Verucci et al. (2006)
Itália |
Estudo quantitativo observacional descritivo transversal comparativo |
Explorar as competências de leitura, de compreensão leitora e de consciência fonológica em pessoas com Trissomia 21. |
n = 17 (Trissomia 21) n = 17 (desenvolvimento típico) |
A avaliação foi realizada em escolas. |
Para a leitura: Batteria per la valutazione della dislessia e della disortografia evolutiva (DDE) (Sartori et al., 1995). Para a compreensão leitora: Livro “The squirrel fairy tale” |
O grupo com Trissomia 21 apresentou piores competências de leitura de não palavras (p > 0.01) e de compreensão leitora (p < 0.001). Os dois grupos apresentaram semelhanças na leitura de palavra (p > 0.10). |
4 |
11/24 (médio risco de viés) |
Roch et al. (2011)
Itália |
Estudo quantitativo observacional longitudinal |
Analisar a compreensão (auditiva e leitora), e da leitura após um ano de idade. Verificar se a compreensão auditiva é um preditor forte do desenvolvimento da compreensão leitora em comparação com a leitura. |
n = 10 (Trissomia 21) |
A avaliação ocorreu em duas sessões, com uma diferença de um ano entre estas, realizadas em casa ou na escola. Cada sessão durou entre 30 a 40 minutos. |
Para a leitura: (DDE) (Sartori et al., 1995). Para a compreensão leitora: MT Reading Tests for Elementary School (Cornoldi & Colpo, 1998). Para a compreensão auditiva: Test di Comprensione del Testo Orale ((TOR) 3-8 (Levorato & Roch, 2007). |
Os participantes melhoraram na compreensão leitora e na leitura ao longo de um ano, mas não de forma significativa. O desenvolvimento da compreensão leitora é determinado principalmente pela compreensão auditiva. A leitura e a compreensão leitora são dois processos independentes. |
4 |
8/16 (baixa qualidade metodológica) |
Nash e Heath (2011)
Reino Unido |
Estudo quantitativo observacional descritivo transversal comparativo |
Analisar a hipótese de que a compreensão leitora na Trissomia 21 está mais relacionada com as compe- tências linguísticas do que no desenvolvimento típico. |
n = 13 (Trissomia 21) n = 39 (desenvolvimento típico, sendo 13 matched na leitura, 13 matched na compreensão e 13 poor comprehenders)
|
Os participantes foram avaliados na escola ou em casa, numa única sessão. |
Para a leitura: British ability scales (BAS II) (Elliott et al., 2018). Para a compreensão leitora: Neale Analysis of Reading Ability (NARA- -II) (Neale et al., 1986). Para o vocabulário: British Picture Vocabulary Scale (BPVS-3) (Dunn, 1997). |
Nas pessoas com Trissomia 21, a compreensão leitora apresenta níveis mais baixos, e está fortemente relacionada com as competências linguísticas subjacentes (precisão de leitura de palavras e de pseudopalavras (p =.07), vocabulário e memória de trabalho) |
4 |
10/24 (médio risco de viés) |
Laws et al. (2016) Reino Unido |
Estudo quantitativo observacional descritivo transversal comparativo |
Analisar as capacidades de compreensão leitora na Trissomia 21, em comparação com crianças com desenvolvimento típico. Analisar a relação entre a compreensão (leitora e auditiva), a leitura, a compreensão auditiva, a consciência fonológica e o vocabulário. |
n = 14 (Trissomia 21) n = 23 (desenvolvimento típico) |
A avaliação ocorreu em duas/ três sessões, nas escolas. |
Para a leitura: BAS II (Elliott et al., 2018). Para a compreensão leitora: NARA- -II (Neale et al., 1986). Para o vocabulário: BPVS-3 (Dunn, 1997). Provas informais de consciência fonológica. Para a compreensão auditiva: Clinical Evaluation of Language Fundamentals (Semel et al., 1995). |
A compreensão leitora das crianças com Trissomia 21 foi significativamente pior do que a das crianças com desenvolvimento típico (p < .0001). A compreensão leitora foi associada à leitura de palavras, à consciência fonológica, ao vocabulário e à compreensão auditiva nas crianças com Trissomia 21. A compreensão auditiva foi o fator que demonstrou maior correlação com a compreensão leitora (p = .031). |
4 |
9/24 (alto risco de viés) |
Roch et al. (2021)
Suíça |
Estudo quantitativo observacional descritivo transversal comparativo |
Determinar se a compreensão leitora nas pessoas com Trissomia 21 e com Perturbação do Espetro do Autismo é explicada pelas mesmas competências. Analisar se o perfil de leitura dos dois grupos difere do desenvolvimento típico. |
n = 15 (Trissomia 21) n = 21 (perturbação espetro do autismo) n = 42 (desenvolvimento típico) |
A avaliação foi efetuada numa única sessão, com uma duração de 45 a 60 minutos. |
Para a compreensão leitora, a compreensão auditiva e a leitura: Neale Analysis of Reading Ability Revised (NARA-II) (Neale et al., 1986). Para o vocabulário: British Picture Vocabulary Scale (Third Edition) (BPVS-3) (Dunn, 1997). |
O grupo com Trissomia 21 demostraram pior leitura e compreensão auditiva e leitora (p < 0.001). Os três grupos apresentam resultados semelhantes na leitura e no vocabulário. A compreensão auditiva foi o preditor mais fiável da compreensão leitora. O vocabulário e a leitura de palavras e pseudopalavras estiveram menos relacionados com a compreensão leitora. |
4 |
11/24 (médio risco de viés) |
Kalaycı e Diken (2022) Turquia |
Estudo quantitativo observacional descritivo transversal |
Analisar consciência fonológica, compreensão leitora e leitura no grupo com Trissomia 21. Analisar os tipos de erros que ocorrem durante a leitura, e examinar as relações entre estas variáveis. |
n = 44 (Trissomia 21) |
As avaliações foram realizadas nas instituições que frequentavam ou em casa. |
Para a leitura e compreensão leitora: Skill of Oral Reading and Reading Comprehension Test (Melekoğlu et al., 2019). Para a consciência fonológica: Early Childhood Phonological Sensitivity Scale (Sari & Aktan Acar, 2013). |
No grupo com Trissomia 21 o nível de leitura e de compreensão leitora foi insuficiente e o nível de consciência fonológica foi moderado. Dependendo do nível de défice cognitivo, existem diferenças entre estes níveis (p=.008) Existem relações entre a consciência fonológica, a compreensão leitora e a fluência leitora. |
4 |
4/16 (baixa qualidade metodológica) |
Prahl e Schuele (2022)
Estados Unidos da América |
Estudo quantitativo observacional descritivo transversal comparativo |
Analisar a relação entre a leitura, a compreensão leitora e a compreensão auditiva em crianças com Trissomia 21, em comparação com crianças com desenvolvimento típico. |
n = 19 (Trissomia 21) n = 19 (desenvolvimento típico) |
Os participantes realizaram duas sessões. A de elegibilidade, durou 45-60 minutos e a de avaliação, ocorreu um mês após esta e durou 75-100 minutos. As sessões ocorreram em diversos locais. |
Para a leitura: WRMT (Woodco- ck, 2011). Para a compreensão leitora: Kaufman Assessment Battery for Children (Kaufman & Kaufman, 1983); Woodcock Reading Mastery (Woodcock, 2011) e Wechsler Individual Achievement Achievement (Wechsler, 2017). Para a compreensão auditiva: Woodcock-Johnson Tests of Oral Language (Schrank et al., 2014) e Wechsler Individual Achievement (Wechsler, 2017). |
As pessoas com Trissomia 21 demonstram pontuações de compreensão (leitora e adutiva) mais baixas, e a leitura de palavras foi fortemente correlacionada com a compreensão leitora. A compreensão (leitora e auditiva) esteve correlacionada nas pessoas com Trissomia 21. |
4 |
12/24 (médio risco de viés) |