RESUMO
Em Portugal, a transição da criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) para o primeiro ciclo do ensino básico constitui uma fase de desafios relacionados com a mudança e a adaptação a um novo sistema de ensino. Este estudo procurou analisar as perceções das famílias e dos profissionais relativamente à transição de crianças com PEA da educação pré-escolar para o primeiro ciclo do ensino básico. Desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, com 16 participantes, tendo por base a metodologia de estudo de caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados. Como resultados desta investigação, destacam-se a importância da participação das famílias e do trabalho colaborativo. Os processos de transição foram maioritariamente descritos de forma positiva pelos participantes. As barreiras que dificultam o processo de transição relacionam-se com a diferença dos modelos e contextos de intervenção nos dois ciclos de estudo, a descontinuidade do apoio da Intervenção Precoce na Infância, a falta de formação dos profissionais e a ausência de avaliação do processo de transição. Os resultados deste estudo poderão influenciar as práticas e as políticas, de modo a salvaguardar a qualidade do processo de transição e o sucesso da criança com PEA.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação Especial; Perturbação do Espectro do Autismo; Transição; Família; Profissional.
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Nota de Acessibilidade (audiodescrição). Fluxograma vertical composto por caixas de texto retangulares, conectadas por linhas, intitulado: Transição da educação pré-escolar para o primeiro CEB de crianças com PEA. Abaixo, quatro categorias distribuídas horizontalmente: a primeira categoria, Preocupações, indica abaixo, três subcategorias: Planificação, Operacionalização e Monitorização/avaliação. As três categorias seguintes são: Papel das famílias/profissionais; Fragilidades e Facilitadores e, por último, Recomendações de Melhorias.