Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial

    Manzini, Eduardo José
  • ¿Es posible construir una escuela sin exclusiones?

    López Melero, Miguel

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo plantea, fundamentalmente, que no se debe confundir integración educativa con escuela inclusiva y que, probablemente, esta confusión ha originado interpretaciones dispares que está originando una serie de barreras para la presencia, aprendizaje y participación de las personas y culturas diferentes en el aula. Se analizan solo las barreras didácticas y se propone como se pueden salvar las mismas para construir una escuela sin exclusiones.

    Resumo em Inglês:

    The main idea in this article is that we must not confuse the concept of "educational integration" with "inclusive schooling". Probably, such confusion has generated different interpretations of the above concepts resulting in barriers in learning and participation in the classroom for those who are different or who come from diverse cultural backgrounds. The article analyses mainly barriers in didactics and suggests how to overcome them in order to construct a school without exclusion.
  • Aspectos biopsicossociais na surdocegueira Relato De Pesquisa

    Aráoz, Susana Maria Mana de; Costa, Maria da Piedade Resende da

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem por objetivo discutir aspectos biopssicossociais referentes a pessoas com surdocegueira e suas famílias com o objetivo trazer a tona estas questões que se tem mostrado importantes para o desenvolvimento dos atendimentos aos surdocegos. Está baseado em dados bibliográficos de pesquisas com pais e outras divulgações abordando as causas que são, principalmente, Rubéola Congênita, prematuridade, infecções, acidentes, síndromes genéticas ou não. Coloca as conseqüências das mesmas, o desenvolvimento educacional alcançado e as necessidades das famílias em aspectos ligadas às áreas da saúde, educação, lazer, segurança e inclusão social. Também trata da adaptação das famílias ao impacto produzido pela surdocegueira tendo em conta aspectos orgânicos, afetivo-relacional, sócio-culturais e de produtividade. Reflete sobre a necessidade da divulgação dos conhecimentos e da ação conjunta de todas as partes envolvidas nos mais diversos aspectos da vida dos surdocegos para conseguir o desenvolvimento dos atendimentos para os surdocegos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present article is to discuss bio-psycho-social aspects related to people with deaf blindness and their families so as to highlight those issues that have become important for the development of working methods in deaf blindness. It is based on bibliographic data found in research with parents of deaf blind children and other publications that deal with the causes of the condition. The main causes are congenital German measles, prematurity, infection, genetic or non genetic syndromes. The authors discuss the results of the various presentations, the expected educational development and the needs of the families in aspects related to health, education, leisure, safety and social inclusion. They also discusses issues of family adaptation to the impact produced by deaf blindness, taking into account organic, social-cultural, affect and inter-relational aspects, as well as productivity. The article reflects on the importance of divulging information and of common actions by all involved in the various aspects of the life of the deaf blind in order to achieve working methods in the field of deaf blindness.
  • Mudanças nas concepções do professor do ensino fundamental em relação à inclusão após a entrada de alunos com deficiência em sua classe Relato De Pesquisa

    Monteiro, Ana Paula Húngaro; Manzini, Eduardo José

    Resumo em Português:

    As concepções dos professores podem determinar as atitudes sociais em relação à inclusão do aluno com deficiência na sala de aula. Dentre dessa temática, pode-se questionar: a concepção de inclusão do professor do ensino regular muda no decorrer do ano letivo após a entrada de alunos com deficiência? Assim, objetivou-se identificar a existência de mudanças de concepções do professor do ensino regular em relação à inclusão. Participaram do estudo cinco professores do ensino regular que atuavam em sala de aula com pelo menos um aluno com deficiência, em três escolas de Município do interior Paulista. Os dados foram coletados durante um ano letivo por meio de três procedimentos: entrevista não-estruturada; segmento bimestral das informações por meio de cadernos de conteúdo e entrevista semi-estruturada, ao final do ano. Os dados foram tratados por meio da técnica designada como análise da enunciação. Dessa análise, foram estabelecidas classes e subclasses, aferidas por juízes para verificar o grau de concordância da análise. Os resultados mostraram mudanças de concepções nas subclasses: expectativa em relação à inclusão do aluno com deficiência no ensino regular, experiência em relação à inclusão, perfil do aluno para ser matriculado no ensino regular; ritmo de aprendizagem do aluno com deficiência na sala de aula regular, avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência, dificuldades em lidar com a diversidade, dificuldade em lidar com a disciplina/comportamento do aluno com deficiência e dificuldade para ensinar o aluno com deficiência. Conclui-se que a entrada, por si só, do aluno com deficiência no ensino regular não garantiu a mudança de concepção dos professores.

    Resumo em Inglês:

    Teachers' conceptions can determine social attitudes in relation to the inclusion of disabled students in the classroom. Within this theme, one might ask: Do regular school teachers' conceptions of inclusion change during the school term after the admission of disabled students in the classroom? Thus, this study aimed to identify the existence of changes in regular education teachers' conceptions in relation to inclusion. Five regular school teachers who had at least one disabled student in the classroom, in three schools in the interior of the state of São Paulo, participated in the study. The data were collected throughout one school year using three procedures: non-structured interviews; follow-up information collected every two months in a content notebook and semi-structured interviews, at the end of the year. The data were treated by the enunciation analysis technique. From this analysis, classes and subclasses were established and evaluated by judges to verify the analysis' conformity. The results showed changes in conceptions in the subclasses: expectation regarding the disabled student's inclusion in regular school, experience regarding inclusion, student's profile to be registered in the regular school; learning pace of the disabled student in the regular classroom, learning assessment of the disabled student, difficulties in dealing with diversity, difficulty in dealing with discipline/behavior of the disabled student and difficulty in teaching the disabled student. It was concluded that the admission of disabled students in the regular school in itself did not guarantee changes in the teachers' conceptions.
  • Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental Relato De Pesquisa

    Gomes, Claudia; Gonzalez Rey, Fernando Luis

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo explorar a configuração de sentidos de um aluno portador de necessidades especiais mentais acerca do processo de inclusão escolar. Para tanto, foi participante desta pesquisa um aluno adolescente de 16 anos de idade portador de deficiência mental, matriculado na 7ª série do Ensino Fundamental da Rede Regular. Como recursos para coleta de informações o delineamento de estudo de caso mostrou-se adequado, priorizando-se os sistemas conversacionais firmados com o aluno durante sete meses. As informações obtidas foram elencadas em categorias de indicadores significativos. Pôde ser constatado que uma das maiores barreiras a ser transposta pelo aluno no processo de inclusão escolar diz respeito à organização simbólica da própria instituição escolar, que atrelada aos padrões massificadores do desenvolvimento humano, vem a se estruturar muito mais como uma prática social e compensatória do que formadora ao aluno, ao dimensionar sua diferenciação e não considerar adequadamente sua singularidade.

    Resumo em Inglês:

    This article explored the configuration of a student with mental disability's feelings during the process of school inclusion. To achieve this objective, a sixteen-year-old student with mental disability who was enrolled in the seventh grade of a public elementary school participated in this research study. The delineation of the case study was deemed adequate as a resource for collecting information. The main research procedures were conversation sessions with the student undertaken during the seven months of investigation. The information collected was listed by categories of significant indicators. The study showed that one of the greatest barriers to be overcome in this process referred to the symbolic organization of the school, which, along with the generalizing patterns of human development, comes to structure itself much more as a social and compensatory practice than one that fostered the student's preparation. This organization focuses on how different the student is, instead of appreciating his uniqueness.
  • O intérprete universitário da Língua Brasileira de Sinais na cidade de Curitiba Relato De Pesquisa

    Guarinello, Ana Cristina; Santana, Ana Paula; Figueiro, Luciana Cabral; Massi, Giselle

    Resumo em Português:

    No Brasil, o trabalho com intérpretes em Língua Brasileira de Sinais iniciou-se nos anos 80 e pode, dessa forma, ser considerado recente, assim como também é recente a legitimidade da sua importância que ainda está em processo de consolidação. A presente pesquisa tem como principal objetivo discutir e explicitar questões relativas ao trabalho de intérpretes de língua de sinais em uma universidade e dois centros universitários particulares da cidade de Curitiba. Para isto foram aplicados dois questionários para dois grupos distintos, um voltado para os intérpretes que atuam em universidades da cidade de Curitiba, e outro voltado para os surdos universitários que possuem intérpretes em sala de aula. Ambos os questionários continham questões abertas e fechadas. De acordo com as análises dos dados, constatou-se a importância dos intérpretes em sala de aula para o processo de aprendizagem dos estudantes surdos. Contudo, verificou-se também uma série de questões que subjaze a discussão sobre a efetividade no contexto da interpretação, tais como: qualidade na formação dos intérpretes, conhecimento antecipado da disciplina para a tradução, dificuldade na relação Língua Portuguesa/LIBRAS, relação intérprete/professor, dentre outras. A partir dessas considerações, vemos que, no cenário da educação dos surdos brasileiros, essas questões apenas refletem o descaso das autoridades com relação à educação dessa população, assim como evidenciam as dificuldades lingüísticas e sociais relativas à surdez. Esse trabalho apresenta-se, nessa direção, como o início de uma reflexão sobre o contexto do intérprete universitário, porém, muito ainda precisa ser entendido para que mudanças mais efetivas possam ser realizadas.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil, work with Brazilian sign language (Libras) interpreters began in the eighties, so this can be said to be a recent proposal, as is recent the consideration of sign language as a legitimate and important language, which is an ongoing process. The main objective of this study is to discuss some issues concerning the context of sign language interpreters within one private university and two community college centers in the city of Curitiba. Two questionnaires were applied with two distinct groups: one with the interpreters that work in university and colleges in Curitiba, and another with the deaf university students who have interpreters in their classes. Both questionnaires had open and closed questions. The data analyses showed that the interpreters were important to the deaf students' learning processes. Nevertheless, the results also highlighted a number of issues underlying the discussion about effectiveness of interpretation in the university context i.e.: the quality of the interpreter preparedness, previous understanding or preparation of the subject matter content, difficulties in the relation to Portuguese/Libras, difficulties in the relationships between interpreter and teacher, among others. From these considerations, it is clear that the Brazilian scene for education of deaf people reflects the lack of involvement of public authorities as to deaf education. There are still a great many linguistic and social challenges related to deaf education at the university level. This study intends to present an initial discussion about interpreters at the university level, nevertheless, much still has to be understood in order for effective changes to occur.
  • Características das interações entre alunos com Síndrome de Down e seus colegas de turma no sistema regular de ensino Relato De Pesquisa

    Teixeira, Fernanda Cascaes; Kubo, Olga Mitsue

    Resumo em Português:

    A inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino é um dos mais importantes desafios vivenciados, principalmente, por educadores. Os estudos sobre as características da interação entre alunos com e sem necessidades especiais possibilitarão realizar ações planejadas para a promoção de relacionamentos afetivos entre pessoas com e sem necessidades especiais e a compreensão de suas repercussões sociais. Foram participantes 103 colegas de turma de alunos com Síndrome de Down estudantes de uma escola regular de uma cidade do sul do País. Em um questionário com perguntas estruturadas os participantes indicaram o nome de até três colegas de turma classificados por eles nas categorias: amigo; não amigo; fará uma faculdade e não fará uma faculdade. Foi constatado que quanto maior o desenvolvimento acadêmico e o grau de participação nas atividades escolares, maior será a possibilidade do aluno com a síndrome ser considerado amigo por seus colegas. Ainda que ele participe das mesmas atividades e apresente um nível de desenvolvimento acadêmico semelhante ao apresentado pelos alunos da série que freqüenta, seus colegas apresentam uma expectativa negativa quanto à possibilidade dele fazer uma faculdade. Em nenhuma das categorias investigadas (amigo, não amigo; fará uma faculdade e não fará uma faculdade) os alunos com a síndrome são os que recebem as maiores quantidades de indicações. Isso significa que nas turmas investigadas há alunos que são mais reconhecidos por seus colegas de turma, tanto forma positiva quanto negativa, que os alunos com a síndrome.

    Resumo em Inglês:

    The inclusion of people with special needs into regular schools is one of the most important challenges that teachers, predominantly, have to face and deal with. Studies about characteristics of interaction among students with and without special needs will make it possible to implement planned actions in order to promote affective relationships among people with and without special needs, enhancing the understanding of the social repercussions. The participants of this study were 103 classmates of Down syndrome students of a regular school in a city in the south of the country. The participants answered a questionnaire with structured questions and indicated the name of, at the most, 3 classmates in the following categories: friend; non-friend; will go to college and won't go to college. It was observed that the higher the academic development and degree of participation in the school activities, the greater the possibility of the students with Down syndrome being considered a friend by his classmates. Even though they participated in the same activities and might present an academic development level similar to that of their classmates, their peers revealed negative expectations about the Down syndrome colleagues' going to college. In none of the investigated categories (friend; non-friend; will go to college and won't go to college) did the students with the Syndrome receive the highest number of indications. This means that there are students in the researched classrooms who are recognized more by their classmates, whether positively or negatively, than the ones who have Down syndrome.
  • Habilidades de auto proteção acerca do abuso sexual em mulheres com deficiência mental Relato De Pesquisa

    Barros, Roberta Dias de; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albulquerque; Brino, Rachel de Faria

    Resumo em Português:

    Tendo em vista o crescente número de casos de abuso sexual que vêm sendo denunciados e a vulnerabilidade de algumas populações específicas, como por exemplo, a população de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, mais especificamente os deficientes mentais, esse estudo teve como objetivo caracterizar as habilidades de proteção contra o abuso sexual desses indivíduos. Para isso, foi realizada uma entrevista estruturada, que consistiu em um instrumento traduzido "What If Situation Test"( Teste de Situações "E Se"), com seis mulheres com idades entre 18 e 50 anos. Pôde-se perceber pela análise dos resultados que as participantes não tinham um repertório de habilidades de auto proteção adequado para se protegerem em situações potencialmente abusivas do ponto de vista sexual. De acordo com os dados obtidos, as participantes foram capazes de discriminar as situações apropriadas das situações inapropriadas, ou seja, elas reconheceram quais situações lhes colocam em risco de sofrer abuso sexual. Em contrapartida, elas não foram capazes de se retirar de uma situação inapropriada e não reportaram tal situação a pessoas de confiança, o que justifica afirmar que elas apresentam um déficit em seu repertório de habilidades de auto proteção. Esse estudo apóia a literatura ao confirmar que essa é uma população vulnerável em relação ao abuso sexual e permite ampliar a discussão sobre a necessidade de programas de prevenção para a mesma.

    Resumo em Inglês:

    Considering the increasing number of reported sexual abuse cases and the vulnerability of some specific populations, such as persons with special needs, more specifically people with mental retardation, this study intended to characterize self protection against sexual abuse skills for the latter. With this purpose, a translated structured interview "What if Situation Test" was applied in six special school in the city of São Carlos, Brazil, with students aged between 18-50 years old. Results showed that this study's participants did not have an appropriate repertoire of self protection skills to protect themselves from potential sexually abusive situations. Data showed that the participants were able to distinguish between appropriate and inappropriate situations, which means that they recognized situations that offered risks. However, they were not able to leave an inappropriate situation and report it to someone they trusted, which may be indicative of deficit in their self protection skills' repertoire. This study supports the existing literature, confirming this population's vulnerability concerning sexual abuse and contributes to a wider discussion about sexual abuse preventive programs.
  • Localização especial de estímulos sonoros em indivíduos cegos congênitos: estudo comparativo da posição tridimensional da cabeça em adultos cegos congênitos e indivíduos videntes Relato De Pesquisa

    Gerente, Juliana Gonçalves da Silva; Pascoal, Augusto Gil; Pereira, Maria Leonor Moniz

    Resumo em Português:

    A capacidade para localizar objetos fixos ou em movimento no espaço tridimensional depende da função visual. No indivíduo cego, as modalidades sensoriais remanescentes, nomeadamente a audição, poderiam compensar a visão na localização espacial. O objetivo deste estudo foi analisar o papel da audição no mecanismo de localização espacial por meio da habilidade de orientar de forma precisa a cabeça face à fonte sonora. Cinco adultos cegos congênitos foram comparados com cinco sujeitos videntes vendados. A tarefa consistiu na orientação da cabeça ao estímulo sonoro, emitido por sete fontes diferentes, com localização fixa. A posição tridimensional da cabeça e tronco foi registrada por um sistema de varredura eletromagnético (Flock of Birds System). Para cada som produzido foi calculado o "erro de localização". Esta medida correspondeu à diferença entre o registro da posição obtido durante o teste e durante uma posição de controle. Os resultados revelaram que nos indivíduos cegos congênitos a magnitude de erro de localização dos estímulos auditivos foi superior aos indivíduos videntes. Conclui-se que a representação mental formada com base na visão constitui um dos pré-requisitos para um bom desempenho nas tarefas espaciais.

    Resumo em Inglês:

    The ability to locate stationary or moving objects in space depends on visual function. It is thought that for blind individuals, the remaining sensory modalities, in particular hearing, will compensate for the absence of vision in spatial localization. This study aimed to analyze the role of hearing on the spatial localization mechanism by looking at the ability to accurately direct the head to the source of sound. Five congenitally blind adults were compared to five sighted people who wore blindfolds. The task consisted of turning the head toward the sound stimulus, coming from seven different fixed point sources. The three dimensional position of the head and trunk was registered by an electromagnetic scanning device (Flock of Birds System). The "error of localization" was calculated for each sound produced. This measurement corresponded to the difference between the recorded positions during the test and the control position. The results revealed that in congenitally blinded individuals the magnitude of the "error of localization" was greater than in sighted individuals. The conclusion was that mental representations formed based on vision constitutes one of the prerequisites to good performance on spatial tasks.
  • A dramatização como estratégia de aprendizagem da linguagem escrita para o deficiente auditivo Relato De Pesquisa

    Pinotti, Kele Jaqueline; Boscolo, Cibele Cristina

    Resumo em Português:

    O deficiente auditivo tem como conseqüência de sua privação auditiva um atraso de aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem oral. A linguagem determina o desenvolvimento lingüístico-cognitivo do indivíduo e desempenha papel imprescindível na aprendizagem, ou seja, a aprendizagem é um produto da exposição sistemática da linguagem. A aprendizagem da linguagem escrita se dá através da linguagem oral, especificamente o deficiente auditivo, terá como conseqüência um atraso tanto da leitura como da escrita, pois são produções consideradas abstratas para ele. O presente estudo teve o objetivo de verificar a possibilidade da arte de dramatizar ser um instrumento terapêutico que facilite o desenvolvimento da interpretação e compreensão de textos pelos deficientes auditivos. O trabalho foi desenvolvido com quatro deficientes auditivos, com idades de 9 a 15 anos, pacientes da Clínica do Curso de Fonoaudiologia - UNIARA. Os indivíduos foram trabalhados em três etapas: leitura do texto e resolução de um questionário individualmente, dramatização e nova resolução do questionário individualmente. Os participantes melhoraram a compreensão do texto em 100%, demonstrando ser capazes de compreender e expressar essa compreensão mesmo que com dificuldades gramaticais e sintáticas. A dramatização possibilitou ao deficiente auditivo experienciar de maneira concreta o texto, tornando-o capaz de compreender e interpretar o que não compreenderia apenas com a leitura.

    Resumo em Inglês:

    As a consequence of hearing loss, the deaf present delayed speech and oral language development. Language determines an individual's linguistic and cognitive development and plays an essential role in learning, that is, learning is produced through systematic exposure to language. Learning of written language is tied to verbal language, so deafness will likely result in delayed reading as well as writing, since such productions will be seen as abstract. The aim of the present study was to verify the possibility of using dramatization as a therapeutic instrument for learning written language, so as to promote the development of interpretation and understanding of written texts for deaf students. The study was developed with four deaf students, aged between 9 and 15 years, patients of the Speech Pathology Course Clinic - UNIARA. The study had three stages: reading the text and individually filling out a questionnaire, dramatization, and repetition of the application of the questionnaire. The participants' understanding of the text improved 100%; they demonstrated that they were able to understand the text and express their comprehension, albeit with some grammatical and syntactic difficulties. The dramatization enabled the deaf students to experience the text concretely, which helped them to understand and interpret that which they hadn't understood while reading.
  • Influência do assento da cadeira adaptada na execução de uma tarefa de manuseio Relato De Pesquisa

    Braccialli, Lígia Maria Presumido; Oliveira, Franciane Teixeira de; Braccialli, Ana Carla; Sankao, Naomi

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo verificar a influência da flexibilidade da superfície de assento da cadeira na velocidade e no tempo despendido por alunos com paralisia cerebral espástica durante a execução de uma tarefa de manuseio de um objeto na posição sentada. Participaram do estudo 11 alunos, de ambos os gêneros, com diagnóstico de paralisia cerebral espástica, que tinham algum controle de tronco e membros superiores. A quantificação da análise cinemática foi realizada em duas situações experimentais: 1) execução de uma tarefa acadêmica de encaixe, com o indivíduo posicionado em um mobiliário adaptado com assento de lona; 2) execução de uma tarefa acadêmica de encaixe, com o participante posicionado em um mobiliário adaptado com assento de madeira. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e não-paramétrica por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados indicaram que: 1) a velocidade média de execução das tarefas não foi influenciada pelo tipo de assento utilizado 2) o tempo de execução da tarefa foi influenciada pelo tipo de assento utilizado. A utilização do assento de lona aumentou o tempo de realização da tarefa. Conclui-se que o assento de um mobiliário escolar para um aluno com paralisia cerebral espástica não deve ser confeccionado com um material muito flexível. Este tipo de assento fornecerá uma base instável que dificultará o desempenho do aluno durante atividades realizadas com os membros superiores.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to verify the influence of the flexibility of the seat surface of a chair on the speed and time expended by students with spastic cerebral palsy during the performance of a task involving the manipulation an object while in a seated position. Eleven students of both genders participated in the study; all were diagnosed with spastic cerebral palsy, and all had some control of trunk and upper limbs. The quantification of the kinematics analysis was done through two experimental situations: 1) performance of an academic task involving fitting blocks into matching holes, with the individual seated in an adapted seat with canvas seat surface; 2) performance of an academic task involving fitting blocks into matching holes, with the participant seated in an adapted seat with wooden seat surface. The data collected was submitted to descriptive analysis and non-parametric statistics using the Wilcoxon test. The results indicated that: 1) the average speed of performance of the tasks was not influenced by the type of seat surface 2) performance time for the task was influenced by the type of seat surface. The use of the canvas seat surface increased the accomplishment time for the task. This study concluded that the seat surface of school furniture for students with spastic cerebral palsy should not to be made from very flexible materials. This type of seat surface does not offer the necessary stability, and will be detrimental to the student's performance during activities involving the upper limbs.
  • Caminhos para a inclusão Resenhas

    Mantelatto, Juliana
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com