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Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2006
  • Editorial

    Manzini, Eduardo José
  • Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades Relato De Pesquisa

    Camargo, Eder Pires de; Nardi, Roberto

    Resumo em Português:

    Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver.

    Resumo em Inglês:

    The present article reports partial outcomes of a study that aimed to verify future High School teachers' performance. A group of undergraduates were taking a course called "Teaching Practice" where they were required to plan, elaborate and teach, in classroom settings, topics relating to thermology to a class which included students with visual impairments. Data that was collected showed that, on the one hand, the main difficulties presented by future Physics High School teachers were related to the approach to understanding phenomena in physics in a visually dependent way. On the other hand, these future teachers demonstrated creativity in overcoming passive attitudes relative to this educational problem and were able to develop methodological strategies unhindered by the knowing/seeing relation.
  • Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas Relato De Pesquisa

    Leão, Andreza Marques de Castro; Garcia, Clarice Aparecida Alencar; Yoshiura, Eunice Vaz Ferreira; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal

    Resumo em Português:

    Há poucas investigações quanto às práticas educativas escolas, ou seja, os procedimentos que são utilizados pelo educador para promover a aprendizagem de seus alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas educativas escolares, e verificar em que medida essas práticas contribuem para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. O presente estudo optou pelo estudo exploratório contemplando observações em sala de aula, bem como, no ambiente escolar. As observações ocorriam semanalmente sem datas fixas, e em horários diferentes, a fim de que fosse possível observação num ambiente típico. Utilizou-se também a entrevista e a análise de documentos do aluno (redação, provas, atividades acadêmicas) e da escola. Participaram do presente estudo um aluno que apresenta dismotria cerebral ontogenética, sua mãe, bem como, as professoras que lecionaram à ele durante os anos de 2000 e 2001. Os dados coletados auxiliaram para definir a categoria que foi foco da presente pesquisa: desempenho e rendimento escolar e percepção do aluno sobre seu processo de aprendizagem. Como conclusão o presente estudo constatou que o processo de inclusão do aluno, no tocante à inclusão física social, responde até certo grau às suas necessidades. No entanto, do ponto de vista de aprendizagem, não houve inclusão educacional, as práticas educativas observadas não contemplavam a especificidade curricular e de aprendizagem a fim de atender às necessidades do aluno.

    Resumo em Inglês:

    There are few studies of educational practices in schools, that is, of the procedures used by educators to promote learning in their students. Thus, the aim of this paper is to analyze educational practices in schools so as to uncover to what extent these practices contribute to the inclusion of students with special educational needs. The present exploratory study used weekly observations in the classroom as well as in the general school environment as a means to collect data. So as to ensure a typical reading of the school setting, the observation times and dates varied. Interviews and documental analysis of student work (essays, tests, classroom worksheets) and school documents were also carried out. The participants in the study included a student with cerebral palsy, his mother, as well as the teachers who taught him during the years of 2000 and 2001. The data that was collected enabled us to define the category that became the focus for the present research: scholastic chievement and student performance and the student's perception of his own learning process. In conclusion, this study showed to a certain degree that the inclusion process for this student is having positive results as to social and physical presence. However, when looking at actual learning, educational inclusion did not occur, because the educational practices observed did not answer to the specific needs of this student.
  • Educação especial no município de São Paulo: acompanhamento da trajetória escolar de alunos no ensino regular Relato De Pesquisa

    Prieto, Rosângela Gavioli; Sousa, Sandra Zákia Lian

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta resultados de pesquisa acerca da política de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino de São Paulo, implementada a partir de 1993. Focaliza as ações direcionadas ao portador de deficiência mental, por meio das Salas de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais (SAPNE). Tendo como propósito analisar eventuais contribuições desse atendimento para a integração escolar dos alunos, procedeu-se à caracterização das trajetórias escolares daqueles que freqüentavam as SAPNE no decorrer do segundo semestre de 1997 até 2001. As evidências acerca dessa trajetória escolar indicaram, dentre outras constatações, que a SAPNE nem sempre tem sido um recurso suficiente para viabilizar o atendimento integrado de parcela de alunos com deficiência mental na classe comum e a necessidade de maior investimento na garantia de condições políticas, técnicas e materiais para sua implementação.

    Resumo em Inglês:

    This article presents research results on service delivery to students with special needs in the municipal school system of São Paulo implemented as of 1993. It focuses on actions planned assist students with mental deficiency through the Classroom Service for Students with Special Needs (Salas de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais (SAPNE)). In order to analyze possible contributions of this kind of service to school integration of these students, we proceeded to carry out a characterization of the yearly progression of those who attended the SAPNE program from the second semester of 1997 through 2001. Among other findings, the evidence showed that SAPNE isn't as efficient a resource as it should be, enabling integrated attendance in regular classrooms for that portion of students who present mental deficiency. What is needed to implement the service and make it effective is a greater investment of public funding, technical support and material conditions.
  • Quando alunos surdos escolhem palavras escritas para nomear figuras: paralexias ortográficas, semânticas e quirêmicas Relato De Pesquisa

    Capovilla, Fernando César; Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra; Mazza, Cláudia Zocal; Ameni, Roseli; Neves, Maria Vilalba

    Resumo em Português:

    O Teste de Nomeação de Figuras por Escolha (TNF2.1-Escolha) avalia a habilidade de escolher palavras escritas para nomear figuras, e analisa processos quirêmicos, ortográficos e semânticos envolvidos. Foi aplicado a 313 surdos de 6-34 anos, de 1ª. série do Ensino Fundamental a 1ª. do Médio de quatro escolas bilíngües paulistas (dos quais 77% com perda congênita, e 49%, congênita-profunda), junto com TNF1.1-Escolha, e testes de vocabulário receptivo de sinais (TVRSL), competência de leitura de palavras (TCLPP), compreensão de leitura de sentenças (TCLS), nomeação de figuras por escrita (TNF-Escrita), e de sinais por escolha e escrita (TNS-Escolha e TNS-Escrita). Foi gerada tabela normativa de nomeação por série escolar. O TNF2.1-Escolha manteve as seguintes inter-relações positivas significativas: correlação muito alta (r = 0,89) com TNF1.1-Escolha; alta (r = 0,77-0,80) com escrita do nome de figuras (TNF-Escrita) e leitura de sentenças (TCLS), média (r = 0,62-0,68) com nomeação de sinais por escolha e escrita (TNS-Escolha, TNS-Escrita) e competência de leitura (TCLPP); e baixa (r = 0,36) com vocabulário de sinais (TVRSL). De 1.507 paralexias, houve 583 ortográficas, 546 semânticas e 378 quirêmicas. Estas revelam que, ao escolher palavras para nomear figuras, surdos primeiro evocam o sinal da figura e, depois, a palavra do sinal, corroborando a hipótese de que o léxico quirêmico indexa o ortográfico ao pictorial. Corroborando a validade do TNF2.1-Escolha em induzir paralexias, quanto maior a competência de leitura no TCLPP, menos paralexias ortográficas no TNF-Escolha, e quanto maior o vocabulário de sinais no TVRSL, menos paralexias quirêmicas no TNF2.1-Escolha.

    Resumo em Inglês:

    The Picture-Print Matching Test (PPMT2.1) assesses the ability of naming pictures by choosing from among written words, and analyzes the cheremic, semantic and orthographic processes involved. The participants were 313 1st-9th grade deaf students, aged 6-34 years, from São Paulo bilingual schools, of which 77% had congenital auditory loss, and 49%, profound congenital loss. Students were exposed to the following tests: PPMT1.1 and 2.1, Receptive Vocabulary Test in Libras (RVTL), Word Reading Competence Test (WRCT), Sentence Reading Test (SRT), Picture Naming by Writing Test (PNWT), Sign Naming by Writing Test (SNWT), and Sign-Print Matching Test (SPMT). A standardization table was generated as a function of grade level PPMT2.1 presented the following significant positive correlations: very high (r = 0,89) with PPMT1.1; high (r = 0,77-0,80) with Picture Naming by Writing (PNWT) and Sentence Reading (SRT); medium (r = 0,62-0,68) with Sign Naming by Writing and Matching (SNWT and SPMT) and Word Reading Competence (WRCT), and low (r = 0,36) with Libras Receptive Vocabulary (RVTL). Out of 1.507 paralexias, 583 were orthographic, 546 were semantic, and 378 were cheremic. The latter revealed that, when matching print to pictures, deaf students first evoke signs to pictures and subsequently words to signs. This corroborates the hypothesis that cheremic lexicon links orthographic and pictorial lexicons. As to paralexias in Picture-Print Matching Test (PPMT2.1), orthographic paralexias were inversely proportional to reading competence (WRCT scores), whereas cheremic paralexias were inversely proportional to Libras Receptive Vocabulary (RVTL scores), which corroborates the validity of PPMT2.1 in inducing orthographic paralexias and cheremic paralexias.
  • Programa de suporte comunitário: alternativa para o trabalho do adulto deficiente mental Relato De Pesquisa

    Araújo, Eliane Aparecida Campanha; Escobal, Giovana; Goyos, Celso

    Resumo em Português:

    Este trabalho de pesquisa desenvolveu e avaliou um procedimento de formação de um grupo de planejamento de programa de suporte comunitário, visando atender a necessidade de preparação, encaminhamento, colocação e apoio ao jovem e adulto com deficiência mental no ambiente natural de trabalho. O procedimento procurou integrar as diferentes agências já existentes na comunidade para planejar, desenvolver, implementar e avaliar diversos serviços relativos à formação do deficiente mental para o trabalho, desde a transição da escola especial para o trabalho até a colocação e manutenção em uma ocupação remunerada. Foram convidados para participar no grupo, representantes de setores expressivos da comunidade local. Sete passos referentes à organização grupo foram implementados: 1) constituição da equipe; 2) identificação e descrição das necessidades da comunidade; 3) identificando os membros da equipe; 4) inicio do planejamento; 5) definição da missão do grupo; 6) avaliação de oportunidades de mudança e 7) estabelecimento de objetivos e atividades. Os resultados apontaram onze aspectos de conteúdo para análise do processo realizado. Observaram-se grandes dificuldades na manutenção do grupo, o que impediu que o procedimento fosse aplicado até o final do planejamento. Foi apresentado uma análise das possíveis razões dessas dificuldades, e proposto um curso para divulgar e discutir o conceito de planejamento de programa de suporte para o trabalho do deficiente mental adulto e estimular novos grupos em outras comunidades.

    Resumo em Inglês:

    This research attempted to develop a community program planning to meet the needs derived from the development, training, placement and support of mentally retarded adults working in the natural environment. Community program planning requires the integration of several agencies in the community in order to plan, implement and assess services. Representatives of several community agencies participated. Seven steps leading to the organization of the proposed group were implemented: 1) starting the team; 2) defining community needs; 3) identifying team members; 4) starting the planning meeting; 5) defining the mission of the community program planning group; 6) evaluating the opportunity to change; 7) proposing objectives and activities. The results showed that the objectives proposed were partially met. However, great difficulties were observed in group maintenance. The proposal had to be interrupted before the end of the program. The reasons for such difficulties were analyzed and publication and discussion of the concept of community program planning teams was proposed to meet the needs involved in supporting the work of mentally retarded adults. It was also proposed that the procedure be replicated in different communities, to control for local variables, and as an incentive to the development of new work groups.
  • A inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho: a visão de empresas e de instituições educacionais especiais na cidade de Curitiba Relato De Pesquisa

    Araujo, Janine Plaça; Schmidt, Andréia

    Resumo em Português:

    A inclusão é um processo pelo qual a sociedade se adapta para permitir a participação das pessoas em todos os seus setores, inclusive daquelas pessoas com necessidades especiais (PNE's), e estas, por sua vez, se preparam para assumir seus papéis na sociedade. O acesso de PNE's ao mercado de trabalho é um dos aspectos do processo de inclusão, importante por proporcionar às pessoas condições para a satisfação de suas necessidades básicas, a valorização de si mesmas e o desenvolvimento de suas potencialidades. O objetivo dessa pesquisa foi levantar, junto a empresas com mais de 100 funcionários e a instituições que atendem jovens e adultos com necessidades especiais, quais as práticas que vêm sendo adotadas para inclusão de PNE's no mercado de trabalho e as eventuais dificuldades encontradas nesse processo. Foram realizadas entrevistas com 30 empresas e 10 instituições educacionais, todas na cidade de Curitiba (PR). Os resultados indicaram que as empresas não cumprem a Lei de Cotas, que regulamenta a contratação de PNE's. As empresas afirmam que o maior empecilho para isso é a baixa escolarização das PNE's e sua baixa qualificação profissional. As instituições educacionais criticam os processos adotados pelas empresas na contratação de PNE's, mas poucas oferecem escolarização para seus alunos, concentrando-se, em sua maioria, no desenvolvimento de habilidades básicas para o trabalho ou em capacitação profissional eventualmente diferente daquela exigida pelo mercado de trabalho. São discutidas, também, as contradições encontradas entre legislação, práticas educacionais e mercado de trabalho, no que diz respeito à inclusão.

    Resumo em Inglês:

    Inclusion is a process whereby society adapts so as to allow full participation to people from all sectors, including people with special needs (PSN), as they prepare to become regular members of society. PSN's access to the job market is among the aspects of the process of inclusion, whose importance relates to the promotion of conditions for satisfying their basic needs, achieving self worth and developing their full potential. The aim in this research was to investigate businesses with more than 100 employees and institutions that work with young people and adults with special needs, so as to identify what they are doing to promote inclusion of PSNs in the job market and uncover possible difficulties they have faced during the process. We interviewed professionals in 30 businesses and 10 educational institutions, all located in Curitiba, the capital of the southern State of Paraná (PR). The results showed that most businesses do not obey the national Quota Law which establishes the minimum quota for hiring PSNs. According to the businesses consulted, the main problem lies in the PSNs low level of education and their lack of professional qualifications. The educational institutions criticize the processes adopted by some of the companies hiring PSNs, however few of these institutions offer proper schooling for their students, concentrating instead, for the most part, on developing basic work habits or investing in developing work related skills in areas other than those required by the job market. Also discussed in this paper are some of the contradictions found in our legislation, educational practice and job market, as related to inclusion.
  • Avaliação dos benefícios proporcionados pelo AASI em crianças e jovens da faixa etária de 7 a 14 anos Relato De Pesquisa

    Boscolo, Cibele Cristina; Costa, Maria da Piedade Rezende da; Domingos, Camila Maria Pereira; Perez, Fabrícia Cristina

    Resumo em Português:

    A presença de perda auditiva pode acarretar sérias conseqüências no desenvolvimento de fala e aprendizagem. Um recurso importante para a reabilitação do deficiente auditivo é o AASI. Para estar bem adaptado, o AASI deve fornecer benefícios para os usuários. A avaliação do benefício proporcionado pelo AASI, por meio de questionários de auto-avaliação, é fundamental. O presente estudo procurou verificar os benefícios proporcionados pelo AASI por meio de um questionário aplicado às crianças e adolescentes usuários de AASI, na faixa etária de 7 a 14 anos. Foram avaliados 19 deficientes auditivos, de ambos os sexos. Verificamos que em relação ao uso do AASI, 12 (63%) deficientes auditivos utilizam o AASI em todos os lugares que vão, retirando-os apenas para tomar banho e dormir, 5 (23%) referem utilizar o AASI somente em casa e na terapia fonoaudiológica Em relação ao benefício proporcionado pelo AASI na rotina caseira, 14 (73%) ouvem melhor a televisão, 15 (78%) ouvem melhor o telefone ou campainha, 12 (63%) ouvem melhor os pais chamarem pelo nome. No ambiente escolar, verificou-se que o AASI promove uma melhor recepção da fala do professor estando ele próximo ao aluno. Em situações sociais, 15 sujeitos (78%) relataram que com o AASI brincam melhor com seus amigos, 12 (63%) ouvem melhor os amigos , 16 (84%) conseguem ouvir os carros na rua, e 9 (47%) referiram que conseguem ouvir uma pessoa falando em local de ruído. O uso desse instrumento possibilitou verificar os benefícios oferecidos pelo AASI às crianças e jovens deficientes auditivos.

    Resumo em Inglês:

    The presence of hearing loss can have serious consequences on speech development and learning. Personal sound amplification devices (hearing aids) are an important resource for hearing rehabilitation of the deaf are. To be well adapted, aids should supply benefits for users. It is essential to assess the benefits provided by the devices, by means of self-evaluation questionnaires. The present study aimed to verify the benefits provided by personal sound amplification devices by means of a questionnaire applied to child and adolescent users in the 7 to 14 year age range. Nineteen deaf subjects of both genders participated in the study. We were able to verify that 12 (63%) deaf subjects used their hearing aids everywhere they went, removing them only at bath time and bedtime; 5 (23%) reported they only used their devices at home and in the speech therapy. As to the benefits of using hearing aids in daily routine, 14 (73%) reported that this enhanced their hearing for television; 15 (78%) said they helped to hear the telephone or doorbell ringing; 12 (63%) could hear their parents calling their names better. In the school environment, it was verified that personal sound amplification devices promoted better reception of the teacher's enunciations when he/she was near the student. In social situations, 15 subjects (78%) reported that hearing aids made it easier to play with their friends, while 12 (63%) said that with aids they could hear their friends better; 16 (84%) could hear vehicles in the street, and 9 (47%) referred that they could hear a person speaking in noisy environments. Using the questionnaire enabled us to verify the benefits offered by personal sound amplification devices to children and young people who are deaf.
  • Caracterização dos enunciados de um aluno não-falante usuário de recurso suplementar de comunicação durante a construção de histórias Relato De Pesquisa

    Guarda, Nathália Silveira da; Deliberato, Débora

    Resumo em Português:

    A narrativa pode conectar elementos diversos e, assim, promover a construção de sentenças verticais e horizontais, frente à mediação de interlocutor. Esta pesquisa visou analisar a extensão e a organização sintática dos enunciados de narrativas construídas por um aluno não-falante usuário de recurso suplementar de comunicação. Previamente à construção das narrativas, selecionadas de acordo com os centros de interesse, idade, grau de escolaridade e temáticas trabalhadas na escola do aluno, símbolos gráficos do Picture Communication Symbols eram confeccionados e adaptados para que, por meio destes e dos recursos verbais e não-verbais inerentes à atividade discursiva, a história pudesse ser contada, por acesso visual e auditivo, pelo interlocutor e recontada pelo aluno, após a estruturação e organização dos múltiplos signos em sentenças. Todas as interações foram filmadas e complementadas com anotações de um diário de registro contínuo. Após a análise das transcrições das fitas e das anotações do diário, foi possível determinar três estágios de unidades significativas: 1) Caracterização ou natureza dos elementos constituintes dos enunciados das narrativas em: a) objeto; b) símbolo gráfico; c) escrita; d) vocalização; e) gesto representativo; 2) Extensão dos enunciados das narrativas de 1 a 6 elementos, linearmente, e 7 ou mais elementos; 3) Organização sintática dos elementos constituintes das narrativas em sujeito, verbo e objeto isolados, em sentenças verticais, e associados, em sentenças horizontais. Ressaltou-se, assim, a ampliação e aprimoramento da organização e da estrutura sintática dos enunciados das narrativas construídas pelo aluno mediado pelo interlocutor.

    Resumo em Inglês:

    Narratives can connect diverse elements and, thus, promote the construction of vertical and horizontal sentences, mediated by the interlocutor. This research aimed to analyze the extension and the syntactic organization of narrative statements constructed by a non-speaking student who used Augmentative and Alternative Communication devices. Graphic Symbols from Picture Communication Symbols were selected according to the child's range of interest, his age, schooling and the subject areas he was involved with in school, having been prepared and adapted to his needs, before the actual narrative construction. Using these pictograms as well as verbal and non-verbal resources that are part of the discursive mode, a story could be told by the communication partner, accessed through visual as well as auditory channels. After structuring and re-organizing the various signs into sentences, the student could retell the story. All interactions were filmed and complemented with notations in an ongoing journal registry. Analyzing the tape transcriptions and the journal notations enabled us to identify three significant unit stages: 1) Characterization or nature of the constituent elements of narrative statements in: a) the object; b) the graphic symbol; c) writing; d) vocalization; e) representative gesture; 2) Extension of the narrative statements from 1 to 6 elements in sequence and 7 or more elements; 3) Syntactic organization of the elements making up the narratives in a subject - verb - object structure, isolated in vertical sentences and associated in horizontal sentences. The results thus pointed to the broadening and improvement of the syntactic organization and structure of the narrative statements constructed by the student, mediated by the communication exchange partner.
  • Por uma escola que atenda as necessidades especiais de seus alunos Resenhas

    Imamura, Eliane Tie Mi
  • Inclusão de pessoas com deficiência mental no trabalho Resenhas

    Manzini, Eduardo José
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