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Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2012
  • Editorial

  • Efeito de experiências práticas nas intenções de professores de educação física não capacitados para ensinar, na escola regular, alunos com deficiência Research Report

    Ellis, M. Kathleen; Lepore, Monica; Lieberman, Lauren

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi examinar o efeito de experiências práticas nas intenções dos professores de educação física não capacitados com relação ao trabalho com pessoas com deficiência. Participaram da pesquisa professores de educação física matriulados como estudantes em programas de capacitação (PETE) em suas respectivas universidades, categorizados com base no nível de experiência prática. Num período de três anos, 596 alunos PETE preencheram o questionário PEITID - Physical Educators' Intention toward Teaching Individuals with Disabilities (Rizzo, 2007). Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos que tinham a intenção de ensinar alunos com deficiência em turmas regulares de educação física. Além disso, as intenções mais positivas entre os professores não capacitados com mais experiência prática se relacionam com a maior Qualidade de Experiência e Competência por eles Percebida. Os resultados deste estudo indicaram que o nível e a qualidade da experiência prática influenciaram significativamente nas intenções dos professores não capacitados e na competência para o ensino de pessoas com deficiência.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to examine the effect of practicum experiences on pre-professional physical education teachers' intentions toward working with individuals with disabilities. Pre-professional physical education teachers were students in their respective university's PETE programs and were categorized based on level of practicum experience. Over a three year period, a total of 596 PETE students completed the Physical Educators' Intention toward Teaching Individuals with Disabilities (PEITID) questionnaire (Rizzo, 2007). Significant differences were found among groups for overall intention to teach students with disabilities in their general physical education classroom. Additionally, trends of more positive intentions among pre-professionals with greater practicum experiences lead to higher Quality of Experience and Perceived Competence. The results of this study indicated that the level and quality of practicum experience significantly influence pre-professional teachers' intentions and competence toward teaching individuals with disabilities. (138 words)
  • Competências escolares e sociais em crianças e adolescentes com Síndrome de Williams Relato De Pesquisa

    Hayashiuchi, Ana Yaemi; Segin, Miriam; Schwartzman, José Salomão; Carreiro, Luiz Renato Rodrigues; Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz

    Resumo em Português:

    A Síndrome de Williams (SW) é uma doença genética e neurocomportamental causada por uma deleção hemizigótica de múltiplos genes na região cromossômica 7q11-23. Caracteriza-se por alterações cognitivas e comportamentais que interferem no ajustamento psicossocial. O objetivo do estudo foi verificar indicadores comportamentais de habilidades nas áreas social, escolar e de realização de atividades de um grupo de crianças e adolescentes com SW e sinais de desatenção e hiperatividade. A amostra foi composta por 22 crianças e adolescentes com diagnóstico clínico e genético de SW entre sete e 18 anos, média de idade 11,6 (desvio padrão 3,7) e suas respectivas mães. Os instrumentos de coleta de dados foram a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, o Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes de seis a 18 anos e um Questionário que avaliou presença de sinais de desatenção e hiperatividade baseado nos critérios clínicos para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade do Manual de Classificação Estatística dos Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria. Os principais resultados apontaram para um elevado número de sinais de desatenção e hiperatividade (90% do total da amostra pontuaram positivamente nesses sinais). Também foram verificados prejuízos graves nas habilidades e competências de desempenho escolar do grupo, diferentemente dos resultados positivos obtidos nas escalas de socialização e prática de esportes. Conclui-se que os resultados positivos encontrados na área social podem agir como fatores protetores para o desenvolvimento de problemas afetivos como isolamento, tristeza, sentimentos de solidão e baixa autoestima.

    Resumo em Inglês:

    Williams Syndrome (WS) is a genetic and neurobehavioral disease caused by a hemizygous deletion of multiples genes in the chromosome region 7q11-23. It is characterized by cognitive and behavioral changes that interfere in psychosocial adjustment. The objective of the study was to verify behavioral indicators of competence in social, educational and performance activities in a group of children and adolescents with WS and signs of inattention and hyperactivity. The sample was composed of 22 children and adolescents with WS clinical and genetic diagnoses between 7 and 18 years, average age 11.6 (standard deviation 3.7) and their mothers. The data collection instruments were the Wechsler Intelligence Scale for Children, the Child Behavior Checklist for Children and Adolescents between 6 and 18 years (CBCL/6-18) and a questionnaire that assessed signs of inattention and hyperactivity based on clinical criteria for Attention Deficit Hyperactivity Disorder of the Manual of Classification of Mental Disorders of the American Psychiatric Association. The main results showed a high number of signs of inattention and hyperactivity (90% of the group scored positively). Severe underachievement in academic skills were also observed, as opposed to positive results in socialization and sports scales. In conclusion, positive results in social areas can be inhibiting factors for the development of emotional problems such as withdrawal, loneliness and low self-esteem.
  • O intérprete de língua de sinais no contexto da educação inclusiva: o pronunciado e o executado Relato De Pesquisa

    Dorziat, Ana; Araújo, Joelma Remígio de

    Resumo em Português:

    este estudo busca problematizar o papel do Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais (TILS) no espaço de escolarização com estudantes surdos incluídos. A escolha deste tema é justificada pela importância deste profissional no contexto da atual política de inclusão de surdos, a qual é refletida no reconhecimento de sua profissão, a partir de lei específica. A pesquisa foi realizada em cinco escolas estaduais, sendo duas do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio, que contavam com a presença do nas salas de aula. Com o objetivo de analisar a atuação deste profissional, foram realizadas entrevistas com 13 intérpretes e feitas observações de suas atuações, durante três meses. Os dados obtidos mostraram que, apesar de este profissional já se fazer presente há alguns anos nas escolas pesquisadas, havia muita confusão em torno de seu papel e, em consequência, a sua atuação era descaracterizada. Isso ficou patente no confronto entre o pronunciado e o executado pelos TILS pesquisados. Enquanto parecia haver um discurso coeso e bem elaborado sobre a profissionalização do TILS, notamos, na prática, certo esvaziamento de pressupostos que dariam significado à educação de surdos. Entre eles, consideramos questionável o estabelecimento de uma configuração educacional que delegava ao TILS a responsabilidade pedagógica com os surdos, pois isso reforçava a condição de passividade dos surdos ante uma matriz curricular construída para os padrões ouvintes. Essa situação era agravada pelas lacunas existentes em termos de compromisso profissional dos TILS.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to investigate the role of the Sign Language Interpreter Translator (SLIT) within the scope of schooling of included deaf students. We chose this theme because of the importance of the SLIT in current inclusion policy of deaf students, reflected in the recognition of the interpreter as a professional, according to a specific law. The study was undertaken in five state schools, namely two basic education schools and three secondary schools, which have SLITs in the classrooms. With the objective of analyzing the interpreter's performance, we carried out interviews and classroom observations with thirteen interpreters, over the span of three months. The data showed that, given the fact that these professionals had been working for some years in the schools that were analyzed, there is still a lot of confusion as to what their actual role is, and as a consequence, their work did not fit the job description. This fact was revealed when we confronted what was proposed with what was actually performed by the investigated SLITs. Although there seems to be well-structured and elaborate discourse regarding SLIT professionalization, we noted in practice the inadequacy of certain assumptions which would make deaf student education gain significance. Among them, we raised issue as to the educational configuration which allowed the SLITs to be pedagogically responsible for the deaf students, because that would reinforce their passive status within a curriculum devised for hearing students. This situation was aggravated by gaps existing in SLIT professional commitments.
  • Um estudo sobre as relações de ensino na educação inclusiva: indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem Relato De Pesquisa

    Freitas, Ana Paula de

    Resumo em Português:

    Este estudo teve o objetivo de analisar os indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com necessidades educacionais especiais, com deficiência intelectual, que frequenta o primeiro ano do ensino fundamental em uma escola comum. Fundamentou-se na matriz histórico-cultural do desenvolvimento humano proposta por Vigotski, sobretudo nas ideias do autor sobre a relação dialética entre funcionamento humano e processos sociais e, especialmente, seus estudos sobre pessoas com deficiência. Guiou-se pelos princípios metodológicos de orientação histórico-cultural, ou seja, pela busca da compreensão de processos de desenvolvimento. O estudo realizou-se em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental localizada em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram realizadas filmagens das situações em sala de aula entre os meses de novembro de 2009 e novembro de 2010, considerando-se o período letivo. Os dados foram transcritos minuciosamente, procurando revelar indícios das relações intersubjetivas e das condições de produção dos acontecimentos em curso. O conjunto de dados analisados revelou que o aluno com necessidades educacionais especiais possui capacidades emergentes de aprendizagem e de acesso ao conhecimento que estão atreladas à dinâmica de significação que ocorre na sala de aula. A partir das análises realizadas pode-se afirmar que as relações concretas de aprendizagem ocorrem quando se estabelecem relações de ensino significativas que devem ser compreendidas considerando-se as possibilidades de mediação sígnica instauradas nas relações entre os sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyse evidence of development and learning possibilities of a first-grade student with special educational needs, who presented intellectual disability, and was enrolled in a regular school. It was based on the historical-cultural perspective of human development proposed by Vigotski, mainly on the author's ideas regarding the dialectic relations between human functioning and social processes and, especially, on his studies about people with disabilities. The underlying methodological principles were based on historical-cultural orientation, i.e., the attempt to understand developmental processes. The study was carried out at a municipal preschool and elementary school in a rural town in the state of São Paulo. Classroom situations were filmed between November 2009 and November 2010, when the school year closed. Data were carefully transcribed, in order to reveal signs of inter-subjective relations and production conditions of events that were unfolding. The analysed data revealed that the student with special educational needs demonstrated emerging learning abilities and access to knowledge that were linked to the dynamics of meaning that emerged in the classroom. Based on the analysis, it is possible to state that concrete learning relations occur when meaningful teaching relations are established - something that needs to be understood considering the possibilities of meaningful mediation set in motion within relationships between the subjects.
  • Necessidades especiais de escolares com diabetes mellitus tipo 1 identificadas por familiares Relato De Pesquisa

    Braga, Tania Moron Saes; Bomfim, Diogo Pazzini; Sabbag Filho, Daher

    Resumo em Português:

    É um desafio atender aos alunos, em suas diversas necessidades especiais. Diferentemente das deficiências, há poucas pesquisas no Brasil sobre estudantes com doenças crônicas e suas especificidades, na escola. O objetivo do presente estudo foi identificar as necessidades especiais de escolares com diabetes mellitus tipo 1. Participaram 37 familiares de escolares em tratamento ambulatorial de uma faculdade paulista, por meio de entrevista semiestruturada, gravada em áudio e transcrita para análise. Os resultados mostraram que todos comunicaram a escola a respeito da doença do filho, mas, mesmo assim, 29,7% relatam dificuldade de inclusão ou acesso à escola, como desconhecimento do professor para o controle do diabetes, merenda escolar inadequada, preconceito dos colegas e da diretora ou vergonha por parte do aluno. As faltas ocorrem com 70,3% dos alunos, principalmente devido às consultas médicas. Necessidades especiais foram identificadas por 32,4%, incluindo a alimentação, o desempenho escolar e a necessidade de profissionais da escola mais bem informados sobre a doença. Além disso, 72,9% referem algum tipo de apoio para enfrentar o diabetes, principalmente de profissionais de saúde. Dos familiares, 51,3% apresentam sugestões para um melhor desenvolvimento do filho na escola, incluindo alimentação escolar adequada e melhor preparo da escola para lidar com o diabetes, como palestras e treinamento aos professores. Sugerimos a aproximação entre a escola e a área da saúde, porém, o primeiro passo para a integração intersetorial é identificar as necessidades desses alunos com doenças crônicas, como foi possível com este trabalho, ao enfocar o diabetes mellitus e suas repercussões escolares.

    Resumo em Inglês:

    Catering to students according to their various special needs is a challenge. As opposed to the field of disability, there is little research in Brazil on students with chronic diseases and their specific needs at school. The purpose of this study was to identify the special needs of children with diabetes mellitus type 1. The participants were 37 family members of students in treatment in an outpatient center at a state of São Paulo medical school. A semi-structured interview was carried, which was audio recorded and transcribed for analysis. The results showed that all participants informed the school informed about their child's condition, however 29,7% reported that inclusion or access to school was difficult, due to the teacher being uninformed about diabetes control, inadequate school lunches, and preconceptions of peers and school supervisor, or the student's embarrassment. Absenteeism occurred among 70,3% of the students, mainly due to doctor appointments. Special needs were identified by 32,4%, including meals, performance in school tasks and the need to better inform school professionals about the condition. Furthermore, 72,9% reported some kind of support to cope with diabetes had been provided, mainly by health professionals. In order to improve their child's development at school 51,3% presented suggestions such as including appropriate school meals, better preparation of school for dealing with diabetes, i.e. lectures and training for teachers. Our suggestion is that there should be a closer relationship between the school and health services, but the first step towards intersector integration is to identify the needs of students with chronic diseases, such as this study showed, by focusing on diabetes mellitus and its impact on the school.
  • Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 Relato De Pesquisa

    Santarosa, Lucila Maria Costi; Conforto, Débora; Basso, Lourenço de Oliveira

    Resumo em Português:

    o Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva - a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.

    Resumo em Inglês:

    the Eduquito, a digital/virtual learning environment developed by a NIEE / UFRGS team of researchers, seeks to support processes of socio-digital inclusion, and for that reason it was devised according to accessibility principles and universal design systematized by WAI/W3C. We discuss the development of a digital/virtual accessible platform and the results of its use by people with special needs, revealing an ongoing process of verification and validation of features and functionality of the Eduquito environment considering human diversity. We present and question two individual and collective authorship tools - the Multimedia Workshop and Bloguito, an accessible blog - new features of Eduquito Environment that emerge from the applicability of the concept of pervasiveness, in order to establish literacy spaces and boost technological mediation for socio-digital inclusion in the Web 2.0 context.
  • Sexualidade na deficiência intelectual: uma análise das percepções de mães de adolescentes especiais Relato De Pesquisa

    Littig, Patrícia Mattos Caldeira Brant; Cardia, Daphne Rajab; Reis, Luciana Bicalho; Ferrão, Erika da Silva

    Resumo em Português:

    Adolescência é a fase transitória entre infância e idade adulta, momento importante do desenvolvimento humano, marcado por mudanças físicas, psicológicas e sociais relativas ao início da sexualidade. Este momento geralmente é conturbado e o poderá ser ainda mais para adolescentes com deficiência intelectual (DI) por confrontar com preconceitos e mistificações estabelecidas há tempos. A maneira infantilizante e discriminatória de serem tratados pela família e sociedade influenciam as percepções das mães de filhos com DI. Assim, objetivando investigar as concepções que mães de jovens com DI têm sobre a sexualidade deles e como elas irão refletir na adoção de práticas de educação sexual, foram entrevistadas 20 mães de adolescentes entre 12 a 18 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de DI, atendidos numa clínica escola localizada no estado do Espírito Santo. Analisando as entrevistas, percebeu-se em 12 respostas, a ideia de ausência de sexualidade na pessoa com DI, trazendo uma postura infantilizadora e superprotetora dessas mães em relação aos filhos, considerando-os com pouca possibilidade de desenvolver interesses e comportamentos sexuais. Quanto às concepções das mães nas manifestações sexuais de seus filhos, 15 delas revelaram entender que a sexualidade deles é diferente da de pessoas sem deficiência intelectual. Percebeu-se que 12 das 20 mães nunca orientaram seus filhos sexualmente, alegando que não compreenderiam. Em geral, as mães não reconhecem uma identidade sexual em seus filhos e, por conseguinte, não fornecem uma educação sexual, reproduzindo a concepção social e cultural que nega a existência da sexualidade quando associada à DI.

    Resumo em Inglês:

    Adolescence is the transitional phase between childhood and adulthood, an important moment of human development, marked by physical, psychological and social changes at the beginning of sexuality. This moment is often troubled and may be even more so for teenagers with intellectual disability (ID) by confronting preconceptions and mystification established long ago. The infantilizing and discriminatory way they may be treated by family and society influence the perceptions of mothers of children with ID. Thus, to investigate the conceptions that mothers of young people with ID have about their sexuality and how they will reflect the adoption of sexual education practices, 20 mothers of adolescents aged 12 to 18 years, of both sexes with a diagnosis of ID were interviewed at a clinical school located in the state of Espírito Santo. Analyzing the interviews, 12 answers indicated the idea of absence of sexuality in the person with ID, fostering an infantilized and overprotective attitude of these mothers to their children; it was considered unlikely that they would develop interest in sex or present sexual behaviors. As for the conceptions of mothers on the sexual manifestations of their children, 15 of them revealed understanding that their sexuality is different from that of people without intellectual disability. It was noted that 12 of the 20 mothers had never oriented their children about sex, saying they would not be capable of understanding. In general, the mothers do not recognize a sexual identity in their children and, therefore, do not provide them with sexual education, reproducing the social and cultural concept that denies the existence of sexuality when associated with ID.
  • Sala de recursos no processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual na percepção dos professores Relato De Pesquisa

    Lopes, Esther; Marquezine, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Este trabalho é recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental - anos iniciais. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos professores sobre a importância da sala de recursos multifuncional Tipo I - Atendimento Educacional Especializado - AEE, no processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. A pesquisa contou com a participação de quatro profissionais da educação, os quais exercem diferentes funções na escola. No estudo foram seguidos os pressupostos da pesquisa qualitativa, com ênfase nas práticas da pesquisa-ação, utilizando entrevistas com roteiros semiestruturados, para coleta de dados. O referencial teórico contempla breve histórico da Educação Especial, apontando a deficiência intelectual como um dos maiores desafios nesse processo. Apresenta a sala de recursos como apoio no processo inclusivo e a importância da presença do professor especializado, para esse atendimento. Os resultados ressaltam a importância da sala de recursos no processo inclusivo. Contudo, revela que o trabalho nela desenvolvido não deve e não pode ser confundido com reforço escolar ou repetição de conteúdos curriculares da classe regular. Ela deve ser um espaço de desafio no qual o aluno, com deficiência, encontra condições necessárias para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, com vistas à superação de seu próprio limite, em busca da verdadeira inclusão.

    Resumo em Inglês:

    This paper is part of a study carried out at an elementary school - beginning years. The study's aim was to analyze teachers - perceptions of the importance of a multifunctional resource classroom type I - Specialized Educational Service - SES in the inclusion process of students with intellectual disabilities in regular education. Four education professionals, who have different functions in the school, participated in the study. Qualitative research guidelines were followed, with emphasis on action-research practices, using a semi-structured interview guide for data collection. The theoretical framework covers a brief history of special education, indicating that intellectual disability is one of the biggest challenges in this process. The paper presents the resource classroom as a major support in the inclusive process, and highlights the importance of specialized teachers in this service. The results emphasize the importance of the resource classroom in the inclusive process. However, the study defends that the work carried out in that venue should not be confused with school tutoring or repetition of regular class curriculum content. It should provide challenging conditions in which students with disabilities encounter what they need in order to develop their learning process, so as to overcome their own limits, on the way to real inclusion.
  • O desenvolvimento de crianças cegas e de crianças videntes Relato De Pesquisa

    França-Freitas, Maria Luiza Pontes de; Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara

    Resumo em Português:

    o objetivo do presente estudo foi apresentar o desenvolvimento geral e o desenvolvimento em áreas específicas (cognição, linguagem, desenvolvimento motor, autocuidados e socialização) de uma criança cega que recebeu estimulação constante e especializada de outra criança cega que recebeu apenas estimulação assistemática e de crianças cegas com crianças videntes. Participaram deste estudo duas crianças cegas e duas crianças videntes do sexo masculino com até seis anos de idade, matriculadas em salas regulares de duas escolas públicas. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o Inventário Portage Operacionalizado. Os dados foram analisados com base no cálculo da reta de regressão do desenvolvimento global e nas cinco áreas específicas. A partir dessas análises, verificou-se que recebendo estimulação constante e especializada a criança cega apresenta desempenhos semelhantes aos de uma criança vidente no ambiente escolar. Com base nas avaliações realizadas dos desempenhos das crianças cegas, ressalta-se que ao contrário da criança cega que recebeu estimulação constante e especializada e obteve desenvolvimento esperado para sua faixa-etária, a criança que recebeu apenas estimulação assistemática, apresentou acentuados atrasos de desenvolvimento em todas as áreas observadas. É possível supor que havendo apenas comprometimento visual, as crianças cegas devidamente estimuladas desde os primeiros anos de vida podem apresentar níveis de desenvolvimento esperados para a faixa etária. De modo geral, os resultados desse estudo, embora não permitam generalizações em função da pequena amostra, evidenciam importantes aspectos do desenvolvimento de crianças cegas e crianças videntes, contribuindo para enriquecer a literatura a respeito dessa temática.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to present the overall development and development in specific areas (cognition, language, motor development, socialization and self-care) of a blind child who received constant and specialized stimulation with another blind child who received unsystematic stimulation and to compare blind children with sighted children. The study included two blind boys and two sighted boys up to six years old, enrolled in regular classrooms in two public schools. The instrument used for data collection was the Operationalized Portage Inventory. Data were analyzed based on the calculation of the regression line of the global development and of five specific areas. From these tests, the results indicated that the blind child who received constant and specialized stimulation during his early years presented performance similar to a sighted child in the school environment. Based on the assessments made in the performance of blind children, it was verified that unlike of blind child, who received constant and specialized stimulation and presented expected development for his age group, the other child, who received only unsystematic stimulation, presented marked developmental delays in all areas observed. One can assume that when there is only visual impairment, blind children who are properly stimulated from the earliest years of life may present developmental levels expected for their age. Even though the small sample doesn't allow for generalizations, in general the results of this study demonstrate important aspects of the development of blind children and of sighted children, contributing to enriching the literature on this topic.
  • Representações sociais dos educadores de infância e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais Relato De Pesquisa

    Fragoso, Francisca M. Rocha Almas; Casal, João

    Resumo em Português:

    neste estudo determinam-se as representações sociais dos educadores de infância no Concelho de Évora no Sul de Portugal, face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nas escolas regulares. A metodologia utilizada baseou-se numa estratégia de sondagem assente na realização de um questionário que compreendeu a caracterização dos elementos de estudo, a estruturação das atitudes e o tipo de representações sociais dos educadores de infância nas escolas regulares, o enquadramento legal e a viabilidade do processo inclusivo e os recursos físicos humanos. Para interpretar os dados do questionário foi realizada uma análise estatística univariada e uma análise de conteúdos. A promoção da igualdade de oportunidades, a inter-ajuda e o paradigma da escola inclusiva, estão na origem de uma atitude favorável ao processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, que é condicionada pelos meios técnicos e humanos e condições físicas nas escolas. A representação social é em geral favorável ao processo de inclusão, apesar haver ainda discriminação das crianças com necessidades educativas, devido à falta de informação, de educação e de regras sociais, à classe social e nível econômico, a dificuldades de aceitação da diferença e das limitações físicas e à falta de higiene.

    Resumo em Inglês:

    This study determines the social representations of kindergarten teachers in the city of Évora, southern Portugal, on the inclusion of children with special educational needs in regular schools. The methodology was based on a survey research strategy in which a questionnaire was used to comprise the characterization of the study elements, the structuring the attitudes and the types of representations of kindergarten teachers in regular schools, the legal framework and feasibility of the inclusive process and the available human and physical resources. The data were treated using univariate statistical analysis and content analysis. The promotion of equal opportunities, mutual help and the paradigm of inclusive education have led to favorable attitudes for the inclusion of children with special educational needs, which is conditioned by technical and human resources and physical conditions in schools. In general a positive social representation of the inclusion process is adopted, but there is still substantial discrimination, which is associated with lack of information, education and social rules, social class and economic level, difficulty of acceptance of difference and physical limitations and lack of hygiene.
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