Open-access Estudos de Caráter Colaborativo Relacionados Ao Uso de Recursos Pedagógicos e Estratégias de Ensino para Inclusão do Estudante Público da Educação Especial

Collaborative Studies Related to the Use of Pedagogical Resources and Teaching Strategies for the Inclusion of Students in Special Education

RESUMO:

Este estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL) com dados extraídos das bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Periódicos CAPES), Library, Lnformation Science & Technology Abstracts (LISTA), Google Scholar, Education Resources Lnformation Center (ERIC) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no período de 2008 a 2020. O objetivo foi identificar, sistematizar e analisar na literatura nacional e internacional os estudos de cunho colaborativo em que os pesquisadores utilizaram recursos pedagógicos e estratégias de ensino para a inclusão dos estudantes do público da Educação Especial. Essa RSL foi delineada em três etapas: planejamento, condução e sistematização, totalizando 31 produções. Foi utilizada a análise de conteúdo do tipo categorias temáticas. Identificaram-se quatro grandes temas: 1) Relevância das práticas colaborativas no ensino/aprendizagem entre professores; 2) Obstáculos/entraves na efetivação do trabalho colaborativo; 3) Práticas formativas para a efetivação do trabalho colaborativo; 4) Estratégias voltadas aos estudantes do público da Educação Especial. As evidências literárias demonstraram que as práticas de colaboração e formação entre professores, para o uso de estratégias de ensino e de recursos pedagógicos, são essenciais à inclusão desses estudantes.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação Especial; Trabalho colaborativo; Estratégias de ensino; Recursos pedagógicos; Revisão sistemática

location_on
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. General Rondon, 1799, Centro, Zip Code: 79331-030 - Corumbá - MS - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro