/CI, NH, CH, VRC, GE/GI, VRC, VSC. Luna, além desses, realizou repetições para: VNC, VLC e R brando. Pablo também realizou para: VNC, VLC, R brando, RR, S=Z, SS e CRV. Vagner, por sua vez, fez repetições para todos os anteriores e para que/qui.
Nota. Os círculos indicam a percentagem de acertos da irregularidade-alvo. Círculos cinza indicam aferições anteriores ao ensino c beanaoc, aferições postcrioaer. As barrar indicam os ecertoz nae damais irregularidades. Barras cinza-claro indicam medidas anteriores ao ensino e cinza-escuro medidas posteriores.Nota de acessibilidade: Uma série de 80 gráficos de barras dispostos em quatro colunas, cada uma representando um participante: Ana, Luna, Pablo e Wagner. Cada gráfico apresenta barras verticais com as percentagens de 0 a 100 e círculos acima ou abaixo das barras. À direita de cada linha de gráficos, as dificuldades testadas. São elas: “Ç”, “CE/CI”, “LH”, “NH”, “CH”, “GE/GI”, “VRC”, “VSC”, “VNC”, “VLC”, “R” brando, “RR”, “S som z”, “SS”, “CRV”, “CLV”, “QUE/QUI”, “A/ÃO”, “X” e “GUE/GUI”.