Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma sequência de ensino e aprendizagem do fenômeno do Encontro de Corpos em Movimento Uniforme, articulando elementos da Engenharia Didática e a dinâmica da experimentação, com a Robótica Educacional. O delineamento metodológico foi orientado pelas etapas da Engenharia Didática: Análise Preliminar, Concepção e Análise a priori das Situações Didáticas, Experimentação e a Análise a posteriori, e Validação, que nortearam a construção do processo de ensino e aprendizagem, sua implementação em contextos de uma escola de Ensino Médio e sua análise. Os resultados de nossas observações indicaram melhorias nas estratégias de resolução das questões envolvendo o fenômeno do Encontro de Corpos, a partir da estruturação das equações horárias de espaço de cada robô e igualar as suas posições para determinar o instante de encontro. Os elementos da Engenharia Didática presentes em nossas investigações nos permitiram acompanhar e planejar necessidades de retrabalho docente para superação dos obstáculos e perceber lacunas de compreensões conceituais. Já o uso da Robótica, como ferramenta educacional, propiciou um ambiente de construção e experimentação diferenciado para a abordagem do fenômeno de Encontro de Corpos.
Palavras-chave:
Engenharia Didática; Ensino de Física; Robótica