Open-access Pluralidade de Terminologias e Conceitos que Designam o Atendimento ao Estudante Hospitalizado: uma Revisão Sistemática

Plurality of Terminologies and Concepts Designating Care for Hospitalized Students: a Systematic Review

RESUMO:

O atendimento pedagógico educacional que ocorre no hospital favorece a construção de conhecimento do alunado em tratamento de saúde. Entretanto, essa prática admite inúmeras variações de termos, os quais designam tal modalidade de atendimento. O emprego da nomenclatura mostra-se um dilema da área, já que é comum se deparar, nas publicações científicas, com a pluralidade de termos adotados para se referir à área. Devido a isso, o objetivo do estudo foi indicar a frequência das terminologias utilizadas em artigos nacionais e internacionais e, diante delas, analisar os conceitos que tratam do atendimento ao estudante hospitalizado. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática da literatura, a qual utilizou abordagens qualitativa e quantitativa. O levantamento das publicações foi realizado no Portal de Periódicos CAPES, dentro do recorte temporal dos últimos 20 anos (2003-2023). Foram analisados na íntegra 86 estudos, cujos resultados indicaram que, desses, apenas quatro justificaram a utilização do termo escolhido. Além disso, o termo “Classe Hospitalar”, adotado pelos documentos do Ministério da Educação, remete ao espaço físico de atendimento educacional dentro do hospital, bem como apresenta o viés pedagógico-educacional. Já o termo “Pedagogia Hospitalar” é definido como a dimensão teórico-metodológica que embasa a prática profissional e o papel docente que vai muito além das atribuições pedagógico-educacionais.

PALAVRAS-CHAVE:
Classe Hospitalar; Pedagogia Hospitalar; Aulas hospitalares; Escola em hospital; Atendimento escolar hospitalar

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