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Comunidades de Prática no Ensino de Ciências: uma revisão da literatura de 1991 a 2018

Communities of practice in science education: a literature review from 1991 to 2018

Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o uso do conceito de Comunidades de Prática (CoP) nas pesquisas em Ensino de Ciências nos últimos 27 anos. Nossa investigação permitiu que traçássemos o perfil da produção acadêmica sobre o tema na área. Além disso investigamos quais referenciais teóricos e metodológicos foram utilizados na realização das pesquisas sobre CoP e quais problemáticas esses estudos abordam em relação à Formação Profissional. Dentre os resultados de nossa revisão destacamos a potencialidade das CoP como uma importante alternativa para promover a inserção e socialização de estudantes universitários nas ações de promoção de melhoria na qualidade das relações entre Universidade e Sociedade, tanto na formação profissional docente como não docente. Outro resultado importante desta revisão foi a identificação de duas lacunas na produção acadêmica: (i) a falta de estudos sobre formação profissional de nível médio e (ii) a não utilização dos sete princípios propostos por Wenger e colaboradores para o cultivo de Comunidades de Prática.

Palavras-chave
Comunidades de Prática; Formação Profissional; Ensino de Física; Ensino de Ciências


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